Ora-pro-nobis – Conheça uma das plantas mais ricas em nutrientes!

Ora-pro-nóbis – Conheça uma das plantas mais ricas em nutrientes!

A Pereskia aculeata, mais conhecida como Ora-pro-nóbis pode ser considerada como fonte de fibras, vitaminas, como a vitamina C, minerais, como ferro e cálcio e também aminoácidos essenciais como a lisina.

Além disso, apresenta alguns carotenoides e flavonóides, e também uma mucilagem, que é tipo uma goma, que ajuda na saúde intestinal.

Características da ora-pro-nóbis

As folhas dessa espécie são comestíveis e utilizadas na culinária regional no estado de Minas Gerais, sendo uma fonte de nutrientes para as populações de baixo poder aquisitivo.

É considerada uma hortaliça não convencional por não possuir um cultivo difundido, sendo esquecida por grande parte da população devido à falta de informações sobre sua rica composição e modo de preparo.

Esse tipo de planta também é usada em ornamentações de jardins ou como cercas vivas e também na medicina popular.

Na medicina, a grande vantagem dessa planta são, melhorando os processos inflamatórios e na recuperação da pele, em casos de queimadura.

Um importante alimento desconhecido por muitos

As folhas, por apresentarem alto teor de proteínas e fibras, ferro e cálcio, podem ser usadas como importante alimento.

Esta hortaliça possui folhas suculentas e comestíveis, podendo ser usada em várias preparações, como farinhas, saladas, refogados, tortas e massas alimentícias como o macarrão, além do preparo de pratos típicos de Minas Gerais.

Os mineiros comem essa planta acompanhando a polenta ou o angu, como é conhecido em Minas Gerais.

Pode ser usado na forma de molho, pode ser usado inclusive com macarrão, ou simplesmente com arroz mesmo ou até mesmo na forma de saladas.

Devido aos elevados teores de proteínas, essa planta é denominada “carne de pobre”.

Os frutos da planta possuem atividade antioxidante, e estão sendo estudados devido aos flavonóides e carotenóides lá presentes.

Composição rica da ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis é muito rica em vitaminas e minerais:

  • Manganês;
  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Cálcio;
  • Vitamina A que inclusive ajuda na saúde dos olhos
  • Vitamina B9, o ácido fólico que combate anemia juntamente com o ferro que ela contém.

É um alimento importante para as mulheres que querem engravidar e também naquelas que já estão grávidas, isso para evitar problemas na formação do tecido neural, da formação do cérebro do bebê.

Todos esses nutrientes são importantíssimos para manter também a nossa imunidade em alta ele tem o poder de combater 75 por cento dos radicais livres com isso.

Outros benefícios da ora-pro-nóbis

Portanto, apesar de não ter sido estudado ainda profundamente, isso ainda precisa de muitos estudos, aparentemente essa planta tem efeitos anti-envelhecimento e de rejuvenescimento.

Além disso, auxilia na hidratação da pele e também do nosso cabelo pois contém grandes quantidades de compostos fenólicos e fibras que além de proteger as artérias, também diminui o ldl colesterol.

Também ajuda na eliminação de gorduras localizadas e gorduras no fígado e com isso ela vai ajudar no emagrecimento.

Principais usos e benefícios

As fibras estão presentes tanto nas folhas como no caule.

A gente pode ingerir as duas partes.

Vai melhorar o trânsito intestinal, vai ajudar a controlar o açúcar no sangue e ainda vai dar uma sensação de saciedade que também vai colaborar com emagrecimento.

A planta também tem um efeito analgésico e anti-inflamatório tanto internamente quanto externamente.

Pode ser usada na forma de cataplasma em machucados e em picadas de insetos para aliviar a dor e ainda é cicatrizante de feridas.

A Pereskia aculeata ou ora-pro-nóbis, tem 25% de proteínas em sua massa de folhas e destas, 85% se apresentam numa forma facilmente digerível.

Para você ter uma ideia, 25 % é um valor realmente alto – o espinafre só tem 2,2 %.

Os aminoácidos que são encontrados em maior quantidade nesta planta são a lisina e o triptofano.

Outra riqueza da Pereskia aculeata são as fibras solúveis, importantes para o processo digestivo e intestinal,

As vitaminas (A, B e C), dos quais se destaca seu efeito benéfico no sistema imunológico, olhos e pele e, minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Ricas em ferro, suas folhas auxiliam na cura de anemias e podem ser aproveitadas frescas ou secas e moídas, na elaboração de uma farinha, que é complemento nutricional, utilizado no combate à desnutrição.

Também são ricas em mucilagem, aquela goma que eu mencionei, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Outras curiosidades da planta

Em Sabará, onde acontece o Festival do Ora-pro-nóbis, acredita-se que o nome ‘”ora-pro-nóbis” (“rogai-por-nós” em latim), vem do fato que as pessoas colhiam as flores e folhas no quintal da casa do padre da cidade enquanto ele proferia a missa.

Em Tiradentes, há também restaurantes que utilizam as folhas e flores, no preparo do famoso frango com ora-pro-nóbis.

No paisagismo, esta belíssima espécie, pode ser conduzida com trepadeira, servindo como uma excelente cerca-viva, bastante defensiva, devido aos espinhos.

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O que é Alergia e Rinite Alérgica?

O que é Alergia e Rinite Alérgica? A principal função do nosso sistema imunológico é nos proteger de antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam...

Incontinência urinária – 6 tipos mais comuns e tratamentos

Incontinência urinária - 6 tipos mais comuns e tratamentos A incontinência urinária afeta 23-31% da população idosa e estima-se que afete 50-65% de ambos os...

Hormônios e ligação com Artrite

Hormônios e ligação com Artrite As doenças autoimunes são mais comuns em mulheres do que em homens e as condições inflamatórias autoimunes artríticas têm tendência...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect