#ficaadica #álcool #bebida #alcoolismo
A sensação de euforia e relaxamento do álcool para muitos é insubstituível. É como se sempre estivéssemos fugindo de uma realidade opressora através da ação do etanol. Somos transportados para uma realidade “alternativa” – do tipo descrito na música “Imagine” do John Lennon – em que o sujeito que mal conhecemos ganha abraços calorosos e ninguém se preocupa com julgamentos preconceituosos. Lógico que muitas pessoas estão sujeitas a agressividade e partem para briga, mas a maioria fica “afetiva” mesmo.
Não vou entrar em detalhes a respeito dos males do álcool. Aqui a reflexão é a respeito do porque dependemos tanto dele para relaxar e aproveitar. Porque muitas vezes não podemos aproveitar um tempo agradável entre amigos sem ele ? Conheço muitas pessoas que abusam do álcool e não reconhecem isso.
Se você não enxerga graça em programas com os amigos sem bebidas alcoólicas aqui vão umas dicas:
– Beba sempre um copo de água grande entre as doses da bebida (p. ex uma tulipa de chopp ou dose de destilado). Vai fazer você beber menos no final e vai prevenir a ressaca. A maior parte da ressaca vem da desidratação associada a metabólitos tóxicos do etanol e tembém hipoglicemia cerebral. Você vai visitar mais o banheiro mas vale muito a pena.
– Não beba de estômago vazio. O efeito do álcool será muito mais rápido e consequentemente os efeitos negativos também. Sempre se alimente antes de beber.
– Durante a “bebedeira” faça lanches que incluam alho e azeite. Vão ajudar seu fígado.
– Uma boa opção é colocar gelo de água de coco no Whisky.
– Evite fumar, principalmente se você fumar esporadicamente, porque o tabaco potencializa a toxicidade do álcool.
– Evite tomar café no dia seguinte, porque se você estiver desidratado vai aumentar mais ainda o problema
– Se a ressaca do dia seguinte for inevitável, tome chás de salsaparrilha, erva-picão, macela e erva-cidreira. São excelentes desintoxicantes. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão.