As regras para o consumo de ovos variam de acordo com a fonte, para pessoas com diabetes tipo 2 . Algumas “autoridades” não se manifestam e outras dizem para limitar o consumo para cerca de três por semana. No entanto, não temos muitos estudos bem feitos investigando os efeitos do consumo de ovos na saúde de pessoas diabéticas. Vamos analisar um estudo agora que é a mais longa intervenção feita com ovo até hoje, que durou um ano. Este foi um estudo randomizado controlado de 12 meses avaliando os efeitos da ingestão de entre 2 a 12 ovos por semana em adultos com diabetes e pré-diabetes.

O principal resultado estudado foram mudanças nos valores de HDL colesterol. Outros resultados analisados foram as demais gorduras do sangue, biomarcadores para controle do açúcar do sangue e inflamação, composição corporal e questionários sobre comportamentos e aceitação alimentar. Não houve diferenças significativas entre os grupos em relação ao HDL-C ou qualquer outro resultado após 12 meses. Este estudo fornece evidências de que comer cerca de dois ovos por dia durante um ano não tem efeito sobre fatores de risco cardio metabólicos em pessoas com pré-diabetes ou diabetes tipo 2, contanto que estejam bem controlados.

Conclusão: Ovos parecem ter efeitos relativamente neutros nos lipídios do sangue e outros fatores de risco de doença cardíaca, tais como inflamação, pressão arterial e controle glicêmico em pessoas com diabetes tipo 2.

Acesse o link e ative o sininho para receber notificações de novos vídeos.

#diabetes #alimentaçãoparadiabetes #ovos #diabeticoeovos #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #medicinafuncional #habitossaudaveis #ortomolecular #youtube #youtubesaude

https://academic.oup.com/ajcn/article/107/6/921/4992612
https://academic.oup.com/ajcn/article/101/4/705/4564505