CoQ10 ou Coenzima Q10 para manter a energia, saúde do coração e longevidade!

CoQ10 ou Coenzima Q10 – Para manter a energia, saúde do coração e longevidade!

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a CoQ10 ou Coenzima Q10 e suas principais funções, assim como detalhar os alimentos que podem contribuir para diminuir ou aumentar seus níveis no organismo.

Diferentemente das enzimas em seu corpo, que são proteínas destinadas a acelerar certas reações bioquímicas, as coenzimas são enzimas auxiliares que promovem uma melhor atividade das enzimas.

A principal função da coenzima Q10 é melhorar a produção de energia em seu corpo através de uma molécula chamada de ATP, que é produzida no interior das células em organelas denominadas mitocôndrias, as verdadeiras usinas de energia de seu organismo. Além de auxiliar neste processo, a coenzima Q10 também ajuda a reduzir o temido estresse oxidativo.

Ou seja, ela é sobretudo um poderoso antioxidante.

Esta é uma das razões de o coração possuir muita coenzima Q10, pois é um dos órgãos que mais produz energia no corpo, por isso você deve ter visto por aí que a Coenzima Q10 ajuda na saúde do coração.

Uma das funções da coenzima é baixar a pressão sanguínea, já que ela aumenta a energia no coração e faz com que ele não precise trabalhar tanto para compensar a pressão e o fluxo sanguíneo necessários para um bom funcionamento do corpo.

CoQ10 ou Coenzima Q10 é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano.
 
É encontrado nas membranas internas de suas mitocôndrias, e é crucial para a produção de trifosfato de adenosina (ATP), que é responsável por levar a energia para onde é necessária, tanto dentro de uma célula quanto em todo o corpo.
 

 

Existem duas formas de CoQ10

Ubiquinona e ubiquinol esta segunda, que é a forma ativa da CoQ10 considerada uma alternativa muito mais eficaz na suplementação.
 
A conversão de CoQ10 em ubiquinol acontece milhares de vezes a cada segundo dentro da mitocôndria, e esse processo desempenha um grande papel ao permitir que seu corpo transforme a comida que você come em energia.
 
A medida que você envelhece, seu corpo produz menos CoQ10 e aqui que podemos pensar em usar suplementação, além de ser usada para tratar algumas doenças como:
 

Alguns dos alimentos com CoQ10

Quais são os alimentos que podem aumentar a CoQ10 no organismo?

Vejamos alguns alimentos na lista abaixo:

  1. O primeiro alimento mais importante é o bife de coração ou de fígado, pois são muito ricos em coenzima Q10.
  2. Para quem não gosta de comer fígado ou coração, as folhas verdes são uma boa opção, pois elas têm a capacidade de captar a luz solar e realizar o processo de fotossíntese, armazenando a energia produzida nas clorofilas, que são pequenos pigmentos verdes. Os alimentos ricos em clorofila ajudam na produção de coenzima Q10.
  3. As algas verdes ou azuis também são excelentes fontes de clorofila e podem auxiliar na produção de coenzima Q10.
  4. A carne de peixe é uma ótima opção para obter diretamente coenzima Q10.
Pesquisas vem destacando o impacto da ingestão de vegetais ricos em clorofila e exposição ao sol na melhoria da capacidade de conversão da CoQ10 em ubiquinol, em nosso corpo.
 
A clorofila consumida é transportada para o sangue, e uma vez que a pele é exposta a quantidades significativas de luz solar, a clorofila absorve a radiação solar e promove a conversão de CoQ10 em ubiquinol.
 
Então posso dizer  que  esses dois fatores (tomar sol e comer alimentos com clorofila) são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde e longevidade.
 
Você deve aumentar sua ingestão de clorofila comendo vegetais verde escuros.
 
Assista meu vídeo Os top alimentos/suplementos

O que mais pode diminuir os níveis de CoQ10 ou coenzima Q10?

Além destes benefícios, também ajuda a reduzir os efeitos colaterais do uso das estatinas, uma droga que age bloqueando e reduzindo os níveis de colesterol.
 

Um dos problemas das estatinas é que elas podem causar toxicidade para seus músculos porque diminuem os níveis de CoQ10 no corpo.

O consumo da coenzima também está associado à redução da inflamação, da fraqueza e dos danos no tecido muscular. Se o coração não funciona adequadamente, então a fadiga será maior e os níveis de coenzima serão menores.

  1. O envelhecimento é um dos fatores que diminuem a CoQ10. Quanto mais velho, menos coenzima você terá no corpo.
  2. Doenças inflamatórias, crônicas ou diabetes podem diminuir os níveis de coenzima Q10. Tente reduzir a inflamação de seu corpo naturalmente praticando mais exercícios físicos e se alimentando adequadamente.
  3. O estresse é um dos fatores que contribuem também para a redução da coenzima no organismo. Portanto, procure relaxar mais e busque técnicas alternativas de meditação para evitar o estresse.
  4. Outro fator, como já falamos, é o uso de estatinas para reduzir o colesterol. A falta de vitamina B6 no organismo também contribui para diminuir os níveis de coenzima Q10.

Assim, se você anda com pouca energia e muita fadiga, músculos fracos ou inflamados e baixa pressão arterial, seria interessante ingerir alimentos mais ricos em coenzima Q10, especialmente se você já está em uma idade mais avançada.

Referências

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

Vitamina K2 – Evitar a osteoporose e ajuda a desinflamar seu corpo

Vitamina K2 - Essencial para sua saúde Vitamina K2 - Conheça a vitamina mais importante para evitar a osteoporose e desinflamar seu corpo. https://www.youtube.com/watch?v=_RXBotEvlgo A vitamina D é...

6 chás e ervas medicinais que você deve ter em sua casa!

6 chás e ervas medicinais que você deve ter em sua casa! Os chás e ervas medicinais são plantas que possuem propriedades medicinais capazes de...

Erva de São João para que serve? 7 propriedades e benefícios

Erva de São João para que serve? 7 propriedades e benefícios A erva de São João, também conhecida como Hypericum perforatum, é uma planta do...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect