Glutationa – O Antioxidante Mestre
Índice do Artigo
A glutationa é o antioxidante mestre do nosso corpo, e o mais poderoso dos que são produzidos pelo organismo.
É vital para o sistema imune do corpo e para a saúde em geral.
Vamos artigo vamos ver o que é glutationa (GSH), para que serve, seus benefícios, o que faz cair os níveis e como restaurar os níveis desse antioxidante fundamental.
![Glutationa - O Antioxidante Mestre e suas incríveis propriedades 1 dr alain assista ao video](https://artigos.alainuro.com/wp-content/uploads/2019/11/dr-alain-assista-ao-video.png)
O que é glutationa (GSH) e suas características
A glutationa (GSH) é uma molécula simples que é produzida o tempo todo no nosso corpo composto por três aminoácidos que são como peças de Lego – glicina, glutamato e cisteína.
Desses três, os dois primeiros (glicina e glutamato) são ricos na alimentação, apenas o terceiro (cisteína) é mais difícil de obter.
![Glutationa - O Antioxidante Mestre e suas incríveis propriedades 2 Glutationa - Fontes de Glicina](https://artigos.alainuro.com/wp-content/uploads/2018/11/glutationa-fontes-de-glicina.jpg)
Então um jeito de aumentar o glutationa (GSH) é suplementar com N-acetilcisteína (NAC).
A glutationa GSH é rico em compostos com enxofre (sulfurados) e age como se fosse um papel de pegar mosca, grudando os famosos radicais livres, metais tóxicos e toxinas para depois eliminá-los.
Alterações genéticas
Nosso corpo é basicamente o mesmo dos nossos antepassados que viveram há milhares de anos.
Infelizmente a evolução é lenta e 80 mil novos químicos foram introduzidos no nosso convívio há pouco mais de 50 anos, que em termos evolutivos é um piscar de olhos.
É como se nosso corpo rodasse um programa de computador antigo ainda em disquete em um meio a um complexo sistema computacional que seria o nosso ambiente.
Muitos de nós temos alterações genéticas que impedem que o sistema glutationa GSH funcione na sua plenitude.
Isso explica em parte porque muitas pessoas são frágeis e vulneráveis e ficam doentes com facilidade.
As principais funções da glutationa
01 – Reduzir radicais livres
A glutationa GSH tem como principal função fazer cair os níveis de radicais livres.
São os radicais livres que degeneram nosso corpo e são uma das principais razões de envelhecimento.
Além de agir de forma direta, o GSH também ajuda a reciclar outras enzimas antioxidantes. É como a brincadeira da batata quente.
02 – Envelhecimento saudável
Se quisermos envelhecer com saúde e permanecer sem doenças crônicas e degenerativas devemos manter a glutationa em bons níveis.
A GSH reduz inflamação, e isso vai na raiz dos problemas de doença cardíaca, câncer, Alzheimer entre outras.
Assista meu vídeo sobre os segredos do rejuvenescimento
03 – Detox de várias substâncias
Assim como o ácido alfalipoico, a glutationa GSH é um quelante seguro de metais tóxicos, o que significa que ajuda a remove-los do corpo. Gruda e elimina.
Devido a isso se trata de um poderoso agente detox. Sem glutationa o fígado fica sobrecarregado, doente e incapaz de fazer seu trabalho.
Assista meu vídeo sobre ácido alfalipoico
04 – Suporte ao sistema imune
![Glutationa - O Antioxidante Mestre e suas incríveis propriedades 6 Glutationa - Suporte ao sistema imune](https://artigos.alainuro.com/wp-content/uploads/2018/11/glutationa-suporte-sistema-imune.jpg)
Vai dar suporte ao sistema imune, ajudando a equilibrar o sistema imune, inclusive nas doenças autoimunes como o Hashimoto e também nas alergias.
Assista meu vídeo sobre como melhorar o sistema imune
05 – Melhora na condição muscular
![Glutationa - O Antioxidante Mestre e suas incríveis propriedades 7 Glutationa - Melhora a função muscular](https://artigos.alainuro.com/wp-content/uploads/2018/11/glutationa-melhora-a-funcao-muscular.jpg)
Estudos mostram que a glutationa GSH também ajuda na atividade física, diminuindo danos musculares, aumentando a força, melhorando o tempo de recuperação dos exercícios, e mudando o metabolismo de produção de gordura para desenvolvimento muscular.
O que será que faz cair a glutationa (GSH) no nosso corpo?
- Estresse crônico;
- Emocional;
- Dieta ruim – dieta com produtos alimentícios , rico em processados e industrializados vai obrigar o corpo a processar esses químicos e ativar as defesas que envolvem a glutationa;
- Fumo;
- Doenças autoimunes como artrite reumatóide;
- Pouco consumo de enxofre – não comer vegetais folhosos e vegetais crucíferos, alho e cebola;
- Medicamentos em geral (fármacos engenhados);
- Infecções crônicas por vírus, fungos e bactérias;
- Toxinas ambientais – beber de garrafas plásticas (BPA), produtos de higiene e beleza que estão cheios de toxinas como chumbo;
- Excesso de exercícios (overtraining);
- Pessoas doentes e intoxicadas com frequência tem dificuldade de perder peso e se se esforçarem excessivamente na academia podem ficar ainda mais doentes. Podem ficar mais fadigados, inflamados.
Então quando desconfiar que se está com níveis baixos de GSH?
Qualquer doente crônico, com fadiga persistente, doença cardíaca, câncer, infecções crônicas, doenças autoimunes, Alzheimer e Parkinson, doenças renais e do fígado.
Níveis adequado de glutationa é crítico para se recuperar de virtualmente todas as doenças crônicas.Também para prevenir doenças e manter saúde ótima.
Como reverter a queda de GSH?
- Primeiro parar os eventos que mencionamos que fazem cair seus níveis.
- Comer vegetais folhosos, vegetais crucíferos, alho e cebola.
- Exercícios regulares sem excessos.
- Repor nutricionalmente os níveis – existem duas formas de glutationa GSH, a reduzida e oxidada.
Se a glutationa fosse uma pistola, a forma reduzida é a que estaria com o pente carregado, pronta para agir, e a forma oxidada é a arma com o pente vazio, ou seja, já gastou a sua munição, já foi utilizada.
Então precisamos aumentar os níveis da glutationa “armada”, ou repor o pente já gasto.
Podemos ir então ao paiol e comprar mais munições para a pistola descarregada – para isso podemos usar:
- Silimarina
- Aminoácido N-acetilcisteina NAC
- Selênio
- Vitaminas do complexo B
- Ácido alfalipoico
Ou podemos fabricar diretamente mais pistolas carregadas, repondo diretamente a glutationa na forma subligual ou dar direto na veia.