Benefícios do Quiabo – Conheça os 5 principais

Benefícios do Quiabo – Conheça os 5 principais

Se você já é fã do quiabo, este post só vai lhe dar mais água na boca. Se você não é, pode ser que depois de ver todos os benefícios do quiabo e seu consumo, você reconsidere a sua posição.

O quiabo (Abelmoschus esculentus) é uma planta nativa da África e dos trópicos do Hemisfério Oriental.

Ele é tecnicamente uma fruta, mas é mais considerado como um vegetal quando pensamos no seus usos culinários.

O interior das vagens do quiabo contém sementes ovais, de cor escura e uma boa quantidade de mucilagem, que é aquela “baba” que causa a aversão de algumas pessoas. Esta “baba” dentro das vagens consiste em exopolysacarídios e glicoproteínas que ajudam no combate à diabetes.

Ele também é rico em fibras solúveis, vitamina B6, ácido fólico e várias outras vitaminas e minerais, incluindo tiamina B1,vitamina B2 e zinco.

Tem alto poder antioxidante, combatendo os danos dos radicais livres e ajudando a combater doenças cardiovasculares e cardíacas coronárias, diabetes tipo 2, doenças digestivas e até mesmo alguns cânceres.

Ainda não está convencido? Que tal checar os seguintes benefícios do quiabo e seu consumo:

01 – Promove a saúde cardíaca e normaliza os níveis de colesterol

A fibra solúvel dentro do quiabo ajuda naturalmente a reduzir o colesterol e, portanto, pode ajudar a diminuir a chance de desenvolver problemas como doenças cardiovasculares, de acordo com o Journal of Food Processing & Technology.

Quase metade do conteúdo do quiabo são fibras que ajudam a reduzir o colesterol alto simplesmente modificando a criação de bile dentro dos intestinos.

Além disso, a mucilagem do quiabo liga o excesso de colesterol e toxinas encontradas nos ácidos biliais, tornando mais fácil para o fígado eliminá-los.

Assista meu vídeo Detone com o colesterol alto em 60 dias – Conheça os top 10 suplementos

02 – Boa Fonte de Cálcio e Magnésio

O quiabo é uma boa fonte de cálcio e magnésio.

Além de ossos saudáveis, o cálcio regula os ritmos cardíacos, pressão arterial, níveis de colesterol e ajuda com a função muscular e funções de sinalização nervosa.

03 – Promove uma visão saudável

As cápsulas de quiabo são uma ótima fonte de vitamina A e betacaroteno e vitamina C, que são importantes para uma visão saudável e para uma pele saudável também.

Além de ajudar a inibir doenças associadas aos olhos, tais como a degeneração macular.

04 – Ajuda a estabilizar o açúcar no sangue

O quiabo ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, regulando a taxa em que o açúcar é absorvido do trato intestinal.

As sementes contêm qualidades de normalização da glicose no sangue e perfis lipídicos que podem ajudar naturalmente a prevenir o diabetes.

Em um estudo com roedores publicado no Journal of Pharmacy & BioAllied Sciences, pesquisadores na Índia descobriram que quando os ratos eram alimentados com cascas secas e moídas de quiabo e sementes, eles tinham uma redução em seus níveis de glicose no sangue ou uma diminuição gradual da glicemia após a alimentação regular do extrato de quiabo por cerca de 10 dias.

Assista meu vídeo ALERTA! Sinais e sintomas que o açúcar está alto no sangue

05 – Suporta Saúde/Digestão intestinal

O quiabo contém fibra insolúvel, que ajuda a manter o trato intestinal saudável, diminuindo o risco de algumas formas de câncer, especialmente câncer colorretal.

Faz também uma desintoxicação hepática, tem atividades antibacterianas e suporta a digestão normal e a saúde intestinal.

Ele adiciona volume às fezes e, portanto, ajuda a prevenir a prisão de ventre e funciona como um laxante natural.

Como consumir?

O quiabo pode ser cozido, assado, grelhado, moído ou comido cru. Você pode, com certeza, achar uma maneira de acrescentar todos estes benefícios do quiabo ao seu cardápio.

Que tal um frango com quiabo à moda mineira?

Se você nunca experimentou, não sabe o que está perdendo. E eu não estou falando somente dos benéficos nutricionais!

MATERIAIS EXTRAS

VÍDEO – Abacate – Conheça as maravilhosas vantagens desse superalimento

VÍDEO – Os top alimentos/suplementos

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Alimentos que aumentam a testosterona e alimentos que matam a sua testosterona

Alimentos que aumentam a testosterona e alimentos que matam a sua testosterona Já conversamos sobre a importância da testosterona para a nossa saúde, tanto dos...

MSM – Você já ouviu falar desse suplemento?

MSM - Você já ouviu falar desse suplemento? O MSM (metilsulfonilmetano) é a forma oxidada do sulfóxido de dimetila (DMSO), um composto orgânico de enxofre, que...

8 Principais Verduras e seus Benefícios para saúde!

8 Principais Verduras e seus Benefícios para saúde! Conheça as 8 Principais Verduras e todos os seus benefícios para saúde! Você sabe qual é a principal...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect