Você já ouviu falar de SIFO ?

Muitas pessoas são diagnosticadas com síndrome do intestino irritável, tendo muito pouco alívio dos sintomas e tratamento adequado. Mas muitas outras condições podem estar por trás dessa onda tão grande de intestino irritável. Nesta postagem em duas partes, eu vou falar um pouco sobre o SIFO (super crescimento de fungos no intestino delgado), pouco conhecido mas tem ganhado mais espaço e alguns profissionais já sabem sobre o problema, conseguindo identificar e tratar adequadamente.


O super crescimento fúngico do intestino delgado (SIFO) é caracterizado pela presença de um número excessivo de organismos fúngicos no intestino delgado associados a sintomas gastrintestinais.


Se você faz todos os testes digestivos e dão normais ou apresentam sintomas de SIBO, mas o teste de respiração é negativo também. Você ainda tem sintomas como gases, inchaço, diarreia ou náusea, pode ser super crescimento de fungos.


Sintomas como infecções fúngicas crônicas (candidíase), névoa cerebral e desejos por açúcar, tudo isso podem indicar a disbiose ou um desequilíbrio no microbioma intestinal, levando a um aumento excessivo tanto de bactérias (SIBO) quanto de Fungos (SIFO). A Candida albicans é um fungo presente naturalmente no organismo sem causar infecção ou sintomas, mas pode ficar desequilibrada levando a uma série de sintomas desconfortáveis.


A Candida pode estar presente na cavidade oral, na faringe, na língua, no nariz, nos pulmões, no aparelho digestivo, na urina, nas orelhas, na vagina, na pele, nas unhas, no sangue. Por isso os possíveis sintomas variam muito não sendo específicos:
Na SIFO são mais comuns os sintomas: Inchaço abdominal, dor abdominal, sensibilidades alimentares, gases, perda de apetite, disfunção intestinal, indigestão, alterações nas fezes e diarreias.


Mas outros sintomas podem estar presentes como:


– Depressão, nervosismo, retenção de líquidos, náuseas, dor de cabeça, pele áspera, seca, rachada;


– Fraqueza muscular, inchaço das articulações, dor muscular, alteração a nível dos sentidos, paladar salgado ou metálico na boca, úlceras na boca;


– Manchas inexplicáveis na pele, ataques de fome, desejo irresistível de comer doces;


– Candidíase genital – nas mulheres ocorre formigamento e coceira genital e corrimento vaginal que normalmente é branco. Nos homens geralmente é assintomático podendo aparecer camadas brancas na glande e prepúcio;


– Na pele a candidíase ocorre com maior frequência nos pés.
– Nas unhas é também muito frequente, verificando-se uma descoloração da unha (manchas brancas, castanhas, verdes, etc), engrossamento e esfarelamento da unha, sendo comum um odor típico.
Existem vários motivos pelos quais estamos vendo esse aumento na taxa de SIFO em nossa população.

  • Uso excessivo de antibióticos
  • Uso a longo prazo de inibidores da bomba de prótons (Prazóis)
  • Doença inflamatória intestinal (DII)
  • Predisposição genética
  • Alimentação inadequada




A expansão do fungo está também ligada a algumas doenças, como a diabetes, distúrbios da tireoide, lúpus e outras doenças auto-imunes. Quando se verificam desequilíbrios do sistema imunitário, o fungo pode desenvolver-se de modo descontrolado.

Esses desequilíbrios podem vir de tomar muitos antibióticos (os antibióticos, além de destruir bactérias patogênicas, reduzem significativamente o número de bactérias boas deixando espaço livre suficiente na desprotegida mucosa para a propagação da Candida).


Como identificar? Poucos exames estão disponíveis no Brasil para isso, mas um profissional que entenda de SIFO, analisando tanto o histórico do paciente, como alguns exames, pode conseguir chegar ao diagnóstico correto.


O tratamento pode incluir produtos farmacêuticos e naturais, mas a alimentação é também parte importante.


https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25786900


https://drruscio.com/everything-need-know-sifo-small-intestinal-fungal-overgrowth/



#açai #açaiorganico #propriedadosdoaçai #açaifazbem#alimentaçaosaudavel #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #medicinafuncional #habitossaudaveis #ortomolecular #youtube #youtubesaude

#intestinoirritavel #sibo #sifo #candidiase #infecçaofungica #saudeintestinal #alimentaçaosaudavel #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #medicinafuncional #habitossaudaveis #ortomolecular #youtube #youtubesaude

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

Outros Artigos

Últimos artigos

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos

Alimentos processados, fortificados e enriquecidos Sabemos que estamos vivendo uma epidemia de carência de várias vitaminas e minerais, isso está também causando sintomas e doenças,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...