Estudo equivocado liga reposição de testosterona com aumento de placa coronariana

Estudo da JAMA levanta suspeitas de que reposição hormonal em idosos pode aumentar risco de aumento de placas coronarianas. Ou seja, supostamente aumentaria risco de infarto.
O estudo tem algum mérito por ser duplo cego e controlado por placebo, além de envolver quase 800 pessoas. PORÉM, TEM VÁRIAS LIMITAÇÕES.
1️⃣Foram avaliados apenas homens com mais de 65 anos de idade e neste grupo existiam altas taxas de obesidade, hipertensão e gorduras no sangue. Além disso tinham alto risco cardiovascular calculado através da calculadora do “American College of Cardiology/American Heart Association”
2️⃣A maioria dos homens já tinha bastante aterosclerose coronariana no início do estudo
3️⃣Não conseguiram observar uma correlação direta entre níveis de testosterona mais altos com grau de piora da placa, ou seja, pessoas com testosterona mais alta não tinham mais placa, a diferença só foi observada entre o grupo placebo e o grupo que tomou testosterona
4️⃣ EXISTE ZERO MENÇÃO a hábitos saudáveis de vida, alimentação ou atividade física
5️⃣ Os próprios autores reconhecem que o estudo não foi grande ou longo suficiente para concluir a respeito de eventos cardiovasculares adversos.
Conheço vários trabalhos que contestam estes achados, e lamento que continuem a fazer estudos assim desconsiderando completamente hábitos saudáveis de vida. Só aumenta a confusão e o preconceito com a modulação hormonal.
Não recomendo que ninguém faça uso de qualquer tipo de hormônio, mesmo bioidêntico, sem atacar os hábitos ruins de vida. Porque em caso de qualquer problema futuro é fácil culpar o hormônio ao invés de por a culpa naquele bolo de chocolate comido todos os dias.
Dr. Alain Dutra – Médico
🖥  https://alain.med.br
Lives e textos sobre saúde e qualidade de vida.
📱Instagram @dralaindutra
Facebook.com/dralaindutra
R. Catequese 255 sala 53 bairro jardim, Santo André,  SP.  11 4432-0289 / 4902-2038
#ortomolecular #dralaindutra #habitossaudaveisdevida #habitossaudaveis #qualidadedevida
#obesidade #emagrecimento #urologiadescomplicada #medicinafuncional #resultados
#produtividade #sucesso #movimento11 #medicinaintegrativa #modulacaohormonal #homeostasehormonal #hormoniosbioidenticos
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...