Benefícios da maçã e suas incríveis propriedades

Benefícios da maçã – O vinagre de maçã

Benefícios da Maça - Vinagre de Maça

Você sabia que o vinagre de maçã é um alimento fermentado rico em enzimas e probióticos, que podem ajudar na sua imunidade?

Além de barato, ele tem propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais e anti-inflamatórias, o vinagre de maçã pode ajudar a aumentar sua função imunológica e ajudar seu corpo a combater inflamações prejudiciais.

O vinagre de maçã – Benefícios e características

O maior benefício vem do vinagre de maçã orgânico cru (aquele que vemos os pedacinhos no fundo da garrafa), com ele, você pode adicionar uma dose saudável de bactérias benéficas à sua dieta.

Essas bactérias podem melhorar a saúde do seu sistema digestivo e proporcionar uma série de benefícios adicionais, como melhor imunidade e maior capacidade de digerir e absorver nutrientes.

O que é muito importante nesse momento que vivemos do COVID-19.

Também o vinagre de maçã ajuda no detox e junto com a Echinacea, vão fazer uma limpeza no seu sistema linfático, principalmente se estiver gripado, pois, as suas ínguas, os seus linfonodos, ficam inchados.

Então essa combinação, Echinacea e vinagre de maçã, vai ajudar a drenar seus linfonodos, e isso vai fazer toda a diferença para uma recuperação rápida.

Os benefícios do vinagre de maçã incluem:

Indicação de uso:

Tomar duas colheres de sopa rasas no copo de água, parece ser seguro para a maioria das pessoas. Mas, nem tudo é bom para todos.

Portanto, se sentir desconforto ao usar, pare e consulte seu médico. Se tiver alguma doença ou estiver grávida, também deve consular seu médico antes fazer uso.

Benefícios da maçã – Fonte de Flavonoides

Benefícios da Maça - Flavonoides
As maçãs são uma das fontes naturais de quercetina, um dos mais potentes flavonoides.

Um estudo descobriu que mulheres que comiam maçãs regularmente apresentavam menor risco de morte por doença cardíaca coronária e doença cardiovascular.

O Women’s Health Study pesquisou quase 40.000 mulheres com um acompanhamento de quase 7 anos e examinou a associação entre flavonoides e doenças cardiovasculares.

As mulheres que ingeriram as maiores quantidades de flavonoides tiveram uma redução de 35% no risco de eventos cardiovasculares.

Tanto a ingestão de maçã quanto a de brócolis foram associadas a reduções no risco de doenças cardiovasculares e eventos cardiovasculares.

As mulheres que ingeriram maçãs tiveram uma redução de 13 a 22% no risco de doença cardiovascular.

Dê preferências maçãs orgânicas, com casca, comer a fruta e não fazer suco com ela. Sem adoçar! Melhor maçã a do tipo Fuji.

Fonte do Estudo:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC442131/

Receita de compota de maçã

Compota de Maça

A maçã é rica em fibras, fornece pectina, vitamina C e antioxidantes especialmente a quercetina.

Os benefícios da maçã incluem melhorar a digestão, ajudando com perda de peso, melhorando a imunidade, prevenção de inflamação, doenças cardíacas, diabetes, asma e constipação.

Receita de compota de maçã caseira para você comer diariamente no seu café da manhã ou lanche da tarde, ao até mesmo depois do jantar.

Ingredientes:

  • 3 maçãs descascadas, sem caroço e fatiadas
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de chá de canela

Coloque todos os ingredientes no liquidificador.
Bata por 2 minutos, está pronto.

Benefícios da maçã – Quercetina

A quercetina é considerada o flavonoide mais versátil e conhecido que existe, mostrando fortes efeitos na imunidade e combate a inflamação.

A quercetina é um flavonoide antioxidante de origem vegetal que contém propriedades anti-inflamatórias naturais e desempenha um papel importante em ajudar seu corpo a combater os danos causados pelos radicais livres, que estão ligados a doenças crônicas diversas.

Os flavonoides estão presentes em vegetais, frutas, grãos, chás e vinho. Os suplementos e alimentos com quercetina podem:

  • Ajudar a reduzir a inflamação
  • Combater alergias
  • Apoiar a saúde do coração
  • Combater a dor, potencialmente melhorar a resistência
  • Combater o câncer
  • Proteger a saúde da pele e do fígado.

O uso de quercetina para alergias é uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas tomam esse composto em forma de suplemento.

A quercetina é um potente reforço imunológico!

Em estudos, a quercetina reduziu marcadores de inflamação em células humanas, incluindo as moléculas fator de necrose tumoral alfa (TNFα) e interleucina-6 (IL-6).

O TNF-α é uma citocina envolvida em processos da inflamação sistêmica (incluindo proliferação celular, diferenciação, apoptose, metabolismo lipídico e coagulação).

E a interleucina-6 (IL-6) é uma citocina pró-inflamatória que está implicada numa grande variedade de doenças associadas a inflamação (incluindo diabetes mellitus e artrite reumatóide).

De acordo com este artigo, a quercetina também estabiliza os mastócitos e tem um efeito regulador direto nas propriedades funcionais básicas das células do sistema imunológico.

Juntamente com outros flavonoides, a quercetina demonstrou ter também efeitos antivirais e antimicrobianos.

Um dos atributos mais bem estudados da quercetina é sua capacidade antiviral, que foi atribuída a três mecanismos principais de ação:

  1. Inibir a capacidade do vírus de infectar células.
  2. Inibir a replicação de células já infectadas.
  3. Reduzir a resistência das células já infectadas ao tratamento com outros medicamentos.

Onde encontrar a Quercetina?

Benefícios da Maça - Quercetina

Alguns dos principais alimentos de quercetina incluem:

  • maçãs
  • Pimentões
  • Vinho tinto
  • Berries
  • Cebolas roxas
  • Tomates
  • Vegetais crucíferos e de folhas verdes
  • Frutas cítricas
  • Grãos integrais
  • Legumes
  • Ervas e muito mais.

Os benefícios da maçã, são inúmeros! Segundo estudos, aqueles que comem maçãs regularmente apresentavam menor risco de morte por doença cardíaca coronária e doença cardiovascular.

Fontes:

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde

Como ficar muito tempo sentado pode afetar a sua saúde Você passa muitas horas sentado? Você sabia que esse hábito pode lhe trazer inúmeros problemas...

Conheça os 6 tipos de Alzheimer

Conheça os 6 tipos de Alzheimer De acordo com dados atualizados, há uma estimativa de que existam 35,6 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo,...

Acetilcolina e a importância para a função cerebral

Acetilcolina e a importância para a função cerebral Você tem tido dificuldade para se focar em algo? Ou anda se esquecendo de mais coisas do...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect