Para que serve o óleo de avestruz?

Com certeza você já ouviu sobre as propriedades do óleo de peixe e do ômega 3. Mais você já ouviu falar no óleo de avestruz?

Ele é feito de ácidos graxos essenciais, como o próprio ômega 3, naturalmente reduz a inflamação e trata problemas de pele entre outras incríveis propriedades.

Assista ao vídeo ou leia o artigo

Estudo sobre o óleo de avestruz

Um estudo feito na Austrália em 2002, com óleo de ema, um parente da avestruz, demonstrou que esse óleo, tanto ingerido como usado na pele, possui atividades anti-inflamatórias, especialmente no trato digestório.

O óleo de ema é usado pelos aborígenes da Austrália há milhares de anos para tratar infecções de pele.

Hoje em dia, mesmo alguns médicos convencionais recomendam o uso desse óleo para tratamento de queimaduras, e outras doenças de pele.

Para que serve o óleo de avestruz? Qual é a composição desse óleo?

Para que serve o óleo de avestruz? Ômegas do Óleo

Ácidos graxos

Ele contém ácidos graxos insaturados ômegas 3, 6, 7 e 9, contribuindo para sua capacidade de curar a pele e reduzir a inflamação.

                     Para saber mais sobre ômega 7 , assista esse vídeo!

 

Vitamina E

A vitamina E atua como um agente antienvelhecimento natural; fortalece a pele e ajuda a melhorar a sua elasticidade. A vitamina E também ajuda a equilibrar as gorduras e combater os danos dos radicais livres.

                     Para saber mais sobre a vitamina E , assista esse vídeo!

 

Vitamina A

A vitamina A é um poderoso antioxidante que desempenha um papel crítico na manutenção da pele saudável e na redução da inflamação.

A vitamina A também estimula o sistema imunológico, ajudando a combater gripes e resfriados comuns.

Para que serve o óleo de avestruz – Os 7 principais benefícios:

1 – Equilíbrio das gorduras do sangue

Os ácidos graxos desse óleo têm propriedades de equilibrar as gorduras. Quem acompanha o meu trabalho e as aulas do Dr. Lair Ribeiro sabe que o colesterol não é bandido, ele é mocinho.

                     Para saber mais sobre Colesterol, assista esse vídeo!

 

Um estudo conduzido pelo Nutrition and Metabolism Research Group do Canadá, verificou que o ômega 3 contido no óleo de peixe e de avestruz ajudou a baixar os triglicerídeos depois de um período de três meses de uso, sem afetar o HDL e LDL colesterol.

O ácido linoleico presente no óleo de avestruz também ajuda na redução de peso corporal. Então pode ser usado como um auxiliar em um processo de perda de peso através de uma dieta low carb.

 

2 – Redução da inflamação e da dor

O óleo de avestruz age como agente anti-inflamatório, reduzindo a dor muscular e das juntas. Também ajuda na cicatrização de feridas e de lesões de pele.  Um estudo publicado na revista Inflammo pharmacology demonstrou que o uso desse óleo, quando aplicado na pele, tem o mesmo efeito anti-inflamatório do ibuprofeno tomado via oral.

Como ele consegue combater o inchaço e a dor, o óleo de avestruz consegue tratar síndrome do túnel do carpo, artrite, dor de cabeça, enxaqueca e dores nas canelas.

 

3 – Combate infecções e melhora o sistema imune

Os ácidos graxos essenciais, antioxidantes e vitaminas do óleo de avestruz ajudam a prevenir ou tratar infecções quando aplicados na pele. Ele também tem propriedades de impedir a reprodução de bactérias.

Pesquisas mostram que o ácido linolênico encontrado no óleo de avestruz tem o poder de tratar infecções resistentes a antibióticos, como é o caso do H. pylori, uma infecção responsável por várias doenças gástricas, incluindo gastrite, úlceras pépticas e câncer de estômago.

Como o óleo de avestruz reduz a irritação e a inflamação, também pode ser usado para aliviar os sintomas de tosse e gripe naturalmente. Ele também contém vitamina A e ácidos graxos essenciais, responsáveis por ajudar em várias funções do sistema imunológico.

Para saber mais sobre como melhorar seu sistema imune, assista esse vídeo!

 

4 – Beneficia o sistema digestório

 O estudo de 2012 realizado na Austrália, que eu mencionei acima, testou a eficácia do óleo de ema no trato digestório de camundongos.

Os pesquisadores descobriram que ele protegeu parcialmente contra a mucosite induzida pela quimioterapia. A mucosite geralmente ocorre como um efeito colateral do tratamento de quimioterapia e radioterapia para o câncer.

Com base nessas descobertas, os pesquisadores concluíram que o óleo de ema ou de avestruz é capaz de promover o reparo intestinal e pode ser um tratamento complementar nos distúrbios inflamatórios que afetam os intestinos.

 

5 – Melhora a pele

O óleo de avestruz pode ser facilmente absorvido pela pele, pois contém gorduras semelhantes as encontrados na camada mais externa da tez.

O óleo também penetra profundamente, permitindo que ele atue como um poderoso hidratante.

Pode ser usado para suavizar:

  • Pele áspera nas regiões de cotovelos, joelhos e calcanhares;
  • Amolecer as mãos;
  • Reduzir a coceira e a descamação da pele seca.

Devido às propriedades anti-inflamatórias do óleo, ele tem o poder de reduzir o inchaço e inflamação presente em doenças como psoríase e eczema.

Também estimula a regeneração das células da pele, para ajudar as pessoas que sofrem de escaras, além de ajudar a reduzir cicatrizes, tratar queimaduras, estrias, rugas e danos causados pelo sol.

Pesquisadores na China investigaram os efeitos da aplicação de óleo de avestruz na cicatrização de feridas em ratos.

Eles descobriram que ela possui atividade anti-inflamatória, e pode promover a cicatrização de feridas inibindo a inflamação local.

Após a aplicação do óleo de ema, houve alívio do inchaço e da babação da queimadura e não aconteceu a infecção de ferida.

 

6- Alivia a dor da amamentação

A aplicação externa de óleo de avestruz pode aliviar os mamilos doloridos, secos e rachados que acontecem com frequência nas mães quando elas começam a amamentar. Um estudo de 2016 publicado no Journal of Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine descobriu que a aplicação deste óleo no bico do seio é eficaz em aliviar desconfortos causados pela amamentação.

No estudo, 70 mães que amamentavam usaram creme à base de óleo de avestruz na auréola, e o tratamento foi eficaz na melhoria da hidratação da área, sem afetar outras características da pele.

 

7 – Promove unhas e cabelos saudáveis

Os antioxidantes presentes no óleo de avestruz ajudam a melhorar as unhas e cabelos. A vitamina E nela presente ajuda a reverter os danos ambientais causados aos cabelos e promove a circulação no couro cabeludo.

O óleo de avestruz pode ser usado para hidratar e promover o crescimento do cabelo. Estudos experimentais em animais foram realizados para avaliar o potencial de crescimento capilar do óleo de avestruz, e os pesquisadores descobriram que o tratamento com esse óleo foi comparável em eficácia ao minoxidil.

Também é benéfico para as unhas, porque hidrata as cutículas e reduz a inflamação que pode ser causada por micoses.

Para saber mais sobre como deixar seus cabelos mais saudáveis, assista esse vídeo!

 

Para que serve o óleo de avestruz? Onde encontrar?

 Eu vou deixar dois links a abaixo para quem quiser comprar:

  1. https://alaindutra.com/oleo-de-ema
  2. https://alaindutra.com/oleo-de-avestruz

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.