Estaria a mídia arruinando a ciência ?

Hoje é dia da ciência e tecnologia. Então eu faço a pergunta : Estaria a mídia arruinando a ciência ?

Post inspirado por artigo do Washington Post

Como conversamos recentemente, o método científico está longe de ser perfeito. Mas ainda estamos sujeitos a várias distorções além das falhas próprias ao método cartesiano. Uma delas é a crise das mídias pagas ocasionada pela revolução da Internet.

Com a proliferação de blogueiros, alguns de alta qualidade e sempre proporcionando informações gratuitas, a mídia profissional, principalmente as revistas e jornais impressos, viu minguar suas receitas. Com a pressão constante por furos jornalísticos, a mídia se vê quase obrigada a sensacionalizar as manchetes e muitas vezes distorcendo as informações.

Os próprios pesquisadores são pressionados a manipularem alguns aspectos de seus trabalhos para torná-los mais atraentes e chamar a atenção da mídia. Isso é especialmente comum nos EUA, onde as “research grants”, verbas para a pesquisa, estão frequentemente atreladas a popularidade desses estudos.

Além disso ainda existem os viés de publicação (“publication bias”), em que revistas científicas podem escolher os trabalhos a serem publicados de acordo com os resultados apresentados. Se forem “excitantes” fica mais fácil de passar.

Então muita coisa pode dar errado nesse caminho até o público. É quase um “telefone sem fio”, aquela brincadeira que quem tem mais de 40 anos fazia na infância, de contar algo para alguém, que contava para outra pessoa, e para outra, sucessivamente. Depois da informação ser passada sucessivamente para 10 crianças em sequencia, a diversão era comparar a distorção da informação com a informação original após passar por várias pessoas.

Então concluindo, tome muito cuidado ao repassar notícias em Saúde. Cheque as fontes, pergunte para alguém que confie e nunca acredite cegamente em notícias vinculadas pela mídia ou blogueiros.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...