Mamografia versus Termografia

A detecção precoce do câncer de mama é uma das chaves para melhorar significativamente as taxas de sobrevivência.

O câncer de mama se desenvolve a partir de diversos fatores : genética, estilo de vida ruim, má alimentação, toxinas ambientais tudo isso levando a uma inflamação crônica que libera as citocinas inflamatórias. E no caso do câncer de mama a inflamação dos tecidos mamários leva a um aumento da carga estrogênica = formação de metabólitos do estrógeno que tem efeito cancerígeno.

A imagem da mamografia é obtida com o uso de um feixe de raios X, após a mama ser comprimida entre duas placas. O primeiro problema com as mamografias, de acordo com alguns médicos e pesquisadores, é que elas usam radiação ionizante em doses relativamente altas. As mamas são constituídas de tecido extremamente sensível às radiações e que podem modificar sua morfologia normal para uma de padrão canceroso sob o efeito das radiações ionizantes constantes.

A mamografia também comprime os seios com força, o que pode levar a uma perigosa disseminação de células cancerígenas, caso existam um cancro formado.

Um estudo norueguês, publicado em 2010, concluiu que a redução na mortalidade como resultado do rastreamento em exame de mamografia, era tão pequena a ponto de ser mínima – apenas 2,4 mortes por 100.000 pessoas/ano foram poupadas como resultado da triagem desse exame. Um outro estudo relatado no New England Journal of Medicine sugere que o aumento da conscientização e melhores tratamentos, em vez de mamografias, são a principal força na redução da taxa de mortalidade por câncer de mama e não os tantos exames de mamografia feitos anualmente.

Um estudo sueco em grande escala descobriu que a proporção de resultados falso-positivos na mamografia para câncer de mama foi particularmente alta em mulheres com menos de 50 anos de idade.

O exame de termografia é simples e completamente inofensivo. É tão seguro quanto tirar uma foto. O exame mede o calor infravermelho emitido pelo seu corpo e traduz essas informações em imagens térmicas. A termografia não requer compressão mecânica ou radiação ionizante, e pode detectar sinais de alterações fisiológicas devido à inflamação e/ou aumento do fluxo sanguíneo relacionado ao tumor de 8-10 anos antes que a mamografia.

Além de ajudar a fornecer avaliações de riscos relacionadas ao câncer de mama, a termografia é usada para rastrear mudanças em mulheres com condições fibrocísticas, infecções, alergias e até mesmo doenças cardiovasculares que afetam as artérias.

Um estudo publicado em 2009 no Journal of Medical Systems e no PubMed do National Institutes of Health relatou que a termografia auxiliada pelos sensores de software analítico é 94,8% precisa – ou quase duas vezes mais eficaz que a mamografia!

O que quero mostrar é que existem opções melhores de se prevenir o câncer de mama, com exames mais seguros (além da termografia, acompanhamento com o USG também em mulheres com menos de 50 anos), hábitos de vida saudáveis e menos exposição a toxinas. Também ter um intervalo maior entre um exame de mamografia e outro pode ajudar a evitar os possíveis danos pela radiação e erros do exame.

Não estou dizendo para vocês não fazerem a mamografia, mas para questionar seus médicos quanto a possibilidade de fazer exames mais seguros, ou mamografia mais espaçadas, principalmente se você tem menos de 50 anos.

http://edition.cnn.com/2011/HEALTH/05/02/mammogram.study/index.html?eref=rss_health&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+rss%2Fcnn_health+%28RSS%3A+Health%29
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20452740
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20860502
https://www.radiologyinfo.org/en/news/target.cfm?id=401
http://junkscience.org/consumer/jan00/mammo.pdf
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8611781

https://artigos.alainuro.com/canal

#clinicahri #alimentaçaosaudavel #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #medicinafuncional #habitossaudaveis #ortomolecular #youtube #youtubesaude

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

Outros Artigos

Últimos artigos

Açafrão – 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!

Açafrão - 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!!! Comece a ingerir açafrão da terra todos os dias. Ele é também conhecido como...

Contaminação por Chumbo – Quão ruim é o chumbo para saúde humana?

Contaminação por Chumbo Quão ruim é o chumbo para saúde humana? Antes de responder vamos falar um pouco de história. Fatos históricos Pesquisas revelaram grandes concentrações de...

Vitamina D e Covid-19 – Principais estudos recentes

Vitamina D e Covid-19 - Principais estudos recentes Os principais estudos recentes sobre Vitamina D e Covid-19 são todos Fake news? Quando publiquei em abril um...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...