Taurina – O Rei dos aminoácidos segundo a ciência

Taurina – O Rei dos aminoácidos segundo a ciência

Taurina é tão poderosa que você não vai acreditar no que ela pode fazer!

Existe um aminoácido poderoso que ajuda a combater uma série de problemas de saúde, o que inclui doenças cardíacas, diabetes, problemas neurodegenerativos e até mesmo problemas de visão e audição.

Costuma estar presente em bebidas como energéticos, já conseguiu adivinhar?

Esse aminoácido é fantástico e eu vou contar todos seus benefícios de acordo com a ciência e com minha experiência pessoal em meus pacientes.

A Poderosa Taurina

O aminoácido que estou falando é a taurina, que é produzida de forma natural pelo nosso corpo e também é encontrada em alimentos como carne, frutos do mar e produtos lácteos. Trata-se do aminoácido mais comum no coração, cérebro, retina, células imunológicas e músculos.

A taurina é produzida a partir de outros dois aminoácidos, metionina e cisteína.

Ela contém enxofre, o que ajuda a produzir um antioxidante importante chamado glutationa que é considerado a mãe dos antioxidantes, fundamental para ajudar o fígado a desintoxicar toxinas e também para apoiar o sistema imunológico.

Mas, não é só isso, a taurina também ajuda na absorção intracelular de magnésio e potássio, o que é super importante.

Quais problemas a deficiência de taurina causa?

Quando há pouca taurina no corpo, pode ocorrer degeneração da retina, retardo no crescimento e doenças cardíacas.

Além disso, pode diminuir a produção de energia em até 25%, prejudicando a função respiratória e agravando a cardiomiopatia.

A deficiência de taurina pode apresentar diversos sintomas, os mais comuns são:

  • Fadiga persistente;
  • Confusão mental;
  • Depressão;
  • Visão prejudicada;
  • Ganho de peso inexplicável;
  • Recuperação pós exercício reduzida;
  • Fraqueza muscular;
  • Baixa função da glândula tireoide.

Curiosidade

Apenas por curiosidade, a palavra “taurina” vem da palavra latina “taurus”, que significa touro. E o que o touro tem a ver com a taurina?

Bem pessoal, ela foi isolada pela primeira vez em 1827 a partir da bile de touros pelos cientistas Friedrich Tiedemann e Leopold Gmelin.

Rola até uma lenda urbana que diz que a taurina presente em bebidas energéticas seria extraída do sêmen de touros, mas pode ficar super tranquilo, isso é só uma lenda mesmo.

E você, sabia disso? Deixe nos comentários se você conhecia essa lenda sobre a taurina.

Você sabia que a taurina, presente em bebidas energéticas não possui efeito estimulante no cérebro?

Essa é outra lenda contada, e tudo isso deu má fama para esse aminoácido tão especial e fundamental.

Na verdade, ela atua como moduladora da excitabilidade dos neurônios, evitando que o excesso de estímulos atrapalhe a sua concentração.

E isso é especialmente importante porque essas bebidas energéticas também contêm cafeína, essa sim, atua como um estimulante cerebral.

Também os fabricantes de bebidas energéticas afirmam que a taurina é adicionada ao composto como forma de dar mais energia ao corpo e com o intuito de acelerar a excreção de substâncias prejudiciais ao organismo, lembra que falei que ela participa da desintoxicação de toxinas no organismo?

Mas, pessoal, também podemos encontrar a taurina na forma de suplementos, que são importantes para ajudar pessoas que possuem maior risco de deficiência deste aminoácido, como é o caso de portadores de insuficiência crônica cardíaca, renal ou hepática.

Como a metionina e a cisteína são precursoras da taurina, dietas com baixo teor desses aminoácidos podem resultar em deficiência.

Além disso, a falta das vitaminas: A, vitamina B12, B6 na sua forma de piridoxal-5-fosfato e zinco também estão associadas à baixa taurina no organismo.

Principais benefícios do seu consumo

Sabendo de todo o potencial que a taurina representa para sua saúde, preparei uma lista dos principais benefícios do seu consumo:

A) Protege contra a diabetes e pode melhorar a pressão arterial

Ela protege contra a diabetes e pode melhorar a pressão arterial, diminuindo assim o risco de se desenvolver doenças cardíacas.

Uma pesquisa japonesa mostrou que a ingestão diária de 3 gramas de taurina durante 7 semanas foi capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos e de diminuir o peso corporal, certamente condições favoráveis que evitam as chances da pessoa desenvolver alguma doença complicada como a aterosclerose.

B) Contornar o estresse oxidativo

Um outro estudo da Universidade de São Paulo indica que a suplementação com taurina pode ser uma estratégia nutricional para contornar o estresse oxidativo causado pelo excesso de radicais livres no organismo.

A pesquisa envolveu 24 mulheres entre 55 e 70 anos, que foram divididas em dois grupos, um, que recebeu cápsulas com taurina e outro cápsulas com placebo.

Os resultados mostraram um aumento na concentração da enzima antioxidante superóxido dismutase (SOD) no grupo que recebeu taurina, o que pode prevenir doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão.

Assista meu vídeo COMO PREVENIR A MORTE SÚBITA POR INFARTO [Melhor remédio natural para ATAQUE CARDÍACO]

C) Ajuda a diminuir os sintomas da doenças do sistema nervoso central

De maneira surpreendente, a Taurina ajuda a diminuir os sintomas da doença de Parkinson.

Estudos sugerem que ela tem ação neuroprotetora, ou seja, é capaz de regenerar as células cerebrais melhorando os sintomas de quem é portador da dessa doença, já que costumam apresentar níveis mais baixos deste aminoácido no organismo.

Uma pesquisa concluiu que a taurina apresenta ação terapêutica em doenças do sistema nervoso central, além de ser muito benéfica para doenças metabólicas porque ativa uma enzima ou substância que está relacionada com a produção de energia dentro das células do nosso corpo.

Então, essa função neuroprotetora também atua na melhora da memória, e na preservação da função cognitiva, protegendo o cérebro contra toxinas ambientais, como o chumbo e agrotóxicos.

O consumo de taurina diminui o acúmulo de uma proteína no cérebro chamada de beta amilóide, que se acumula no cérebro de pessoas que tem doença de Alzheimer, e é responsável pela destruição de neurônios e das conexões entre eles.

D) Reduz a síndrome metabólica

Outro benefício incrível, é que a Taurina reduz a síndrome metabólica, que é um conjunto de condições médicas que aumentam muito o risco da pessoa ter um derrame, doença no coração e outras enfermidades.

Este conjunto de problemas de saúde incluem alterações no colesterol, pressão alta, altos níveis de açúcar no sangue e triglicerídeos acima do normal.

A síndrome metabólica é como uma bola de neve pessoal, começa pequena, só com uma pressão alta ou um probleminha de saúde, e depois vai crescendo e aumentando aos poucos, até se mostrar grande e perigosa.

O mais interessante de tudo é que alguns estudos têm mostrado que a taurina pode ajudar a diminuir a síndrome metabólica, já que reduz os níveis de triglicerídeos, melhora a resistência à insulina, regula a pressão arterial e equilibra o colesterol.

E) Ajuda pacientes com doença periodontal

Esse benefício me surpreendeu! A taurina ajuda pacientes com doença periodontal.

No início dessa doença, as gengivas começam a sangrar e a ficar inflamadas.

Mas, se não for tratada no começo, a gengivite pode progredir para a periodontite, que já envolve a destruição do osso alveolar e do ligamento que sustenta os dentes.

Neste caso, as gengivas ficam vermelhas, retraídas e inchadas, com dentes frouxos, um problemão!

A boa notícia é que alguns estudos têm mostrado que a taurina pode ser benéfica para o tratamento da doença periodontal porque ela ajuda na cicatrização e na saúde bucal, reduzindo o estresse oxidativo nas gengivas.

F) Melhora o desempenho em exercícios físicos

Pense em um suplemento top que melhora o desempenho em exercícios físicos, assim como a creatina…

Sim pessoal, ela mesmo, a taurina. Estudos têm demonstrado que a performance física aumenta com o consumo da taurina, pois ela melhora a força e a resistência muscular.

Inclusive, estudos em animais mostram que este suplemento ajuda a queimar gordura e a prevenir lesões musculares, aumentando o rendimento físico.

G) Protege o fígado

A taurina é incrível para proteger o fígado.

Os danos causados pelos radicais livres podem ser neutralizados pelo consumo da taurina.

Com a diminuição do estresse oxidativo, que é um tipo de agressão prejudicial ao nosso organismo, as células do fígado agradecem muito.

Um estudo mostrou que o acumulo de gordura no fígado, a chamada esteatose hepática, pode ser aliviada com o consumo de taurina porque ela diminui a inflamação, tem efeito antioxidante e ajuda no processo de detox desse nobre órgão.

H) Melhora a saúde auditiva e ocular

A Taurina também melhora a Saúde Auditiva e Ocular. Se você tem zumbidos nos ouvidos, pode se beneficiar do consumo de taurina.

Um estudo mostrou que 12% dos participantes que tomaram este suplemento conseguiram reduzir o zumbido no ouvidos, uma condição que pode levar inclusive à perda da audição.

Outra pesquisa demonstrou que a taurina costuma estar em baixas quantidades quando surge algum problema na retina, mostrando a importância deste aminoácido para a saúde ocular.

I) Ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse

Esse é um benefícios que gosto muito na Taurina. O seu consumo ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse porque este aminoácido aumenta os níveis de glicina e GABA, que acalmam o cérebro.

Geralmente, baixos níveis de GABA têm sido associados com problemas de humor, ansiedade e aumento de tensão.

Inclusive a Taurina pode ajudar a melhorar a taquicardia ou coração acelerado quando acontecem por conta da ansiedade ou síndrome do pânico.

Alguns estudos em animais sugerem que a taurina ajuda em doenças mentais, depressão e ansiedade, enquanto outros afirmam que ela pode piorar transtornos bipolares.

O ideal é sempre conversar com seu profissional de saúde de confiança antes de começar qualquer suplementação.

Quais alimentos possuem mais taurina?

São as carnes, frutos do mar, ovos, lacticínios, algas marinhas e óleo de krill.

Claro, seu corpo tem a capacidade de fabricar taurina, mas pode deixar de produzir ela em períodos de estresse, ou quando está intoxicado ou mesmo por alguma doença.

Por isso, é importante estar atento para não ser deficiente. Quem tem que tomar mais cuidado é quem é vegetariano ou vegano, porque estas pessoas podem ser muito carentes neste importante nutriente.

Agora vou contar algo que quase ninguém fala, o supercrescimento do fungo da Cândida albicans, ou seja, a síndrome fúngica, pode levar à superprodução de beta-alanina (que é outro aminoácido) que compete com a reabsorção de taurina.

Isso pode resultar em excreção excessiva da taurina na urina levando a sua deficiência.

Sobre suplementação, é possível encontrar a taurina em cápsulas ou em pó.

Sobre suplementação e uso

Você geralmente consegue adquirir suplementos de taurina com uma dose por porção que varia entre 500 e 1000 miligramas.

Mas, de acordo com estudos, doses de até 3000 miligramas são seguras para o consumo.

Apesar disso, efeitos colaterais podem aparecer, como todo medicamento ou suplemento.

A taurina atua como diurético natural e ajuda a eliminar líquidos no corpo, então é muito importante ter atenção caso você esteja tomando algum medicamento que pode ser excretado pela urina.

Outro ponto é que a taurina deve ser evitada por pessoas que tenham problemas renais, porque ela pode piorar os sintomas.

Por questão de segurança, mulheres grávidas ou amamentando devem evitar seu consumo por falta de estudos mais aprofundados.

Funciona em sinergia com outros nutrientes

Você sabia que a taurina funciona em sinergia com outros nutrientes importantes como coenzima Q10, vitaminas A e E, selênio e magnésio?

Isso significa que é importante garantir que você esteja recebendo a quantidade adequada desses nutrientes ao usar suplementos de taurina.

Dessa forma, você pode obter todos os benefícios que esses nutrientes têm a oferecer para a sua saúde.

Vídeos relacionados

Continue comigo e assista esse dois vídeos relacionados que são sensacionais, sobre como prevenir a morte súbida por infarto e você precisa desse aminoácido para ter células de defesa, que estão aparecendo aí na tela.

É muito importante você aprender sobre isso, porque pode salvar sua vida e de algum ente querido. Um grande abraço e um beijo no coração.

Estudos e Referências

  1. https://www.youtube.com/watch?v=XWLCX2BkRmo
  2. https://www.youtube.com/watch?v=v7sBmoMLGGE
  3. https://draxe.com/nutrition/what-is-taurine/
  4. https://artigos.alainuro.com/nutrientes-poderosos/beneficios-da-taurina/
  5. https://www.efdeportes.com/efd158/padrao-de-uso-de-bebidas-energeticas.htm
  6. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32957558/
  7. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23224908/
  8. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15221507/
  9. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26004911/
  10. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26004911/
  11. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5933890/
  12. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26918249/
  13. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4052649/
  14. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15042451/
  15. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12107759/
  16. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20739720/
  17. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6536745/
  18. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1756464620305752
  19. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12000086/
  20. https://drjewilliams.com/blog/benefits-taurine/#:~:text=In%20addition%2C%20not%20enough%20vitamins,amino%20acid%20in%20the%20urine.
Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Benefícios do Quiabo – Conheça os 5 principais

Benefícios do Quiabo - Conheça os 5 principais Se você já é fã do quiabo, este post só vai lhe dar mais água na boca....

Descubra os 12 incríveis benefícios do Ginkgo Biloba

Descubra os 12 incríveis benefícios do Ginkgo Biloba A planta milenar Ginkgo Biloba é uma maravilha da natureza com benefícios impressionantes para a nossa saúde!...

10 benefícios da Quercetina e suas incríveis combinações

10 benefícios da Quercetina e suas incríveis combinações Nosso tema de hoje são os benefícios da Quercetina, uma substância fascinante que tem atraído a atenção...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...

Curso Tratamento da Próstata Grande com Remédios Naturais

Aprenda a tratar a Hiperplasia Prostática Benigna de forma natural com métodos comprovados e respaldados em ciência. 
Módulo 1: Entendendo a Hiperplasia Prostática Benigna
Módulo 2: Fundamentos da Fitoterapia e Medicina Ortomolecular
Módulo 3: Substâncias Naturais no Tratamento
Módulo 4: Protocolos de Tratamento
SAIBA MAIS!
close-link