Vitamina D – Oito sinais de que seu corpo está precisando muito!

Vitamina D – Oito sinais de que seu corpo está precisando muito!

Então pessoal, você deve se lembrar, desde criancinha seus pais, professores e médicos sempre disseram para ti: tome suas vitaminas.

Essa preocupação não era a toa. Quem estuda esse assunto sabe que a deficiência de vitaminas pode ter um enorme impacto na sua saúde, e hoje nós vamos focar em um assunto extremamente importante, que são os sinais e sintomas que podem te dar uma pista sobre a deficiência da vitamina D no seu organismo.

Lembrando que se tiver sintomas, é porque a sua deficiência é realmente grande e deve ser encarada muito seriamente. Trata-se de uma situação grave e deve ser corrigida imediatamente.

No minuto 1:25 do vídeo eu menciono que uma das causas de suor excessivo é a a falta de iodo. É justamente o contrário, a falta de iodo provoca bloqueio do suor, a pessoa não sua. Peço perdão pelo ato falho !

Agora vamos ver alguns sinais e sintomas comuns da deficiência de vitamina D.

Sinal 1 – Transpiração excessiva

O primeiro sinal que gostaria de estar discutindo com vocês é a transpiração excessiva.

Você sua as bicas.

Então pense nisso também. Então, com a falta de vitamina D você sua excessivamente, transpira excessivamente.

Mas, pera aí… sim; a transpiração é uma coisa completamente normal especialmente se você acabou de fazer uma corrida longa, ou o clima está extremamente quente.

Mas suar em excesso e sem motivos óbvios pode ser um sinal de que você está com falta de vitamina D.

Se você perceber que está suando de uma maneira que não é compatível com a temperatura ou grau de esforço físico, deve procurar seu médico e iniciar uma investigação de falta de vitamina D.

Isso é especialmente importante para os pais de primeira viagem.

Observe o seu bebê, se estiver suando excessivamente, pode ser falta de vitamina D, e aí é importante procurar o pediatra para iniciar essa investigação, ok?

Sinal 2 – Dores nos ossos

O segundo sinal é dor nos ossos. Conforme você envelhece é muito mais comum dores nas articulações ou juntas e nos ossos; mas a dor óssea pode ser sinal de deficiência de vitamina D.

Você provavelmente já ouviu falar que para ter ossos fortes é preciso de cálcio, mas nada disso vai adiantar muito sem ajuda dos minerais:

Sem esses minerais e as vitaminas A, K2 MK7 e D, os ossos não conseguem incorporar a quantidade necessária de cálcio para o osso ficar saudável.

Isso causa um enfraquecimento conhecido como osteomalácia, e isso pode levar a sensibilidade nos seus ossos, você aperta o osso e dói, o que pode resultar em facilidade de fraturas e surgir doenças nos ossos como é o caso da osteopenia e osteoporose, que são diferentes graus de ossos fracos.

Sinal 3 – Dores musculares

O terceiro sinal são dores musculares.

Você já notou que seus músculos ficam doloridos e demora um pouco para voltar ao normal depois de um treino pesado?

Isso é normal, já que o exercício causa rupturas microscópicas nas fibras musculares e que levam algum tempo para cicatrizar.

Agora, se você sentir que seus músculos ficam doloridos com facilidade e por muito tempo, pode ser que é porque você não tem quantidade suficiente de vitamina D.

Além da dor nos ossos e músculos, a falta de vitamina D pode causar dor crônica no corpo inteiro.

Essa condição se chama fibromialgia e torna a vida dos portadores da doença um verdadeiro pesadelo.

Lembrando que é apenas uma das causas de fibromialgia, que é uma doença complexa e com muitas causas diferentes.

Então não vai achando que vitamina D sozinha cura a maioria dos casos de fibromialgia, porque não é verdade, OK?

Sinal 4 – Fica doente o tempo todo

O quarto sinal de falta de vitamina D é que você fica doente o tempo todo.

Se você está sofrendo da sua quarta ou quinta doença viral este ano, pode ser a falta de vitamina D, que está fazendo com que seu sistema imune fique vulnerável a várias doenças.

Um estudo de 2011 descobriu que a vitamina D não é só responsável pela saúde dos ossos, mas também viu que as células do sistema imune são reguladas pela vitamina D.

Para o COVID-19, se sabe que os jovens que estão desenvolvendo a forma grave pulmonar da doença, é porque o sistema imune está desregulado por conta de falta de vitamina D, o que está provocando uma resposta exagerada no pulmão que se traduz em uma forma grave de pneumonia.

Então no momento atual, e futuramente, em épocas de resfriados ou de gripe, certifique-se de estar preparado com muita vitamina D em seu corpo.

É lógico que a forma preferencial é pegando sol, 15 a 20 minutos se tiver pele clara e 20 a 40 minutos se for de pele morena e uma hora se for de pele bem escura.

Sinal 5 – Falta de energia

O quinto sinal é falta de energia, você não consegue se manter energizado.

São quatro horas da tarde e você sente que tem dois tijolos nas pálpebras e mal consegue levantar da sua mesa. Isso parece familiar?

Pode haver algumas razões para isso, como ficar acordado até tarde na noite anterior, mas também pode ser devido a falta de vitamina D ou fadiga crônica provocada por desregulação do cortisol ou ainda falta de atividade da glândula tireoide, ou mesmo uma combinação de vários fatores.

Se você se sentir muito cansado todos os dias, sem conseguir reagir, assista meus vídeos sobre fadiga e vale a pena conversar com seu médico.

Queridos, eu sei que é muito gostoso e energizante, mas depender do café o tempo todo não é a melhor solução.

Sinal 6 – Demora na cicatrização de feridas

Quando você se corta, ou se machuca leva uma eternidade para curar.

Parece que as suas pequenas feridas e lesões demoram mais tempo para curar do que das outras pessoas?

Pode haver várias razões para isso. Às vezes as pessoas que fumam tem uma cicatrização mais lenta devido aos baixos níveis de oxigênio no corpo delas, que são causados por esse mau hábito.

Mas esse tipo de cicatrização lenta também pode ser devido a falta de… Adivinha do que?Repita comigo: vitamina D, baby…

Se você tem diabetes e percebe que suas feridas estão levando uma eternidade para cicatrizar, deve prestar atenção especial aos níveis de vitamina D em seu corpo.

E lógico, adotar uma dieta cetogênica entre várias outras medidas.

Consulte meus vídeos no canal sobre Diabetes, ok?

De acordo com vários estudos a vitamina D pode afetar positivamente os níveis de açúcar e de gorduras no sangue, bem como estabilizá-los.

Pessoas com diabetes tendem a ter problemas com essas duas coisas.

Portanto ficar de olho nos níveis de vitamina D pode ser fundamental para a sua saúde.

Sinal 7 – Queda de cabelo

Você percebe mais queda de fios de cabelo do que o normal. Uma pessoa perde em média de cinquenta a cem fios de cabelo todos os dias.

Assustador, não é?

Fatores como genética e outros distúrbios também podem ser os culpados, mas se você sofre de falta de vitamina D pode perder muito mais do que isso, a ponto de perceber que algo definitivamente não está bem.

Alguns tratamentos para a perda de cabelo usam vitamina D para ajudar a combater o problema.

Se você sofre de uma quantidade anormal de queda capilar é melhor consultar seu médico para encontrar a raiz do problema. Sem trocadilhos.

Sinal 8 – Depressão 

A tristeza não sai de você. Depressão não é brincadeira. Muitas pessoas que lutam contra a depressão sentem falta de apetite e fadiga, e em alguns casos dor física real

Mas que raios a vitamina D tem a ver com a depressão? Pelo menos um pouco, acredite ou não.

A vitamina D é a única vitamina que também é um hormônio.

Uma vez ingerida ou absorvida através da pele, ela libera neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, que têm um forte impacto na forma como o cérebro funciona.

Em estudos sobre a relação entre a vitamina D e a depressão, cientistas descobriram traços desta vitamina nas células encontradas nas regiões onde a depressão afeta.

Portanto um tratamento que inclua o uso de vitamina D pode ajudar a tratar a depressão e outros transtornos de ansiedade, em algumas pessoas.

Naturalmente há muitas causas diferentes para depressão, e cada caso é um caso.

Mas se você está sofrendo de depressão ou ansiedade é uma boa ideia conversar com seu médico sobre a possibilidade de deficiência de vitamina D.

Como fazer para absorver mais essa vitamina?

Ok, então agora você sabe o que investigar quando tiver falta de vitamina D, mas o que você pode fazer para absorver mais essa vitamina e evitar que seu corpo desenvolva uma deficiência novamente no futuro?

Bem, comer alimentos ricos em vitamina D são uma ótima maneira de começar, mas infelizmente não vão ser suficientes, tem que tomar sol também.

Tais alimentos incluem peixes gordurosos como salmão, arenque e sardinha, queijo de cabra, gema de ovo, cogumelos, ostras e camarão.

Não recomendo suco de laranja ou leite de soja como fontes, ok? Para saber porque, busque no meu canal ou no meu site.

Além de incluir mais esses alimentos em sua dieta, a vitamina D também deve obrigatoriamente ser obtida ficando mais tempo ao ar livre tomando sol.

Isso de preferencia todos os dias e se não for possível, pelo menos 3x por semana.

Mas não é para se torrar no sol, ok? Não se esqueça de estar atento aos danos causados pelo bronzeamento excessivo.

Uma das maneiras mais objetivas de obter mais vitamina d é pela suplementação. E mesmo que você tenha alguns dos sintomas dessa lista é importante não fazer o autodiagnóstico e autotratamento.

Não vai fazer tudo da sua própria cachola, ok? Mesmo que tenha certeza de que está com falta de vitamina D você deve sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer tipo de suplemento vitamínico.

É possível exagero nessa vitamina, apesar de raro, então precisa fazer acompanhamento médico.

Como tudo nessa vida o equilíbrio é fundamental.

Você suspeita que pode ter uma deficiência de vitamina D? Conte nos comentários.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Bicarbonato contra COVID-19? Conheça o estudo do Acre

Bicarbonato contra COVID-19? Conheça o estudo do Acre Um projeto de pesquisa da Universidade do Acre em parceria com a Fiocruz usou bicarbonato contra COVID-19....

Unha de gato – Todo Mundo deveria conhecer esse remédio natural para imunidade

Unha de gato - Todo Mundo deveria conhecer esse remédio natural para imunidade Nesse artigo você aprender um dos meus segredos naturais, é a unha...

Garra do Diabo – Livre-se da dor e inflamação naturalmente

Garra do Diabo - Livre-se da dor e inflamação naturalmente Nesse artigo você vai aprender a respeito da erva garra do diabo, um dos meus...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...