Arnica – analgésico e anti-inflamatório natural

Arnica – analgésico e anti-inflamatório natural

Arnica é o nome popular da espécie de nome científico Arnica montana, uma planta originária das montanhas da Europa e da Sibéria, utilizada há muitos séculos na medicina para o tratamento da dor e inflamação de diversas condições.
 

Arnica – Propriedades

 
As propriedades curativas e os benefícios que a arnica traz ao nosso corpo já são conhecidos há muitos séculos e, cada vez mais considerados pela medicina moderna.
De fato, a arnica é normalmente usada topicamente para a dor e o inchaço que resultam de contusões, entorses e até artrites.
 
O que atrai na arnica é a sua capacidade de agir no combate a dores (contusões, dores de cabeça, machucados) e seu potencial anti-inflamatório, comprovadamente efetivo. Também é reconhecida em suas ações anti-séptica e analgésica, tônica e estimulante.
 

Arnica – Estudos

 
Um estudo publicado no British Journal of Dermatology mostrou os benefícios do uso de arnica para contusões.  
 
A arnica foi usada como um tratamento tópico contendo 20% de arnica e foi capaz de acelerar a cicatrização de contusões melhor do que um placebo ou um tratamento tópico com vitamina K de baixo nível
 
Outro estudo realizado em 2016 também confirmou as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias desta Arnica em ambientes pós-cirúrgicos. Este estudo foi publicado no American Journal of Therapeutics e seu resultado mostrou que a Arnica pode ser uma alternativa válida para os AINEs no tratamento da dor pós-traumática e pós-operatória.
 

Usos comuns

  • Hematomas;
  • Torções;
  • Escoriações;
  • Contusões;
  • Edemas relacionados à fraturas e dores reumáticas dos músculos e articulações;
  • Processos inflamatórios da orofaringe;
  • Furunculose;
  • Picadas e ferroadas de insetos;
  • Flebite superficial;
  •  Proteção contra infecções 
  •  Aliviando a dor muscular – A arnica é conhecida como um analgésico natural. Na verdade, é um dos meus remédios holísticos recomendados para aliviar dores no corpo causadas por trauma, cirurgia ou inflamação. É uma alternativa mais segura aos medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).

Uso externo

A arnica tópica é um remédio externo para contusões, entorses, dores musculares e articulações.
 

Disponível em:

  1. Tintura
  2. Pomada homeopático
  3. Óleo
  4. Creme e gel

Modo de usar:

Aplique óleo de arnica, pomada ou gel sobre a área do hematoma duas vezes ao dia, desde que a área da pele não esteja machucada (com corte ou ferida exposta). Sempre teste uma pequena quantidade em uma área do ante-braço antes de usar.
 

Uso interno

O uso da Arnica também é muito recomendado na homeopatia e na antroposofia.
 
O suplemento de arnica está disponível na forma de comprimidos, pílulas, tinturas e homeopatias que contêm quantidades muito pequenas de extrato de arnica.
 
Normalmente, não causa efeitos colaterais, pois é altamente diluído.
 
No entanto, você ainda deve consultar seu médico antes de tomar o suplemento de Arnica na forma oral, para garantir que você não passe da dose recomendada.

Nunca use a arnica internamente sem que esteja descrito no produto que ela seja para esse fim. 

Fontes:
Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Como usar a Glutamina sem Riscos

Como usar a Glutamina sem Riscos Hoje vou conversar com vocês sobre como usar a Glutamina sem riscos. A Glutamina, que é um dos 20...

Guia Completo para Ganhar Massa Muscular após os 50 Anos

Guia Completo para Ganhar Massa Muscular após os 50 Anos Descubra o segredo para ganhar massa muscular após os 50 anos! Com a idade, enfrentamos...

6 suplementos essenciais para idosos

6 suplementos essenciais para idosos À medida que envelhecemos, o corpo passa por uma série de mudanças que podem afetar negativamente a absorção de nutrientes...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...