O poder do agrião – Barato e Nutritivo

Recentemente cientistas analisaram mais de mil alimentos, atribuindo a cada um deles uma pontuação nutricional, o agrião alcançou um lugar nas primeiras posições como um dos alimentos mais nutritivos do mundo.


Agrião ganhou sua reputação como uma erva que cura por volta de 400 AC, Hipócrates localizou o primeiro hospital na ilha de Kos perto de um córrego para garantir que os agriões frescos estivessem disponíveis para o tratamento de pacientes. Em 1700, Nicholas Culpeper acreditava que o agrião poderia purificar o sangue. A ciência moderna identificou mais de 15 vitaminas e minerais essenciais contidos no agrião – ótimo em ferro, cálcio e vitamina C. É isso mesmo, o agrião é realmente muito nutritivo e não deve faltar na sua alimentação diária.


O agrião é muito baixo em calorias, mas contém fitonutrientes como isotiocianatos e antioxidantes com uma infinidade de propriedades preventivas de doenças. Como um vegetal verde folhoso e crucífero, o agrião está na lista de alimentos que combatem o câncer. Isto porque é rico em vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas, mas muito baixo em calorias, sódio e outras toxinas.


Os pesquisadores descobriram que o agrião cozido ajudou a converter os glucosinolatos em ITCs úteis, proporcionando os benefícios anti carcinogênicos, ajudando a reduzir o risco de câncer de cólon. Outros estudos observaram que esses compostos, quando quebrados, podem ajudar a proteger as células dos danos do DNA, inativando os carcinógenos. Essas descobertas sugerem que este vegetal, junto com outros vegetais crucíferos, podem prevenir e combater outras formas de câncer também.


Fomos criados para pensar que o cálcio vem apenas de produtos lácteos, mas as folhas verdes fornecem uma quantidade substancial de cálcio para nós e muito mais! Como o agrião contém cálcio, manganês, magnésio, bem como vitaminas A, C e principalmente a vitamina K que é muito importante na saúde óssea, o agrião pode ajudar a manter os ossos fortes e saudáveis, muito mais eficaz do que os lácteos.



Contendo vitaminas A, C, E, K e vitaminas B, não é surpresa que, ao comer agrião com frequência, você provavelmente perceba uma melhora nos cabelos, unhas e pele. Os superalimentos verdes contêm minerais que são cruciais para a saúde do seu cabelo, unhas e pele. Sua característica rica em água aumenta a hidratação do seu corpo e um ambiente alcalino e saudável, o que pode ajudar a limpar as toxinas também.


Nutrição do Agrião – Uma xícara de agrião picado e crú contém:

  • 4 calorias
  • 0,4 gramas de carboidratos
  • 0,8 gramas de Proteína
  • 0,2 grama de fibra
  • 85 microgramas de vitamina K (106 %VD)
  • 14,6 miligramas de vitamina C (24 %VD)
  • 1,085 UI de vitamina A (22 %VD)
  • 40,8 miligramas de cálcio (4 %VD)
  • 0,1 miligramas de manganês (4 %VD)




Esta porção de 34 gramas também contém 7,8 miligramas de ácidos graxos ômega-3 e 4,1 miligramas de ácidos graxos ômega-6.


https://nutritiondata.self.com/facts/vegetables-and-vegetable-products/2718/2


https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-43311266?fbclid=IwAR23-cXtIr005lUap2xlhpIDc-5oKplun9p3ccc0qVvZZ8lv6Glu0g2_0dI


https://academic.oup.com/ajcn/article/91/3/704/4597216?sid=d41c8c49-4e90-492d-ae85-398d8377396f


http://cebp.aacrjournals.org/content/8/5/447.abstract?ijkey=a28ff66bbd7910350ea57a26deb2a3300166b066&keytype2=tf_ipsecsha


https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/diet/cruciferous-vegetables-fact-sheet


#agriao #agrião #cruciferas #verduras #alimentosnutritivos #superalimento #alimentaçaosaudavel #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Benefícios da Taurina – Conheça esse incrível aminoácido

Benefícios da Taurina - Conheça esse incrível aminoácido Provavelmente você já ouviu falar nos benefícios da Taurina. Hoje eu vou contar, através de estudos e minha...

Lugol – Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar?

Lugol - Tenho Tireoidite de Hashimoto, posso tomar? Se você já fez alguma pesquisa sobre doenças da tireoide, sabe que o iodo é um nutriente...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect