Óleo de abacate – O melhor óleo para cozinhar em altas temperaturas

Óleo de abacate – O melhor óleo para cozinhar em altas temperaturas

Durante décadas, fomos levados a acreditar que toda a gordura é ruim, e uma dieta com baixo teor de gordura é o melhor caminho a percorrer se alguém quiser permanecer saudável por décadas.
 
À medida que as evidência científicas continua a crescer, vemos que isso é em grande parte, falso. A gordura não é a vilã, afinal. Existem gorduras extremamente benéficas e essenciais!
Aqui vamos falar um pouco sobre o óleo de abacate!
 
Este óleo saudável também é abundante em ácidos graxos monoinsaturados, evitando assim os possíveis efeitos inflamatórios de muitos ácidos graxos ômega-6. Como um bônus, ele contém compostos antioxidantes benéficos, como polifenóis e carotenoides, que em estudos com animais mostraram prevenir doenças e o envelhecimento. 
 
O consumo de abacate tem sido associado a perda de peso, alívio da dor da artrite, prevenção do câncer, saúde ocular, menor colesterol e melhor saúde geral. 
 
E, porquê o óleo de abacate?
 
Curiosamente, o óleo de abacate tem um dos pontos de aquecimento ou fumaça mais altos, a 250 graus. Isto é muito importante para a sua saúde, porque nutrientes benéficos e fitoquímicos são destruídos quando um óleo é superaquecido (ou seja, quando você começa a ver fumaça), o que acontece com a maioria dos óleos usados no dia-a-dia.  
 
O superaquecimento também ajuda a criar radicais livres nocivos.
Então o óleo de abacate possui um dos pontos de aquecimento mais altos entre os óleos, tornando-o resistente à oxidação!
Isso significa que você pode cozinhar e fritar com ele sem preocupações e assim dar um sabor delicioso aos seus alimentos favoritos. 
 
Se houver uma receita que requeira temperaturas de cozimento muito altas, certifique-se de usar o óleo de abacate – é um dos únicos óleos que podem suportar o calor, não trazer riscos a sua saúde e ainda preservar compostos antioxidantes benéficos. 
 
Dicas:
 
  • Use óleo de abacate em salteados e refogados de alta temperatura, bem como grelhar e assar em altas temperaturas.
  • O óleo de abacate de alta qualidade deve ter apenas “óleo de abacate” na lista de ingredientes e deve ser sempre orgânico.
  • Ao pesquisar a empresa que produz o óleo, verifique se o procedimento de processamento também é explicado em detalhes. O óleo de abacate prensado a frio é de melhor qualidade, embora seja um pouco mais caro.
 

Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Benefícios do Quiabo – Conheça os 5 principais

Benefícios do Quiabo - Conheça os 5 principais Se você já é fã do quiabo, este post só vai lhe dar mais água na boca....

Descubra os 12 incríveis benefícios do Ginkgo Biloba

Descubra os 12 incríveis benefícios do Ginkgo Biloba A planta milenar Ginkgo Biloba é uma maravilha da natureza com benefícios impressionantes para a nossa saúde!...

10 benefícios da Quercetina e suas incríveis combinações

10 benefícios da Quercetina e suas incríveis combinações Nosso tema de hoje são os benefícios da Quercetina, uma substância fascinante que tem atraído a atenção...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...

Curso Tratamento da Próstata Grande com Remédios Naturais

Aprenda a tratar a Hiperplasia Prostática Benigna de forma natural com métodos comprovados e respaldados em ciência. 
Módulo 1: Entendendo a Hiperplasia Prostática Benigna
Módulo 2: Fundamentos da Fitoterapia e Medicina Ortomolecular
Módulo 3: Substâncias Naturais no Tratamento
Módulo 4: Protocolos de Tratamento
SAIBA MAIS!
close-link