Arnica – analgésico e anti-inflamatório natural

Arnica – analgésico e anti-inflamatório natural

Arnica é o nome popular da espécie de nome científico Arnica montana, uma planta originária das montanhas da Europa e da Sibéria, utilizada há muitos séculos na medicina para o tratamento da dor e inflamação de diversas condições.
 

Arnica – Propriedades

 
As propriedades curativas e os benefícios que a arnica traz ao nosso corpo já são conhecidos há muitos séculos e, cada vez mais considerados pela medicina moderna.
De fato, a arnica é normalmente usada topicamente para a dor e o inchaço que resultam de contusões, entorses e até artrites.
 
O que atrai na arnica é a sua capacidade de agir no combate a dores (contusões, dores de cabeça, machucados) e seu potencial anti-inflamatório, comprovadamente efetivo. Também é reconhecida em suas ações anti-séptica e analgésica, tônica e estimulante.
 

Arnica – Estudos

 
Um estudo publicado no British Journal of Dermatology mostrou os benefícios do uso de arnica para contusões.  
 
A arnica foi usada como um tratamento tópico contendo 20% de arnica e foi capaz de acelerar a cicatrização de contusões melhor do que um placebo ou um tratamento tópico com vitamina K de baixo nível
 
Outro estudo realizado em 2016 também confirmou as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias desta Arnica em ambientes pós-cirúrgicos. Este estudo foi publicado no American Journal of Therapeutics e seu resultado mostrou que a Arnica pode ser uma alternativa válida para os AINEs no tratamento da dor pós-traumática e pós-operatória.
 

Usos comuns

  • Hematomas;
  • Torções;
  • Escoriações;
  • Contusões;
  • Edemas relacionados à fraturas e dores reumáticas dos músculos e articulações;
  • Processos inflamatórios da orofaringe;
  • Furunculose;
  • Picadas e ferroadas de insetos;
  • Flebite superficial;
  •  Proteção contra infecções 
  •  Aliviando a dor muscular – A arnica é conhecida como um analgésico natural. Na verdade, é um dos meus remédios holísticos recomendados para aliviar dores no corpo causadas por trauma, cirurgia ou inflamação. É uma alternativa mais segura aos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

Uso externo

A arnica tópica é um remédio externo para contusões, entorses, dores musculares e articulações.
 

Disponível em:

  1. Tintura
  2. Pomada homeopático
  3. Óleo
  4. Creme e gel

Modo de usar:

Aplique óleo de arnica, pomada ou gel sobre a área do hematoma duas vezes ao dia, desde que a área da pele não esteja machucada (com corte ou ferida exposta). Sempre teste uma pequena quantidade em uma área do ante-braço antes de usar.
 

Uso interno

O uso da Arnica também é muito recomendado na homeopatia e na antroposofia.
 
O suplemento de arnica está disponível na forma de comprimidos, pílulas, tinturas e homeopatias que contêm quantidades muito pequenas de extrato de arnica.
 
Normalmente, não causa efeitos colaterais, pois é altamente diluído.
 
No entanto, você ainda deve consultar seu médico antes de tomar o suplemento de Arnica na forma oral, para garantir que você não passe da dose recomendada.

Nunca use a arnica internamente sem que esteja descrito no produto que ela seja para esse fim. 

Fontes:
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Aula Sobre Sindrome Metabólica

Síndrome Metabólica Aqui falo da definição de Síndrome Metabólica, hábitos saudáveis de vida, alimentos e nutracêuticos. https://www.youtube.com/watch?v=c_Wdm3pN9tI Aula editada a partir da gravação da transmissão ao...

Terapia Gerson – Conheça esse fantástico tratamento natural

Terapia Gerson - Conheça esse fantástico tratamento natural A Terapia Gerson é um tratamento natural que ativa a capacidade do corpo de se curar...

Óleos essenciais: Como usar na pele e os cuidados necessários para crianças e idosos

Óleos essenciais: Como usar na pele e os cuidados necessários para crianças e idosos Hoje se fala muito sobre óleos essenciais, mas será que você...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect