O repolho Cura! Conheça os benefícios para a sua saúde. Acompanha receita de chucrute

O repolho pertencente à família Brassica oleracea var. capitata, parente da couve e família das Crucíferas, pode ter sua cor variada em branco, verde, e o roxo – que possuem diversas características em comum. O roxo tem antocianina, um antioxidante que dá a sua cor roxeada (mesmo da uva e frutas roxas/vermelhas) e é eficaz na proteção do coração, tem o dobro de fósforo que o branco e um pouco mais de selênio e vitamina C.
 
Já o branco tem um pouco mais de vitamina A e ácido fólico. Sob o ponto de vista nutricional, é interessante alternar o consumo dos dois tipos.
 
O repolho ajuda na eliminação de parasitas intestinais, desintoxica o fígado, o baço e até o pâncreas, limpa os intestinos e o cólon e, como acréscimo, a fermentação do repolho produz aquelas conhecidas bactérias do bem que nós temos que preservar para ter uma boa saúde geral.
Assim como outros vegetais crucíferos, o repolho pode oferecer poderosos antioxidantes, tais como:
 
  • Colina – Este nutriente pode ajudar a melhorar a memória, reduzir o risco de defeitos do tubo neural no bebê (em mulheres grávidas) e diminuir a inflamação.
  • Beta-caroteno – Um estudo mostrou que o beta-caroteno pode ajudar a reduzir os danos no DNA dos linfócitos causados pelo consumo de cigarros.
  • Luteína – O European Journal of Nutrition observou que a luteína pode reduzir o risco de degeneração macular.
  • Quercetina – Este flavonoide pode ajudar a combater bactérias, particularmente cepas resistentes a antibióticos.
  • Antocianina – As antocianinas são os pigmentos que dão coloração roxa e avermelhada. Além de atuarem como antioxidantes que evitam possíveis danos causados pelo excesso de radicais livres no organismo, os compostos ainda combatem inflamações e possuem propriedades antivirais e anticancerígenas.
  • Vitamina K – O repolho fornece 85% das necessidades diárias do organismo. Esse nutriente é importante não apenas para a saúde dos ossos, mas também como um preventivo da doença de Alzheimer ao limitar os danos neuronais no cérebro.
  • Vitamina C – O valor diário de 54% de vitamina C fornecida ao corpo com uma porção de repolho é impressionante. A vitamina C é um dos nutrientes mais importantes para os seres humanos, pois desempenha um papel na saúde do cérebro, na saúde do sistema imunológico, na inflamação, na pressão sanguínea e na função mitocondrial.
 
O repolho é rico em outros nutrientes, como vitamina B6, folato e manganês, bem como quantidades saudáveis de tiamina (vitamina B1), piridoxina (vitamina B6) e ácido pantotênico (vitamina B5). Também fornece ferro, magnésio, fósforo, cálcio para ossos fortes e potássio para regular a freqüência cardíaca e a pressão arterial.
 
Também é rico em enxofre, mineral que ajuda na produção de colágeno, impedindo o envelhecimento precoce. 
 
O repolho também é uma excelente fonte de fibra alimentar, que é uma substância crucial para um sistema digestivo saudável.
 
O repolho deve ser cozido apenas levemente, comido cru ou fermentado para obter o máximo de seus nutrientes,
 
Listo aqui os principais benefícios do repolho:
 
  • Tem ação probiótica
  • Combate o Alzheimer
  • Anticancerígeno
  • Ajuda na melhora da digestão
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Manutenção da boa forma (traz saciedade)
  • Promove o bom funcionamento do coração
  • Melhora a saúde dos ossos
  • Anti-envelhecimento 
  • Promove a beleza e a saúde da pele
O probiótico de repolho ou chucrute caseiro é um aliado da saúde porque ajuda a fortalecer nossa imunidade. Com isso, ficamos menos propensos a gripes, infecções, doenças crônicas e males digestivos.
Essa receita de repolho fermentado (chucrute), também é conhecida em alemão como, “sauerkraut”. É um prato tradicional, fácil e saboroso, perfeito para acompanhar carnes vermelhas e arroz.
 
Ingredientes:
1 repolho grande (verde ou roxo)
1/4 xícara de sal rosa
DICA: Você pode acrescentar cenoura ralada, acelga, pepino ralado ou algumas lascas de gengibre, é só juntar na hora de começar todo o processo.
 
Modo de preparo:
  • 1- Corte o repolho com uma faca ou passe as folhas no processador. O importante é que fique tudo fininho.
  • 2-Agora coloque metade do repolho ralado dentro de um recipiente, adicione metade do sal e comece a misturar tudo apertando bem. Aperte com as mãos, sem medo e com força. Essa é a parte mais importante do processo do chucrute. – Ou você pode socar o repolho com o sal, no pilão de madeira (se tiver em casa), até soltar um caldo que deverá ser suficiente para cobrir a massa de repolho toda.
  • 3- Coloque o restante do sal e o restante do repolho, aperte novamente até ficar murcho, deixe descansar para murchar mais e soltar mais líquido. 
  • 4-Passe o repolho para dentro de um pote de vidro esterilizado, coloque o repolho apertando bem, pode usar um amassador ou oque preferir para prensar bem o repolho.
  • 5- Se for preciso, adicione um pouco de água até dois dedos da tampa, e feche-a totalmente.
  • 6- Mantenha o vidro em temperatura ambiente por, no mínimo, 3 dias (se estiver fazendo calor). Caso seja época mais fria, pode deixar durante mais tempo.
  • Todos os dias, abra o pote e experimente um pouco do repolho até que fique azedo suficiente para você. Quando isso acontecer, guarde em geladeira — isso fará que o processo de fermentação fique muito mais lento. 
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Açafrão – 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!

Açafrão - 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!!! Comece a ingerir açafrão da terra todos os dias. Ele é também conhecido como...

Contaminação por Chumbo – Quão ruim é o chumbo para saúde humana?

Contaminação por Chumbo Quão ruim é o chumbo para saúde humana? Antes de responder vamos falar um pouco de história. Fatos históricos Pesquisas revelaram grandes concentrações de...

Vitamina D e Covid-19 – Principais estudos recentes

Vitamina D e Covid-19 - Principais estudos recentes Os principais estudos recentes sobre Vitamina D e Covid-19 são todos Fake news? Quando publiquei em abril um...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...