Dieta saudável – Redução dos carboidratos e cortar gorduras ruins

Dieta saudável – Redução dos carboidratos e cortar gorduras ruins

Veja meu vídeo em que falo sobre síndrome metabólica, onde abordo o que está por trás de 70 % das mortes

Veja também vídeo sobre dieta para quem tem pedras nos rins:

https://artigos.alainuro.com/live-pedras/

Regra número 0:

– Recomendo fortemente fazer acompanhamento com um nutricionista funcional, de preferência que valorize a dieta LCHF e paleolítica

Regra número 1:

– Beber 1 copo de água por hora (2 a 3 litros por dia)

Exceções: Pessoas com Insuficiência cardíaca congestiva ou com insuficiência renal importante.

 

Regra número 2: COMA AQUILO QUE A NATUREZA OFERECE.

ALIMENTO É O QUE É PRODUZIDO PELA NATUREZA. PRODUTO ALIMENTÍCIO É O QUE É PRODUZIDO PELO HOMEM. ALIMENTO POSSUI NUTRIENTES. PRODUTO ALIMENTÍCIO POSSUI SUBSTÂNCIAS TÓXICAS.
CORTAR TODOS OS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS (QUE TEM RÓTULO E CONSERVANTES OU EDULCORANTES)

Regra número 3:

 – Cortar o sal refinado da alimentação. Trocar por rosa de sal, sal marinho integral ou sal rosa do Himalaia. Mas não exagerar !

Regra número 4:  Corte carboidratos simples e açúcar

 – Prefira arroz integral, batata doce, mandioquinha, tapioca, inhame, pães e massas integrais SEM GLÚTEN, mas em pouca quantidade. Não coma doces, pães brancos, batata inglesa, arroz branco e massas.

Os carboidratos complexos presentes nesses alimentos são digeridos mais lentamente pelo organismo, liberando a glicose em pequenas doses. Isso é benéfico, porque não haverá picos de açúcar no sangue quando come-los.
Por isso, lembre-se de preferir sempre os integrais, pois eles são ricos em fibras, que melhoram a ação da insulina. Porém não exagere nas porções.

GLÚTEN é pró-inflamatório e estimula doenças auto-imunes. Se você tem enxaqueca, sinusite, rinite, dermatite atópica ou outras doenças de pele, asma, diarréia crônica, diarréia alternada com prisão de ventre, ou qualquer doença auto-imune, corte o GLÚTEN.
A maioria das pessoas não digere bem o glúten e por conta dele estão sempre inchadas, inflamadas e nunca estão se sentindo 100% bem. GLÚTEN é um complexo protéico encontrado em sub-produtos do trigo, aveia e centeio, que é de digestão muito difícil, facilita o “leaky gut” e permite entrada de várias proteínas estranhas do intestino direto para a corrente sanguínea. Isto provoca ou piora alergias em todo o corpo. Gravei live sobre o assunto

Regra número 5:  Cuidado com os sucos de frutas

Todas as frutas têm carboidratos simples, como a glicose e frutose. Só que, por conta das fibras e outros diversos nutrientes presentes nelas, podem ser consumidas em quantidades maiores que as de outros carboidratos simples. Porém evite o consumo na forma de sucos, porque no processo de confecção dos sucos as fibras são retiradas. Isso faz os açucares serem absorvidos de forma muito mais rápida, inclusive o açúcar mais prejudicial que é a  frutose.
Parte dos subprodutos do processamento da frutose leva a geração de ácido úrico que bloqueia a  produção do óxido nítrico, relaxante muscular da parede das artérias. Isso aumento o risco de hipertensão arterial. O aumento de ácido úrico também leva a aumento do risco de formação de cálculos urinários.

Regra número 6:

 – Fique longe de frituras

As frituras com os óleos vegetais comuns, como soja, milho, girassol e canola, passam por processo industrial que os tornam prejudiciais para o organismo. Uma combinação de alta temperatura, pressão e solventes químicos. Isto os torna tóxicos e inflamatórios. Muitos óleos vegetais são submetidos a hidrogenação, o que os transforma em gordura trans.  Substitua por óleo de coco, abacate, azeite ou ainda (por incrível que pareça) por gordura animal (banha, toicinho, manteiga ou ghee), nesta ordem de preferência.

Regra número 7: Corte leite e derivados

 Mas se for tomar só use desnatado e sem lactose.

Regra número 8:

 – Comer carne vermelha somente três vezes por semana. Opte por peixes e frangos os outros dias.

A maior riqueza das carnes vermelhas são os micronutrientes, como o ferro e a vitamina B12, já que as proteínas podem ser facilmente encontradas em carnes brancas e proteínas vegetais. Por conta disso, a carne vermelha pode ser consumida, mas evite as opções que possuem uma quantidade muito grande de gorduras saturadas, como filé mignon, picanha e contra-filé. Os melhores cortes de carne são o lagarto, o patinho e a alcatra.

Regra número 9:

 – Prefira Peixes

Eles são os mais indicados entre as carnes brancas. Os melhores são aqueles ricos em gorduras boas, como trutas, salmão e sardinha. Esses peixes, apesar de saudáveis, são muito calóricos e, por isso, as porções devem ser controladas e nunca preparadas fritas ou empanadas.

Regra número 10:

 – Legumes e verduras à vontade

Ricos em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes, os legumes e verduras são importantes à nutrição e à saúde de todas as pessoas. A regra é colorir o prato e variar de acordo com legumes e verduras da estação.

Regra número 11:

 -Não exagere nas porções

Alimentos que devem ser cortados:

– Refrigerantes ou qualquer outra bebida rica em açúcar.
– Bebidas alcoólicas.
– Doces.
– Chocolate.
– Pão.
– Biscoitos.
– Massas.
– Pizzas.
– Batata inglesa (comum).
– Sorvetes.
– Frozen yogurt.
– Tortas.
– Bolos.
– Leite integral.
– Frituras.
– Queijos gordurosos.

Quando for comprar comida, procure ler as informações nutricionais no verso de cada alimento e evite produtos ricos nos seguintes açúcares:

– Sacarose
– Glicose
– Frutose
– Xarope de milho
– Maltose
– Melaço

Resumão e outras dicas:

1) Emagreça

2) Malhe!

3) Corte todos os carboidratos ruins- pão branco, massas, biscoitos e doces.

4) Nem passe em frente de biscoitos recheados, bolos industrializados ou afins

5) Esqueça a bebida alcoólica, com excessão de vinho tinto

6) Capriche em alimentos integrais, com exceção do pão convencional com glúten

7) Coloque verde no seu prato

8)Chocolate somente o amargo ou com mais de 70% de cacau

9) Suco de uva 100% integral ou vinho tinto ( 1 cálice ao dia). Cuidado com o açúcar natural dos sucos (frutose) , não se esquecer de diluir em água

10) Frutas no lugar de barrinhas de cereais!

Dr. Alain Dutra
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

4 COMENTÁRIOS

  1. Dr.Alain
    Estou muito feliz em ler suas matérias….eu fiz uma pequena cirurgia com você….
    Você é um excelente profissional.

    Ailson Brito.

  2. Estou lhe conhecendo agora e por achar interessante seu trabalho estou me inscrevendo para continuar recebendo suas dicas sobre saúde, principalmente sobre a próstata. Tenho 75 anos e estou com HPBP,(70g). Tomo Tansulosina a um ano o que tem dado um bom resultado. Meu urologista me recomendou usar Combodart(dudasterida) mas como sou portador do virus da hepatite C, meu hepatologista não concordou. Observei suas indicações de medicação fitoterápicas, poderia informar onde consegui-las. Agradeço sua informação e Parabenizo pelo seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Dieta FODMAPS para controle dos sintomas da síndrome do intestino irritável

FODMAPS é uma sigla para (oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis) que são carboidratos de cadeia curta (principalmente açúcares), fermentáveis e pouco absorvidos no...

Cetose – O que é? Como atingir? Onde comprar o aparelho medidor?

Cetose - O que é? Como atingir? Onde comprar o aparelho medidor? Cetose é a produção de cetonas quando você metaboliza as gorduras do seu...

Erros do jejum intermitente que fazem você ganhar peso

Erros do jejum intermitente que fazem você ganhar peso O jejum intermitente está se tornando uma moda, mas muitas pessoas cometem erros que sabotam a...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...

Curso Tratamento da Próstata Grande com Remédios Naturais

Aprenda a tratar a Hiperplasia Prostática Benigna de forma natural com métodos comprovados e respaldados em ciência. 
Módulo 1: Entendendo a Hiperplasia Prostática Benigna
Módulo 2: Fundamentos da Fitoterapia e Medicina Ortomolecular
Módulo 3: Substâncias Naturais no Tratamento
Módulo 4: Protocolos de Tratamento
SAIBA MAIS!
close-link