Vitamina K2 – Essencial para sua saúde

Vitamina K2 – Conheça a vitamina mais importante para evitar a osteoporose e desinflamar seu corpo.

A vitamina D é uma das vitaminas mais importantes com inúmeras funções mas ela precisa de um fundamental ajudante que se chama vitamina K2, não confunda com a vitamina K1.

Enquanto a vitamina K1 tem o importante papel de prevenir coágulos sanguíneos e distúrbios hemorrágicos, a vitamina K2 funciona de maneira diferente.

De acordo com um estudo de 2019 publicado no International Journal of Molecular Sciences, os benefícios da vitamina K2 incluem ajudar na assimilação de nutrientes, crescimento de bebês e crianças, fertilidade, função cerebral e saúde óssea e dentária.

Ao contrário da vitamina K1, encontrada principalmente em vegetais verdes escuros, como folhas verdes, você obtém o vitamina K2 de alimentos de origem animal, como vísceras, especialmente o fígado de animais, carnes orgânicas, queijos crus ou fermentados e ovos.

Ele também é produzido pelas bactérias benéficas no seu microbioma intestinal.

Assista a playlist e entenda mais relação entre as Vitamina D e K2.

A vitamina K2 tem muitas funções no corpo, mas a mais importante é ajudar o corpo a usar o cálcio da forma certa e prevenir a calcificação dos tecidos moles e artérias, o que pode levar a doenças cardíacas.

Estudos mostram que a falta dessa vitamina está associada a doenças como a osteoporose. Sem a K2 o cálcio vai parar no lugar errado, fica sem o GPS, é igual a seu primo distraído que só consegue dirigir com o GPS, se ficar sem o GPS ele vai parar no lugar errado.

A vitamina K2 é o GPS do cálcio.

A vitamina K2 vai ao mesmo tempo evitar a descalcificação do osso ou osteoporose e de outro lado impedir o cálcio de calcificar os tecidos errados.

Não vai deixar o cálcio enrijecer seu corpo e deixar ele duro e envelhecido. Então a vitamina K2 é uma vitamina anti-envelhecimento e antiinflamatória.

A vitamina K2 pode até ajudar no processo de desfazer as placas nas artérias.

Para saber mais sobre aterosclerose assista esse vídeo.

Evidências sugerem que a vitamina K2 tem propriedades anti-inflamatórias e pode oferecer proteção contra o câncer, entre esses estudos, os publicados no Journal of Nutrition and Metabolism.

O “paradoxo do cálcio” é um termo que foi inventado a partir da constatação de que a suplementação com cálcio pode reduzir um pouco o risco de osteoporose, porém depois aumenta o risco de doença cardíaca.

Por que isso acontece? Devido a deficiência de vitamina K2!

E porque essa deficiência é tão comum? Porque as pessoas não comem mais fígado e comem alimentos industrializados demais.

As grandes fontes de vitamina K2 são as vísceras, como fígado de boi e galinha, os alimentos a base de soja fermentada como o Natto, e outros alimentos fermentados como chucrute ou picles, porque esses alimentos tem as bactérias que produzem a vitamina K2.

Além disso, a gema de ovo, e alguns queijos fermentados ou curados, recomendo o de cabra porque tem a caseína do bem A2.

Saiba mais sobre natto

 

Vitamina K2 – Estudos

O Estudo de Rotterdam, um estudo muito amplo feito na Holanda que acompanhou mais de 4.800 homens adultos, descobriu que a maior ingestão de vitamina K2 protegia contra a calcificação aórtica.

Os homens que consumiram mais vitamina K2 apresentaram risco 52% menor de calcificação aórtica grave e 41% menor de doença cardíaca coronária.

Houve um risco 51% menor de morrer de doença cardíaca.

Além de ajudar a vitamina D a impedir a osteoporose, a vitamina K2 ajuda a manter a estrutura dos dentes e mandíbulas.

Muitas culturas ancestrais tinham alimentos ricos em K2 em suas dietas e isso ajudava a prevenir cáries e a formação de placas nos dentes.

Na década de 1930 o dentista milionário Weston Price, descobriu que as culturas primitivas que tinham dietas ricas em vitamina K2 tinham mandíbulas e dentes fortes e saudáveis, embora nunca tivessem escovado os dentes.

Ele também observou que pessoas daquelas tribos expostas aos hábitos modernos por muitos anos ficavam com os dentes e mandíbulas fracos.

Algumas pesquisas mostram que aqueles que têm grandes quantidades de K2 em suas dietas têm menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer.

Por exemplo, a vitamina K2 pode ajudar a proteger especificamente de leucemia, câncer de próstata, pulmão e fígado.

A vitamina K2 também é importante para evitar e tratar artrite reumatóide e ajuda a equilibrar os hormônios em homens e mulheres e ajuda também na fertilidade masculina ao aumentar os espermatozóides.

Onde encontrar a vitamina K2?

O ideal é você comer os alimentos já mencionados para repor a vitamina K2, especialmente os fermentados e o fígado, mas se preferir usar suplemento eu vou deixar links na descrição, é importante que seja a forma MK-7 porque a MK-4 é mais barata mas precisa ser tomada várias vezes ao dia, o que você não vai fazer.

Comprar K2 no iherb: http://alaindutra.com/c-k2

No Brasil http://alaindutra.com/k2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.