Orégano – O tempero que combate fungos, bactérias e é anti-inflamatório

Orégano – O tempero que combate fungos, bactérias e é anti-inflamatório

Hoje nós vamos falar sobre o orégano e as suas propriedades e benefícios à saúde.

As incríveis propriedades do Orégano

As incríveis propriedades do Orégano

O orégano é antifúngico, é antiviral e é antibacteriano.

Isso significa que mata praticamente todos os bichos, só não espere uma ação super forte e super rápida como se fosse um antibiótico ou antiviral de farmácia.

Porém a grande vantagem é a praticamente falta de efeitos colaterais.

Porém a maior desvantagem é a necessidade as vezes de uso prolongado as vezes para ter o efeito desejado.

Além desse efeito antimicrobiano, o orégano tem várias vitaminas e minerais, e ainda pode ajudar a tratar problemas respiratórios.

As propriedades da planta

O orégano é conhecido desde a antiguidade, nas culturas grega e romana era hábito, entre noivos e noivas que estavam se casando, de usar uma coroa de louros feitos desta planta.

O orégano é rico em várias vitaminas como é o caso:

  • Vitamina A, C, E e K;
  • Além de ser rico em fibras;
  • Folatos;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Vitamina B6;
  • Cálcio;
  • Potássio.

O orégano é muito rico em antioxidantes, sendo que o principal composto com esta propriedade o ácido rosmarínico que tem 42 vezes mais poder antioxidante do que a maçã.

O orégano tem propriedades antimicrobianas sendo ativo conta várias bactérias através dos princípios ativos carvacrol e timol.

Mas talvez você esteja se perguntando, qual seria o problema de usar antibióticos com frequência?

Os antibióticos de amplo espectro, ou seja, que pegam várias bactérias diferentes, ele podem ser perigosos porque não apenas matam as bactérias responsáveis pelas infecções, mas também matam as bactérias boas de que precisamos para uma saúde ideal.

Os compostos carvacrol e timol são inclusive ativos contra as temidas bactérias listéria e MARSA, que são frequentemente resistentes a antibióticos muito fortes usados em UTI de hospitais.

Estudos que comprovam a eficácia antibacteriana do orégano 

Estudos que comprovam a eficácia antibacteriana do orégano 

Como um estudo no Journal of Medicinal Food Journal declarou em 2013, o óleo de orégano representa uma fonte barata de substâncias antibacterianas naturais que exibiram bom potencial.

Dezenas de estudos confirmam o fato de que o óleo de orégano pode ser usado no lugar de antibióticos potencialmente prejudiciais para uma série de problemas de saúde.

Em 2011, o Journal of Medicinal Food publicou um estudo que avaliou a atividade antibacteriana do óleo de orégano contra cinco tipos diferentes de bactérias nocivas.

Após avaliar as características antibacterianas do óleo de orégano, ele mostrou propriedades antibacterianas significativas contra todas as cinco espécies.

A maior atividade foi observada contra E. Coli, o que sugere que o óleo de orégano poderia ser usado rotineiramente para promover a saúde gastrointestinal e prevenir intoxicações alimentares fatais.

O orégano também pode ser utilizado para tratamento de infecções urinárias por várias bactérias, como Proteus, Klebsiella e Escherichia coli.

Também é excelente opção para tratamento de infecções por outro tipo de bicho, os protozoários, como é o caso da giárdia, inclusive tendo ação mais poderosa ainda do que o tinidazol.

Outros estudos e evidências

Outras evidências mostram que os compostos ativos do óleo de orégano (como timol e carvacrol) podem ajudar a combater dores de dente e de ouvido causadas por infecções bacterianas.

Um estudo de 2005 publicado no Journal of Infectious Diseases concluiu que os óleos essenciais ou seus componentes colocados no canal auditivo podem fornecer tratamento eficaz para a otite média aguda, que é um tipo de infecção de ouvido.

O orégano também é rico em uma substância chamada beta cariofileno, que é um agente com ação canabinóide, e que têm fortes propriedades anti-inflamatórias, podendo ser utilizado para o combate da osteoporose assim como a síndrome metabólica.

Outro elemento particularmente rico nesse tal de beta-cariofileno é a nossa copaíba da Amazônia.

Assista ao vídeo sobre óleo de copaiba

Mais estudos e evidências

Um estudo demonstrou que um spray contendo vários óleos essenciais, incluindo orégano, teve um efeito importante para melhorar infecções respiratórias virais.

Outros estudos mostram que o óleo de orégano é benéfico para o tratamento de distúrbios respiratórios de repetição, e também artrite reumatóide.

Pesquisadores da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, encontraram evidências de que o óleo essencial de orégano apresenta propriedades antibacterianas, antioxidantes e quimiopreventivas e pode desempenhar um papel importante como agente bioprotetor.

Além disso, um composto chamado carnosol presente no orégano, apresentou propriedades anti cancerígenas para tumores de próstata, mama, intestino grosso e pele além de leucemia.

Agente antifúngico

Além disso o orégano é excelente agente antifúngico, sendo utilizado para tratamento de proliferação de fungos no intestino.

Através do seu óleo essencial para tratar micose de unha em associação a outras substâncias antifúngicas.

Exemplos dessas substancias, são:

  • O Pau D’arco;
  • Óleo de coco;
  • Ácido caprílico;
  • Entre outras substancias.

Outras propriedades

O orégano também pode ajudar muito na sua digestão devido ao fato de ser rico em fibras.

Uma coisa que pouca gente sabe, é que o orégano também é uma boa fonte de ácidos ômega 3.

Esse tipo de gordura que é benéfico para o coração, evita entupimento das artérias, além de ser anti-inflamatório e ajudar muito na saúde do intestino e do cérebro.

O orégano tem também um papel importante no detox por ser rico em várias substâncias que dão suporte à detoxicação do fígado, como vitaminas do complexo B.

Vários dos compostos ativos encontrados no orégano podem ajudar a auxiliar a digestão, relaxando os músculos do trato digestório e também ajudando a equilibrar a proporção de bactérias boas e más no intestino.

O timol

O timol, um dos compostos ativos do orégano, é um composto semelhante ao mentol, que é também encontrado no óleo de hortelã-pimenta.

Assim como o mentol, o timol pode ajudar a relaxar os tecidos moles da garganta e do estômago, o que pode ajudar a diminuir o refluxo, a azia e o desconforto após as refeições.

Tratamento da Candida e SIBO

O óleo essencial de orégano também é um tratamento natural popular para Candida e SIBO, ou supercrescimento bacteriano do intestino delgado, isso porque ajuda a equilibrar bactérias e combate o supercrescimento de levedura.

SIBO é um problema digestivo comum que causa gases, inchaço e intolerâncias a muitos alimentos que contêm carboidratos (especialmente os chamados FODMAPs).

Estudos do uso de orégano contra SIBO

Extratos de orégano inibem a replicação ou multiplicação bacteriana e podem ser usados de forma semelhante a medicamentos antibióticos como a rifaximina (ou Xifaxan) para tratar essas infecções.

Um estudo de 2014 publicado na Global Advances in Health & Medicine encontrou evidências de que o uso de blends ou misturas de plantas é tão eficaz quanto antibióticos geralmente administrado para o tratamento de SIBO.

Nesse estudo, 104 pacientes com diagnóstico de SIBO foram divididos em dois grupos.

Um desses grupos foi tratado com rifaximina e o outro com antimicrobianos fitoterápicos ao longo de quatro semanas.

Os resultados mostraram que 46% dos pacientes tratados com antimicrobianos fitoterápicos apresentaram melhora dos sintomas, em comparação com apenas 34% tratados com o antibiótico rifaximina.

Além disso, 14 dos 44 pacientes que ainda tinham SIBO, após uma sequência de dias em uso de rifaximina foram tratados com antimicrobianos fitoterápicos, incluindo o orégano.

57% responderam positivamente ao tratamento com ervas, mesmo depois de não se sentirem melhor com os antibióticos.

Estudos sobre a redução dos efeitos colaterais dos medicamentos ou drogas

Nos últimos anos, muitos estudos descobriram que um dos benefícios mais promissores do óleo de orégano é ajudar a reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos ou drogas.

Um estudo publicado no International Journal of Clinical and Experimental Medicine mostrou que o fenol no óleo de orégano pode ajudar a proteger contra a toxicidade do metotrexato em camundongos.

O metotrexato é um medicamento comumente usado para tratar uma ampla gama de problemas, desde câncer até artrite reumatoide.

Mas também é conhecido por ter efeitos colaterais perigosos.

Os pesquisadores acreditam que o óleo de orégano tem esse efeito devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Da mesma forma, uma pesquisa conduzida na Holanda mostrou que o óleo essencial de orégano também pode prevenir o supercrescimento bacteriano e a colonização no intestino grosso durante a terapia com ferro para tratar a anemia.

A terapia com ferro tomada em comprimidos é conhecida por causar uma série de problemas gastrointestinais, como náuseas, diarreia, constipação, azia e vômitos.

Estudos contra fungos que causam o pé de atleta

Um estudo descobriu que uma combinação de calor, sal e uso de óleos essenciais, incluindo orégano, teve efeitos contra os fungos que causam o pé de atleta.

Os pesquisadores concluíram que essa terapia combinando calor com óleos essenciais e sal foi promissora para tratar a micose do pé se feita em um escalda-pés.

Depois de testar a atividade fungicida de 11 óleos essenciais contra o pé de atleta, o óleo de orégano foi considerado o mais poderoso agente antifúngico.

Seguido por tomilho, casca de canela, capim-limão e cravo.

Como fazer um óleo essencial de orégano?

Como fazer um óleo essencial de orégano

Aprenda agora como fazer um óleo essencial de orégano com ingredientes que você pode achar na sua própria casa.

Como ingredientes você vai precisar de:

  • Folhas de orégano, secas, picadas ou esmagadas;
  • Azeite;
  • Óleo de amêndoa ou óleo de semente de uva;
  • Um frasco de vidro higienizado com tampa.
  1. De posse dos ingredientes encha o frasco até metade com as folhas secas de orégano.
  2. Depois, deite o óleo para cobrir as folhas do orégano.
  3. Mexa o óleo para remover as bolhas de ar.
  4. Certifique-se de que todas as folhas estejam cobertas de óleo, agitando cuidadosamente ou girando o frasco.
  5. Coloque esse frasco em uma área morna.
  6. No entanto certifique-se de que não ficará exposto à luz solar direta. Para isso, se possível coloque o frasco dentro de um saco de papel para garantir que ele não entre em contato com os raios solares.
  7. Deixe a mistura em infusão por quatro a seis semanas de vez em quando girando o saco, ou seja, a cada poucos dias.
  8. Depois de macerar, coe o óleo através de uma gaze para remover as folhas.
  9. Coloque o óleo em outro recipiente de vidro higienizado.
  10. Sele o frasco e armazene esse óleo em uma área fresca e seca. Esse preparado pode durar até um ano.

Se você tiver alguma sugestão de uso desse fundamental tempero deixe aqui nos comentários.

Outro vídeo do canal sobre Orégano

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Conheça os 8 incríveis benefícios do cromo para a saúde

Conheça os 8 incríveis benefícios do cromo para a saúde Hoje quero ressaltar os benefícios do cromo para a promoção da nossa saúde. Podemos obter esse...

Fosfatidilserina para melhora da Atenção, Concentração e memória

Fosfatidilserina para melhora da Atenção, Concentração e memória A fosfatidilserina combate o declínio na memória e nas habilidades de pensamento que podem ocorrer com o...

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde Você passa muitas horas sentado? Você sabia que esse hábito pode lhe trazer inúmeros problemas...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect