Espinafre pode atrapalhar a absorção do ferro no organismo!

Espinafre pode atrapalhar a absorção do ferro no organismo!

Será que existe riscos e perigos no consumo do ESPINAFRE? Quem pode comer e quem tem que ter cautela ao consumir o espinafre? 

Será que assim como o personagem Popeye diz, comer espinafre vai te deixar mais forte e saudável?

Ou será que existe riscos e perigos no consumo desse vegetal?

Quem pode comer e quem tem que ter cautela ao consumir o espinafre?

Tem pessoas que realmente precisam evitar o espinafre ou reduzir o seu consumo.

 

Quem pode comer e quem tem que ter cautela ao consumir o espinafre? 

Posso dizer que é inegável que comer espinafre para a maioria das pessoas é muito saudável porque ele é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, todos nutrientes essenciais para sua saúde.

Mas surpreendentemente existe sim um perigo oculto no espinafre que pode comprometer a sua saúde, principalmente se você sofre de:

Assista meu vídeo 7 DOENÇAS SILENCIOSAS MAIS PERIGOSAS que podem estar tomando conta de você!

Só para te deixar curioso, o espinafre contém ferro, certo? Mas cuidado! O próprio espinafre pode interferir com a absorção do ferro no seu organismo. Complicado, não é?

Benefícios da ingestão de espinafre

Rapidamente eu vou falar dos benefícios da ingestão de espinafre para depois falar sobre esses perigos ocultos.

Ele é rico em:

  1. ferro e magnésio;
  2. vitamina A, na verdade uma substância precursora da vitamina A;
  3. vitamina K;
  4. vitamina C;
  5. vitamina E;
  6. clorofila;
  7. ácido fólico;
  8. vitaminas B2 e B6.

É um alimento completo e muito saudável. Ajuda a tratar a degeneração macular porque contém vitamina A, luteína e zeaxantina que são importantes para a saúde dos olhos.

Além de tudo isso, o espinafre possui substâncias carotenóides que protegem contra o câncer, diabetes, doenças cardíacas, doenças neurodegenerativas e obesidade.

Ele contém ainda flavonoides que são poderosos antioxidantes que combatem os radicais livres no corpo o que faz do espinafre um dos melhores alimentos para se combater o envelhecimento.

Outros benefícios da ingestão de espinafre

Outros benefícios da ingestão de espinafre são que ele atua contra:

  • doenças cardíacas;
  • melhora a cognição;
  • tem baixa caloria;
  • estabiliza o açúcar no sangue;
  • ajuda na saúde óssea;
  • mantém a pele saudável;
  • auxilia no detox do corpo;
  • é rico em magnésio;
  • preserva a saúde do cérebro;
  • melhora seu sistema imunológico.

Além das vitaminas já mencionadas, ele tem minerais como o manganês, zinco e selênio, fazendo dele uma excelente opção para a saúde de vários órgãos no corpo.

A lista de benefícios é enorme e essa é a boa notícia.

O lado ruim e pouco conhecido do espinafre

Como tudo na vida tem um outro lado, isso também ocorre com os alimentos que são considerados muito saudáveis e nutritivos.

O lado ruim e pouco conhecido do espinafre, é que ele é rico em oxalato, que é um antinutriente e que pode ser bastante prejudicial se você tiver muita formação de cristais na urina ou pedras nos rins.

Os oxalatos começam a puxar o cálcio do corpo para formar pedras nos rins, então tenha muito cuidado.

Pessoal, nosso corpo foi feito para lidar muito bem com uma pequena quantidade de oxalato e algumas pessoas acumulam altos níveis na corrente sanguínea, urina e tecidos, enquanto outros não.

Os principais motivos para esse alto acumulo de oxalato são:

  1. a genética da pessoa;
  2. a deficiência de vitamina B6, que faz a produção de oxalato aumentar.
  3. A disbiose intestinal que causa um desequilíbrio da microbiota aumentando a inflamação local e aumentando a permeabilidade, fazendo com que mais oxalato seja absorvido.

Assista meu vídeo sobre Disbiose – Organismo saudável depende de intestinos bons

Outros motivos para aumento do oxalato 

Outro motivo é o consumo exagerado de oxalato na alimentação, como no caso do tema desse vídeo, que é um alto consumo do espinafre.

Carências nutricionais também podem facilitar o aumento de oxalato no corpo, isso porque a deficiência em cálcio, magnésio, potássio e ferro podem fazer você absorver mais oxalato.

Atenção e recomendações no consumo do Espinafre 

O oxalato em excesso é eliminado pela urina e pessoas com problemas renais podem ter dificuldade de eliminação desse composto.

Se você sofre de alguma doença crônica inflamatória ou de alguma condição dolorosa, como fibrose cística, fibromialgia, doenças da tireoide, artrite ou asma, é recomendado que você coma espinafre com moderação por causa do alto nível de oxalato, isso porque pode piorar os sintomas.

As pessoas que sofrem de síndrome do intestino permeável, distúrbios digestivos ou síndrome do intestino irritável, podem ter vários sintomas desagradáveis com o consumo de espinafre porque o oxalato se acumula nos tecidos do corpo e piora os sintomas associados a essas doenças.

Se você tem algum desses problemas de saúde que falamos, o ideal é que você não coma com frequência e faça de vez em quando a substituição do espinafre por outras folhas verdes que têm menos oxalatos, como é o caso da couve, do alface e da acelga.

Assista meu vídeo sobre QUEM NÃO DEVE CONSUMIR A COUVE

Outro mito associado ao espinafre

Outro mito associado ao espinafre é que ele tem uma grande quantidade de ferro. O espinafre não contém tanto ferro assim pessoal e o oxalato que interfere na absorção do cálcio também vai interferir com a absorção do ferro.

Então se você tem anemia ou ferritina baixa, fique esperto e não consuma muito espinafre.

Uma forma de reduzir a concentração de oxalatos no espinafre é cozinhando ele no vapor. Mas atenção para não cozinhar por muito tempo porque você terá um alimento praticamente morto e sem muitos nutrientes.

Outra forma interessante que ajuda a diminuir os oxalatos é adicionando limão no espinafre ou um pouquinho de suplemento em pó de citrato de potássio porque ele inativa os oxalatos.

Alguns nutricionistas defendem que o espinafre cozido deve ser consumido imediatamente porque se você manter ele na geladeira, começa a produzir substâncias tóxicas.

Realmente, essa é uma informação que é muito difícil saber se procede de fato, porque não tem muitos dados a respeito.

Quanto de espinafre devo ingerir por dia?

O segredo é ingerir o espinafre com moderação e evitar ele ao máximo se você sofre de alguma doença crônica que falei neste vídeo.

A recomendação que faço é que você consuma uma porção (uma xícara), uma a duas vezes por semana.

O espinafre deve fazer parte de uma dieta equilibrada, composta por uma grande variedade de alimentos naturais, sempre alternando legumes e hortaliças, ok?

É importante consumir espinafre orgânico para evitar o consumo de químicos como o DDT e outros pesticidas, ou você pode fazer um dos métodos para remover agrotóxicos dos alimentos que ensinei em um vídeo.

Assista meu vídeo sobre A MELHOR MANEIRA DE REMOVER AGROTÓXICO DE SUAS FRUTAS E VERDURAS

Gostaram desse artigo, pessoal? Deixe sua opinião nos comentários!

Referências

  1. https://draxe.com/nutrition/spinach-nutrition/
  2. https://www.youtube.com/watch?v=SZm6y_nHMG8
  3. https://www.minhavida.com.br/materias/materia-12447#:~:text=O%20cozimento%20ajuda%20a%20inativar,no%20organismo%20de%20algumas%20pessoas.
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Benefícios da Couve e quem deve ter cautela ao consumir

Benefícios da Couve e quem deve ter cautela ao consumir Olá, pessoal. Tudo bem? Sem a menor sombra de dúvida, a couve é um superalimento...

Qual é o melhor sal para a saúde? A verdade sobre o sal

Qual é o melhor sal para a saúde? A verdade sobre o sal Você sabe qual é o melhor sal para a saúde? Sabe como o sal...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect