Cranberry – Como essa fruta pode ajudar a melhorar a memória e afastar a demência

Cranberry – Como essa fruta pode ajudar a melhorar a memória e afastar a demência

Essa fruta exótica e saborosa é antioxidante, previne o envelhecimento precoce das células e o câncer, previne infecções urinárias e protege também a saúde cardiovascular.

E, agora um novo estudo mostra sua ação na melhora cognitiva.
Eu considero ela um superalimento devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes.

O cranberry é rico em vitamina C, Proantocianidina e minerais como zinco, potássio, magnésio e selênio, com ação antioxidante que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres nas células.

Em altas concentrações essa fruta é indicada para prevenção de infecções urinárias, úlceras no estômago ou o envelhecimento precoce.

Estudos recentes com cranberry

Um estudo publicado na revista Frontiers in Nutrition em 19 de maio de 2022 da Universidade de East Anglia (Reino Unido), mostrou que adicionar cranberry à sua alimentação pode ajudar a melhorar a memória e a função cerebral e diminuir o colesterol “ruim”.

A equipe de pesquisa estudou os benefícios de consumir o equivalente a uma xícara de cranberry por dia entre pessoas de 50 a 80 anos.

Estudos anteriores mostraram que uma maior ingestão de flavonoides na dieta está associada a taxas menores de declínio cognitivo e demência.

E alimentos ricos em antocianinas e Proantocianidinas, que dão às bagas a cor vermelha, azul ou roxa, melhoram a cognição.

A equipe de pesquisa investigou o impacto de comer cranberry por 12 semanas na função cerebral e no colesterol em 60 participantes cognitivamente saudáveis.

Metade dos participantes consumiu pó de cranberry liofilizado, equivalente a uma xícara ou 100g da fruta fresca, diariamente. A outra metade consumiu um placebo.

O estudo é um dos primeiros a examinar a fruta cranberry e seu impacto a longo prazo na cognição e na saúde do cérebro em humanos.

Resultados surpreendentes 

Os resultados mostraram que o consumo de cranberry melhorou significativamente a Memória dos participantes, Funcionamento Neural e do Fluxo Sanguíneo Cerebral (perfusão cerebral).

Eles descobriram que os participantes que consumiram o pó de cranberry mostraram um desempenho de memória episódica significativamente melhor em combinação com uma melhor circulação de nutrientes essenciais para partes importantes do cérebro que suportam a cognição – especificamente consolidação e recuperação da memória.

O grupo do cranberry também exibiu uma diminuição significativa nos níveis de LDL ou colesterol ‘ruim’, conhecido por contribuir para a aterosclerose que é o espessamento ou endurecimento das artérias causado por um acúmulo de placa no revestimento interno de uma artéria.

Isso mostra, como em outros estudos, que o cranberry pode melhorar a saúde vascular e pode contribuir para a melhoria da perfusão cerebral e da cognição.

Os pesquisadores esperam que suas descobertas possam ter implicações para a prevenção de doenças neurodegenerativas, como as demências, que devem afetar cerca de 152 milhões de pessoas até 2050, e é crucial que se busque intervenções no estilo de vida, como na dieta, que possam ajudar a diminuir o risco e a carga dessas doenças.

As descobertas deste estudo são muito interessante, especialmente considerando que uma intervenção relativamente curta de 12 semanas usando cranberry foi capaz de produzir melhorias significativas na memória e na função cerebral.

Você pode consumir essa fruta no dia a dia ou mesmo 3 a 4 vezes na semana tanto na forma in natura (fruta fresca, desidratada ou suco sem adoçar) quanto suplemento (extrato de cranberry) ou na forma de pó de cranberry liofilizado, como foi usado no estudo.

O cranberry apresenta segurança quando utilizada em sua forma in natura, porém quando suplementada é preciso ter alguns cuidados, pois pode interferir na excreção de alguns medicamentos, causar diarreia em pessoas com doenças intestinais e outros sintomas gastrointestinais.

MATERIAIS COMPLEMENTARES

Assista as Dicas do Dr. Alain para ter uma super memória e combater a baixa performance cerebral

Vídeo – DEMÊNCIA – 7 sinais iniciais de ALERTA

Vídeo – Como recuperar seu cérebro com a dieta Ketoflex | Guia completo

Referências e estudos

https://www.sciencedaily.com/releases/2022/05/220519081109.htm

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Conheça os cinco benefícios da tirosina

Conheça os cinco benefícios da Tirosina Conheça os 5 principais benefícios da tirosina A tirosina é um importante precursor de neurotransmissores e substâncias como epinefrina, norepinefrina...

Benefícios da Vitamina C – Você que toma precisa conhecê-los

Benefícios da Vitamina C - Você que toma precisa conhecê-los Nesse artigo você irá entender os benefícios da vitamina C e porque devemos associar a...

Magnésio – Conheça todos os tipos, usos e benefícios

Magnésio - Conheça todos os tipos, usos e benefícios Considerando todas as funções importantes que o magnésio desempenha no corpo - e o fato de...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect