Coenzima Q10 – Para manter a energia, saúde do coração e longevidade!
Índice do Artigo
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a
Coenzima Q10 e suas principais funções, assim como detalhar os alimentos que podem contribuir para diminuir ou aumentar seus níveis no organismo.Diferentemente das enzimas em seu corpo, que são proteínas destinadas a acelerar certas reações bioquímicas, as coenzimas são enzimas auxiliares que promovem uma melhor atividade das enzimas.
A principal função da coenzima Q10 é melhorar a produção de energia em seu corpo através de uma molécula chamada de ATP, que é produzida no interior das células em organelas denominadas mitocôndrias, as verdadeiras usinas de energia de seu organismo. Além de auxiliar neste processo, a coenzima Q10 também ajuda a reduzir o temido estresse oxidativo.
Ou seja, ela é sobretudo um poderoso antioxidante.
Esta é uma das razões de o coração possuir muita coenzima Q10, pois é um dos órgãos que mais produz energia no corpo, por isso você deve ter visto por aí que a Coenzima Q10 ajuda na saúde do coração.
Uma das funções da coenzima é baixar a pressão sanguínea, já que ela aumenta a energia no coração e faz com que ele não precise trabalhar tanto para compensar a pressão e o fluxo sanguíneo necessários para um bom funcionamento do corpo.
Quais são os alimentos que podem aumentar a
no organismo?Vejamos alguns alimentos na lista abaixo:
- O primeiro alimento mais importante é o bife de coração ou de fígado, pois são muito ricos em coenzima Q10.
- Para quem não gosta de comer fígado ou coração, as folhas verdes são uma boa opção, pois elas têm a capacidade de captar a luz solar e realizar o processo de fotossíntese, armazenando a energia produzida nas clorofilas, que são pequenos pigmentos verdes. Os alimentos ricos em clorofila ajudam na produção de coenzima Q10.
- As algas verdes ou azuis também são excelentes fontes de clorofila e podem auxiliar na produção de coenzima Q10.
- A carne de peixe é uma ótima opção para obter diretamente coenzima Q10.
Assista meu vídeo Os top alimentos/suplementos
O que mais pode diminuir os níveis de
coenzima Q10?Um dos problemas das estatinas é que elas podem causar toxicidade para seus músculos porque diminuem os níveis de
no corpo.O consumo da coenzima também está associado à redução da inflamação, da fraqueza e dos danos no tecido muscular. Se o coração não funciona adequadamente, então a fadiga será maior e os níveis de coenzima serão menores.
- O envelhecimento é um dos fatores que diminuem a . Quanto mais velho, menos coenzima você terá no corpo.
- Doenças inflamatórias, crônicas ou diabetes podem diminuir os níveis de coenzima Q10. Tente reduzir a inflamação de seu corpo naturalmente praticando mais exercícios físicos e se alimentando adequadamente.
- O estresse é um dos fatores que contribuem também para a redução da coenzima no organismo. Portanto, procure relaxar mais e busque técnicas alternativas de meditação para evitar o estresse.
- Outro fator, como já falamos, é o uso de estatinas para reduzir o colesterol. A falta de vitamina B6 no organismo também contribui para diminuir os níveis de coenzima Q10.
Assim, se você anda com pouca energia e muita fadiga, músculos fracos ou inflamados e baixa pressão arterial, seria interessante ingerir alimentos mais ricos em coenzima Q10, especialmente se você já está em uma idade mais avançada.