OPINIÃO – O PRINCIPAL PROBLEMA DO BRASIL

MINHA OPINIÃO – Em parte baseada em um artigo do Stephen Kanitz que li na Revista Veja há muitos anos atrás (Revista Veja, Editora Abril, edição 2040, ano 40, nº 51, 26 de dezembro de 2007, página 22). Alguns trechos deste excelente texto foram reproduzidos abaixo.

Será que o principal problema do Brasil é a corrupção ? É a baixa educação ? É a violência ? É a saúde pública precária ? É a inflação ?

Não acredito que nenhum destes seja o problema principal.
O problema principal é que a maioria da população pensa apenas em termos do que é melhor para si ou para o grupo a que pertence.
Precisamos desesperadamente do senso do que é melhor para a coletividade, para o País como um todo.

Porque nos auto denominamos “brasileiros” ao invés de “brasilianos” ?

brasileiro rima com padeiro, pedreiro, ferreiro. brasileiro era a profissão daqueles portugueses que viajavam para o Brasil, ficavam alguns meses e voltavam com ouro, prata e pau-brasil, tiravam tudo o que podiam, sem nada deixar em troca. brasileiros não vêem o Brasil como uma nação, mas uma terra a ser explorada, o mais rápido possível. Investir no país é considerado uma burrice.

brasiliano rima com italiano, indiano, australiano. brasiliano não é profissão, mas uma declaração de cidadania.

brasilianos são os que investem em escolas e educação para os filhos e produz para consumo interno. Foram os brasilianos que fizeram esta nação, em que se incluem índios, negros e milhões de imigrantes italianos, espanhóis, japoneses, portugueses, poloneses e alemães que criaram raízes neste país.

brasileiros investem em offshores nas Ilhas Cayman ou vivem seis meses por ano na Inglaterra para não pagar impostos no Brasil, enquanto que os brasilianos investem no setor produtivo do nosso país. brasileiros só querem se dar bem, só pensam no próprio umbigo; enquanto que os brasilianos pensam no bem comum, o que é melhor para a Nação como um todo.

Como dizia o ministro Delfim Netto, o sonho de todo brasileiro é mamar nas tetas de alguém. Quem está destruindo lentamente este país são os brasileiros.

Recentemente me assustei com a manifestação de vários representantes da classe artística reagindo a tentativa de extinção do Ministério da Cultura. Todos sabemos que o Estado brasileiro é extremamente inchado e perdulário. Cortes profundos são essenciais e urgentes para conter essa grave crise que passamos. Será que esses artistas são brasileiros ou brasilianos ? Será que estão preocupados em perder a benesses da lei Rouanet ou com o bem estar geral da Nação ?

Não tenho nada contra artistas, pelo contrário, além disso observo esse comportamento em vários setores e classes no Brasil. Boa parte dos funcionários públicos só estão preocupados com seus reajustes salariais. Será que se preocupam em avaliar se estão servindo bem a população brasileira? Ou refletir se existem ou não funcionários públicos em excesso no País?

“Farinha pouca, meu pirão primeiro”, é assim que pensam os brasileiros.

Enquanto a maioria pensar como brasileiros – principalmente a classe política – a corrupção, a baixa educação, a insegurança, a saúde pública calamitosa e a inflação não terão solução.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Açafrão – 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!

Açafrão - 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!!! Comece a ingerir açafrão da terra todos os dias. Ele é também conhecido como...

Contaminação por Chumbo – Quão ruim é o chumbo para saúde humana?

Contaminação por Chumbo Quão ruim é o chumbo para saúde humana? Antes de responder vamos falar um pouco de história. Fatos históricos Pesquisas revelaram grandes concentrações de...

Vitamina D e Covid-19 – Principais estudos recentes

Vitamina D e Covid-19 - Principais estudos recentes Os principais estudos recentes sobre Vitamina D e Covid-19 são todos Fake news? Quando publiquei em abril um...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...