A humanidade dentro da sua pré-história e história sempre buscou por mitigar o sofrimento físico, mental e espiritual. Assim foram criados vários sistemas de Saúde ao longo da história. Alguns desses sistemas milenares chegaram até os dias atuais como é o caso da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e Ayurveda. Essas buscam a auto-cura e o auto-conhecimento, através dos equilíbrios emocional, espiritual e psicológico. As bases dessas medicinas estão sempre calcadas na disciplina e austeridade.
Muitos dos aspectos da Ayurveda e MTC estão sendo aos poucos elucidados pela Ciência Cartesiana Ocidental a partir da evolução dos estudos. Mesmo assim ainda persiste na maioria dos cientistas a visão tacanha de que as medicinas milenares apresentam ausência de evidências científicas. Meta-análises como a que mostra que a Acupuntura comprovadamente reduz a fadiga relacionada aos cânceres começam a reverter essa visão preconceituosa.
Edgar Morin a partir de 1920 elaborou uma série de trabalhos questionando o processo da divisão em partes para a compreensão do todo, proposto por René Descartes, e provocou uma reflexão a respeito da validade do método científico vigente. Infelizmente até hoje este sistema ainda é visto como “infalível” e revelador da “verdade absoluta”. Porém, assim como o capitalismo é o “menos pior” dos sistemas se comparado às alternativas, o método científico “é o que temos para hoje” em termos de prática estruturada para separar o real do imaginário. Não encontramos ainda algo melhor para substituir.
Provavelmente chegaremos a um ponto, dentro de algumas décadas na evolução dos sistemas computacionais, em que conseguiremos simular realidades inteiras em ambientes de computador a ponto de testar as hipóteses fora das amarras do isolamento de variáveis própria do método atual. Explico: Hoje para se provar que o item “A” provoca a situação “B”, é preciso isolar este item de vários outros em um ambiente controlado e isso leva a muitas distorções, já que na realidade o item “A” não atua isolado. Provavelmente os computadores quânticos vão se tornar uma realidade e ajudarão na criação dessas simulações.
Aí então a alta tecnologia e o método científico renovado ajudarão a validar definitivamente as medicinas complementares e ajudarão a dar um fim nessa imensa confusão que confunde charlatanismo com práticas não ortodoxas.
Que o Senhor continue lhe abençoando Doutor, e levante muitos Alains em favor desta verdade e em favor dos que a buscam