Você conhece o mineral traço essencial molibdênio?

O que é molibdênio?

O molibdênio é um mineral essencial no corpo, assim como o ferro e o magnésio.

Embora seu corpo precise apenas de pequenas quantidades, é um componente essencial de muitas funções vitais. Sem ele, sulfitos e toxinas mortais se acumulariam em seu corpo.

O molibdênio é um catalisador essencial das enzimas para ajudar a metabolizar gorduras e carboidratos e facilitar a decomposição de certos aminoácidos em seu corpo.

Como todos os nutrientes, o molibdênio precisa ser consumido em quantidades saudáveis, e pode ser problemático consumir muito ou pouco dele. Temos pesquisas em ambas as extremidades nesse aspecto. 

Por um lado, existem estudos mostrando que a ingestão saudável de molibdênio de solos ricos em molibdênio e águas subterrâneas está associada a um aumento da longevidade. Existem poucos relatos de excesso e a maioria em animais, na qual, níveis muito altos têm sido associados à redução do crescimento, insuficiência renal, infertilidade e diarreia.

Para saber mais sobre deficiência em minerais , assista esse vídeo!

 

Sintomas de deficiência de molibdênio

A deficiência de molibdênio pode ser a fonte de doenças como dor de cabeça, batimentos cardíacos acelerados, problemas de saúde mental e até coma.

Os sinais de deficiência podem incluir problemas com a produção de ácido úrico e diminuição do metabolismo de aminoácidos contendo enxofre. O esmalte dos dentes contém grandes quantidades de molibdênio, e o mineral pode até ajudar a diminuir a cárie dentária.

Em tratamento de doenças, o tetratiomolibdato  (TM) é uma forma de molibdênio que reduz os níveis de cobre no organismo, por isso é eficaz no tratamento de doenças fibróticas, inflamatórias e autoimunes.

A deficiência a longo prazo de molibdênio tem sido observada em algumas populações e associada a um risco aumentado de câncer de esôfago.

Em uma pequena região da China, o câncer de esôfago é 100 vezes mais comum do que nos EUA. Foi descoberto que o solo nessa área contém níveis muito baixos de molibdênio, resultando em uma baixa ingestão alimentar a longo prazo, porém essa não deve ser a única causa e sim uma associação de fatores. 

 

Que alimentos possuem molibdênio?

O molibdênio é um mineral encontrado em água não filtrada, grãos, soja, verduras, nozes e fígado. Está presente no solo e transferido para sua dieta quando você consome plantas, bem como animais que se alimentam dessas plantas.

O valor diário (DV) do molibdênio é de 75 microgramas (mcg) por dia. Esse é o padrão que você verá nos rótulos de alimentos e suplementos.

 

Devo suplementar molibdênio?

Como seu corpo só precisa dele em pequenas quantidades e é abundante em muitos alimentos, a deficiência de molibdênio é rara.

Por esse motivo, as pessoas saudáveis e com uma alimentação balanceada, geralmente não precisam de suplementos, a menos que por algum motivo médico específico. 

Doses como a do valor diário de 75 mcg por dia são seguras, mesmo para suplementação.


 

Referências:

  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10362269
  2. http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=nutrient&dbid=128
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

2 COMENTÁRIOS

  1. Acompanho o seu trabalho na Internet há muito tempo e observo o quão importante para nós brasileiros informações tão preciosas. O seu talento e dedicação extrapola os níveis do razoável, já que as suas lives completas nos ajudam tomar decisões certeiras dentro de nova perspectiva da medicina integrativa. Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Síndrome do Intestino Irritável – Seu diagnóstico está correto?

Síndrome do Intestino Irritável - Seu diagnóstico está correto? Talvez pode ter passado em consulta e ter sido diagnosticado ou diagnosticada com síndrome do intestino...

Excesso de Ferro e falta de ferro! Sintomas e perigos!

Excesso de Ferro e falta de ferro! Sintomas e perigos! Neste artigo eu vou te explicar da forma mais simples possível o que é ferritina...

Açafrão – 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!

Açafrão - 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!!! Comece a ingerir açafrão da terra todos os dias. Ele é também conhecido como...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...