Como combater vírus naturalmente

  • Nós seres humanos, ao longo da vida temos contato com bilhões de partículas virais que vão sendo incorporadas no organismo e ficam latentes, ou seja, dormentes, graças a ação do sistema de defesa, o sistema imune. Isso, lógico, se ele estiver funcionando direito. Esse sistema imune consegue deixar os vírus em cheque, evita que eles se reproduzam e força que eles permaneçam dormentes. Ou seja, se houver uma queda do sistema imune, os vírus acordam como se fossem zumbis que voltam a vida, e passam a se reproduzir e a fazer estragos dentro do nosso corpo.
  • Em geral os vírus não vão te incomodar se o seu sistema imune estiver forte. E as duas principais razões pelas quais o seu sistema de defesa pode não estar ideal é o estresse e a nutrição ruim. Então um dos jeitos de se prevenir crises virais é manter suas glândulas adrenais fortes. Então é fundamental manter seus níveis de estresse baixos. Uma das formas mais eficazes é com técnicas de relaxamento e meditação.
  • Nutrição adequada é outro fator muito importante. Especialmente a falta de minerais como o zinco, magnésio e o selênio. Esse minerais são muito importante na ação de várias enzimas que vão te ajudar no sistema imune. Especialmente importantes são as vitaminas A, C e D. E a vitamina C tem que vir de alimentos inteiros e não processados, que não sofreram a ação do calor que desnatura essa vitamina. Boas fontes são frutas como o camu-camu, acerola, açaí e limões, vegetais como os pimentões e folhas verdes. A vitamina A é também muito importante, é uma vitamina que dissolve em gordura, e o óleo de fígado de bacalhau vai se uma boa fonte tanto da vitamina A como a D.
  • Os minerais traços são aqueles que são necessários em pequeníssimas quantidades no organismo, como é o caso do selênio, zinco, cobre, cromo, iodo entre outros. Eles estão envolvidos na formação de proteínas e enzimas no nosso corpo. Eles também são importantes para desativar vírus. Por exemplo o zinco é importante para desativar um tipo de vírus respiratório chamado rinovírus, que causa resfriados, gripes e sinusites. Já o cobre faz parte do complexo da vitamina C e é então necessário para formar o colágeno, é importante para o sistema nervoso central e tem efeito contra alguns vírus também. O manganês, além de ter um efeito antiviral é muito importante que não falte porque é importante na quebra dos aminoácidos e produção de energia. Ele é necessário para o metabolismo das vitaminas B1, C e E.
  • Um excelente agente antiviral natural é a monolaurina, derivada do ácido láurico cuja principal fonte na natureza é o óleo de coco. Coincidência ou não, o leite materno é uma das principais fontes desse elemento, isso diz muita coisa não é mesmo ? Então o óleo de coco vai ser muito bom para o sistema imune e vai ajudar a combater a fadiga crônica. A monolaurina ajuda a dissolver a camada de gordura que recobre os vírus, assim eles não vão conseguir se conectar as células e as infectarem. Então ela é eficaz contra o Epstein Barr, herpes, influenza, além de bactérias e fungos. Então funciona como um antiviral, antibacteriano e antifúngico de amplo espectro. E é uma boa idéia você ir aumentando aos poucos a dose da monolaurina ou do óleo de coco, para evitar possíveis reações do seu organismo, do tipo chamado reação de Herxheimer. Essa reação, também chamada de crise de cura, é o que acontece quando morre grande quantidade de microorganismos patogênicos no seu corpo, liberando muitas toxinas que podem gerar vários sintomas de mal estar. Então começar leve e aumentar aos poucos é sempre uma boa idéia.
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...