Coronavírus Precauções e Medidas ao seu alcance

 
A situação com o coronavírus (COVID-19) está mudando diariamente, e essas incertezas podem levar à ansiedade e ao medo.
 
É quase impossível passar o seu dia sem que alguém mencione o novo coronavírus
 
Sabemos que o vírus é muito contagioso, mas também que é uma doença “semelhante” à gripe, para a maioria, e para a minoria pode sim ser fatal. 
 

Neste momento de preocupações tenho algumas observações que quero compartilhar com vocês. 

 
A principal delas é: Concentre-se nas coisas que estão sob seu controle – coisas para o seu corpo, mente e espírito. 

O que quero dizer com isso?

Não se desespere e tente fazer o que está ao seu alcance. E o que está ao seu alcance serve para te proteger e também proteger o próximo.

O que você pode fazer – Coronavírus Precauções e Medidas.

01 – O COVID19 tende a ser leve em pessoas jovens e saudáveis.

Porém, se você não fizer a sua parte, você pode ser um vetor de disseminação da doença para pessoas em risco como: Idosos, diabéticos, hipertensos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Por isso é importante as medidas de higiene tão amplamente divulgadas e o isolamento do grupo de risco.

02 – Sua ansiedade se torna desproporcional

Se sua ansiedade se torna desproporcional ao que está acontecendo…  e interrompe sua capacidade de funcionar normalmente, isso pode ter sérias consequências para sua saúde.

E isso pode afetar diretamente sua imunidade

Se a ansiedade se transformou em medo, sentimento de desamparo ou pânico em sua vida cotidiana (ou por alguém que você ama), você precisa encontrar algumas maneiras de se acalmar. 

Mentes ansiosas tendem a prestar atenção somente a informações negativas; portanto, preste atenção também as histórias positivas sobre o COVID-19, como as experiências de pessoas que se recuperaram. 

Aproveite que neste momento a recomendação é ficar mais em casa e faça coisas relaxantes:

  • Medite
  • Faça exercícios de respiração
  • Leia um bom livro
  • Assista um filme com um tema leve

Saia um pouco do mundo das notícias pesadas, sem deixar de estar informado com o essencial, pois isso pode ajudar a direcionar você para um melhor estado emocional – este estado equilibrado lhe ajudará a lidar melhor com a situação e ajudará a modular também a sua imunidade. 

03 – Evite aglomerações e tome sol

Mesmo que você tenha sido liberado para trabalhar em casa ou está no grupo de risco e prefere corretamente não se expor em ambientes com aglomerações, aproveite que ainda estamos no verão e vá ao seu quintal ou varanda e se exponha ao sol, isso ajudará tanto no relaxamento da sua mente como a aumentar sua vitamina D, que é um hormônio essencial para a modulação da imunidade. 

04 – Evite exageros

A tendência de ficar mais em casa para algumas pessoas, pode significar comer mais, assim como a ansiedade pode fazer você se alimentar mais com besteiras.

Ter uma dieta saudável, com várias fontes de vitaminas e minerais é fundamental para manter um organismo funcionando adequadamente.  

Lembre-se do prato natural e colorido!

Converse com seu médico sobre vitaminas e minerais importantes para fortalecer o sistema imune.

  • Evite açúcar
  • Evite carboidratos refinados
  • Evite bebidas alcoólicas e estimulantes

05 – Por falar em bebidas, hidrate-se. Mas com água!

A água é o maior componente do corpo humano, ela é responsável por manter os nossos órgãos em bom estado e funcionando corretamente, responsável também por manter o equilíbrio entre componentes químicos do corpo.

Além de transportar nutrientes, ela limpa o corpo humano de resíduos tóxicos e tem um papel fundamental na regulação da temperatura corporal.

Portanto, estar devidamente hidratado é fundamental para ter boa saúde geral. 

06 – Faça exercícios físicos

Se você está evitando aglomerações, o que é o certo a se fazer neste momento, pode acabar por não frequentar a academia ou fazer sua atividade física em ambientes fechados.

Isso não quer dizer que você deva se acomodar.

Faça alguma atividade em casa. Faça algo que você já sabe e pode repetir na sua casa ou peça orientação para o educador, ou orientador físico da sua academia.

Não fique somente em casa, deitado no sofá!

O Youtube está cheio de vídeos com exercícios simples e fáceis que você pode repetir em casa.

Exercício físico é uma arma poderosa contra doenças! 

07 – Durma bem

A qualidade do sono está diretamente ligada a qualidade de vida do ser humano.

Portanto, dormir bem é tão importante quanto uma boa alimentação e exercícios. Quando estamos devidamente descansados a imunidade melhora.

Por isso deite cedo, não veja notícias antes de dormir, tente não ficar no celular ou computador pelo menos uma hora antes de ir para a cama. 

08 – Evite a ansiedade e o stress nos relacionamentos

E se você notou que alguém em sua vida está contribuindo para a sua ansiedade e estresse, pode ser melhor fazer uma pequena pausa na relação.

Algumas pessoas são mais resilientes e mais capazes de gerenciar o que está acontecendo, enquanto outras podem “catastrofizar” muito tudo – Como por exemplo, pessoas hipocondríacas.

E isso pode te sobrecarregar também.

Se é alguém com quem você convive e se importa, você pode dizer isso para ela. Mostrar que ela está dificultando as coisas para si mesma e para você.

Também é bom se proteger, distanciando-se de quem está aumentando sua ansiedade e estresse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.