Como escolher o chocolate mais saudável ?

O cacau é um fruto, que contém grãos (ou amêndoas) no seu interior. Estes grãos são fermentados, secos e torrados, e depois são quebrados para a retirada da casca. O que sobra é o miolo no grão, que é sólido e é chamado de nib de cacau. É com ele que se faz o chocolate. Os nibs de cacau são ricos em minerais, vitaminas e polifenóis (um antioxidante que ajuda na prevenção de doenças e do envelhecimento).

Recomendo consumir chocolate amargo com alta porcentagem de cacau, preferencialmente em 70% ou mais. Se você quiser 100% dos benefícios, comer nibs de cacau crus é a melhor opção.
O chocolate mais saudável é o que tem alto teor de cacau? Sim, porém devemos ficar atentos aos ingredientes restantes, temos no mercado chocolates com teor de 70% cacau mas com outros ingredientes ruins adicionados como, lecitina de soja, aromatizantes, gordura vegetal, leite, entre outros.

Essa resposta está também na porcentagem de cacau. O chocolate escuro contém uma alta porcentagem de cacau. O cacau contém quase 400 variedades de polifenóis, o que proporciona vários benefícios para a saúde. Os mesmos polifenóis encontrados no cacau são também a razão do seu sabor amargo. Quanto maiores as variedades de polifenóis encontradas, mais amargo é o sabor.

Os benefícios do chocolate amargo vão desde ajudar a estabilizar o metabolismo dos açúcares e gorduras no sangue, até a ajuda na redução da resistência a insulina.

Também a epicatequina encontrada no cacau pode proteger o cérebro da inflamação e também reduzindo as chances de AVC. Ajuda também na saúde do coração reduzindo o acúmulo de plaquetas nas artérias e veias.

Também é um ótimo potencializador do humor, já que os polifenóis do cacau também ajudam a reduzir a ansiedade e depressão.

Mas lembre-se: Em contraste, o chocolate ultra processado que você está acostumado a comer obtém seu sabor principalmente a partir de essências artificiais, leite pasteurizado e muito açúcar branco. Como você sabe, muito açúcar no seu sistema pode levar a doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. O leite também pode interferir na digestão dos poucos nutrientes que restam nesse tipo de chocolate, fazendo com que os benefícios do cacau não sejam aproveitados. Não é preciso dizer que o chocolate processado também tem muito pouco cacau saudável envolvido. Então o ideal é um chocolate com alto teor de cacau, poucos ingredientes envolvidos e o mais artesanal possível.

Dicas para escolher o melhor:

1- poucos ingredientes (ideal são apenas 2)

2-maior teor de cacau (portanto os amargos, acima de 70%);

3- maior teor de massa de cacau (cacau ou massa de cacau deve ser o primeiro na lista de ingredientes)

4- nada de ingredientes artificiais, gordura vegetal ou açúcar branco.

Então vou dar dicas aqui de marcas com melhor qualidade de cacau, algumas tem até ovo de páscoa disponíveis.

1- Amma Chocolate orgânico
vale as opções 75% cacau, 85% cacau e 100% cacau (para quem, conseguir comer rs)
2- Chocolate orgânico Native – 85% ou mais

3- Nugali chocolates – Chocolate 80% cacau Serra do Canduru

4- Chocolates Mestiço 75% ou mais

5- Only4 – 70% cacau

6- Java Chocolates – vale as opções 75% com açúcar de coco e 85% cacau.

7- Chocolate Quetzal, Olmeca 100% Cacau ou Bahia 80% Cacau Com Açúcar De Coco

9- Chocolate 85% Cacau Monama com Nibs e Flor de Sal

#chocolate #cacau #pascoa #chocolateartesanal #altoteordecacau #chocolatesaudavel #cacaupropriedades #alimentaçaosaudavel #estilodevidasaudavel #dralaindutra #medicinaintegrativa #medicinafuncional #habitossaudaveis

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...