Extrato de Cardo-mariano têm sido usado como remédio tradicional de ervas medicinais por quase 2.000 anos. Cardo-mariano contém o flavonóide silimarina, que é considerado responsável por muitos de seus efeitos benéficos, incluindo proteção do fígado e antioxidante aumentando a imunidade e retardando o estresse oxidativo. A erva também é usada por suas propriedades anti-inflamatórias, de ajudar na função digestiva, aumentar a produção de bílis, aumentar a saúde da pele, combater o aparecimento do envelhecimento, baixar os níveis de colesterol e ajudar a desintoxicar o corpo.

Uma revisão de ensaios clínicos que avaliaram a segurança e a eficácia do Cardo-mariano descobriu que a erva tem efeito protetor em certos tipos de câncer, e os dados mostram que ela também pode ser usada em pacientes com doenças do fígado, hepatite C, HIV, diabetes e hipercolesterolemia.

Como a silimarina protege seu fígado? Para começar, é um anti-fibrótico, o que significa que ajuda a prevenir a cicatrização de tecidos do fígado, e acredita-se que ele atue como um “agente bloqueador de toxinas” ao inibir a ligação de toxinas a receptores de membrana de células do fígado.

A silimarina é usada para tratar doenças hepáticas alcoólicas, hepatites virais agudas e crônicas e doenças hepáticas induzidas por toxinas, mas estudos em animais, esse poderoso composto reduziu a lesão hepática causada por vários medicamentos e toxinas ambientais.
Seis membros de uma mesma família foram envenenados por cogumelos Amanita phalloides (tampão da morte) em 2007 e foram tratados com Cardo-mariano para risco de insuficiência hepática grave, com a aprovação da Food and Drug Administration dos EUA. Um morreu e os outros se recuperaram totalmente. Vinte anos de dados sobre envenenamento por cogumelos Amanita, Galerina e Lepiota mostraram que o extrato de Cardo-mariano estava entre as terapias mais eficazes para o envenenamento por cogumelos.

Extratos de Cardo-mariano pode ser tomado por via oral ou como um chá.

#silimarina #cardomariano #protetorhepatico #fígado #figadodetox