Como cuidar dos seus cabelos com óleos essenciais

Como cuidar dos seus cabelos com óleos essenciais

Os óleos essenciais têm sido usados há séculos e a cada dia tornam-se mais relevantes e com mais aplicações, inclusive na nossa rotina diária.  

Você já procurou maneiras de fortalecer o seu cabelo ou o couro cabeludo danificados?

Se a resposta for sim acompanhe esse artigo ou assista o vídeo até o final.

Você pode usar os óleos essenciais no cabelo de diversas formas: uma delas é diluir o óleo essencial em óleo de coco e aplicar no couro cabeludo na diluição de um por cento, ou dois por cento; ou você pode comprar uma base neutra de shampoo em uma farmácia de manipulação, para que não tenha ftalatos e outros produtos químicos, e colocar umas gotinhas de óleos essenciais nessa base.

Você pode adicionar óleo de cedro (cedarwood), que é excelente para o crescimento dos cabelos; o óleo essencial de lavanda dá mais brilho e tem uma boa ação contra a caspa; o alecrim tem efeito anti-queda e melhora o crescimento; o sândalo é excelente para pontas secas e duplas; o de hortelã pimenta ou peppermint ótimo para caspa;  a melaleuca ou teatree também para  isso.

Você pode usar esse óleos isoladamente ou associar dois ou três.

O cheiro do seu cabelo certamente vai ficar muito agradável, especialmente se você adicionar uma gota de óleo essencial de laranja. 

Agora vamos falar dos top 7 melhores óleos essenciais para o cabelo

1- Lavanda

Estudos mostraram que o óleo de lavanda possui efeitos promotores de crescimento do cabelo.

Em um estudo com animais em 2016, a aplicação tópica de óleo de lavanda aumentou significativamente o número de folículos capilares em camundongos. O óleo de lavanda também foi capaz de aprofundar a profundidade dos folículos e engrossar a camada térmica.

O óleo de lavanda possui propriedades antimicrobianas e pode ser usado para combater distúrbios bacterianos e fúngicos. Alguns outros benefícios do óleo de lavanda são sua capacidade de acalmar o couro cabeludo e curar a pele e os cabelos secos.

Além disso, como o estresse emocional é um fator que pode contribuir para a queda de cabelo, o óleo de lavanda pode ser usado para criar um ambiente tranquilo e livre de estresse.

2- Alecrim

O óleo de alecrim é um dos principais óleos essenciais para a espessura e crescimento dos cabelos.

É usado para aumentar o metabolismo celular, o que estimula o crescimento do cabelo e promove a cicatrização. A pesquisa ainda mostra que o óleo de alecrim parece funcionar tão bem quanto o minoxidil, um tratamento tópico convencional para perda de cabelo.

Quando se trata de melhorar a saúde do cabelo, os benefícios do óleo de alecrim também incluem a prevenção da calvície, a lentificação do processo de envelhecimento e o tratamento da caspa e do couro cabeludo seco.

Para usar o óleo de alecrim no cabelo, coloque de 3 a 5 gotas em cerca de 5 ml de azeite de oliva e depois massageie a mistura no couro cabeludo por cerca de dois minutos. Deixe agir por 3 a 4 horas e depois lave normalmente.

3 – Óleo de camomila

Este é um ótimo óleo essencial para o cabelo, porque adiciona brilho e suavidade ao cabelo, enquanto acalma o couro cabeludo.

Você sabia que o óleo essencial de camomila pode ser usado para clarear os cabelos naturalmente? Combine 5 gotas de óleo essencial de camomila com uma colher de sopa de sal marinho e um terço de xícara de bicarbonato de sódio. Use água morna para criar uma pasta e aplique a mistura no cabelo.

Massageie-o no couro cabeludo e na base do cabelo e deixe descansar por cerca de meia hora antes de enxaguar. Se você deseja um efeito mais ousado, mantenha a pasta enquanto se senta ao sol.

Pesquisas sugerem que 50% das mulheres pintam os cabelos regularmente e se sentem mais atraentes logo após tingir os cabelos, mas os produtos capilares convencionais usados para clarear os cabelos contêm produtos químicos perigosos que podem causar inúmeros riscos à saúde.

A escolha de uma alternativa natural garantirá que você não seja exposto a produtos insalubres para tintura de cabelo, como formaldeído e alvejante.

4 – Óleo cedro

É usado para ajudar a estimular os folículos capilares, aumentando a circulação no couro cabeludo. Pode promover o crescimento e diminuir a perda de cabelo; Ele também pode tratar a queda.

Um estudo realizado na Escócia envolveu 86 pacientes que foram sorteados em dois grupos – um grupo massageava uma combinação de óleos essenciais de cedro, tomilho, alecrim e lavanda diariamente junto com os óleos carreadores de jojoba e uva no couro cabeludo. O grupo controle usou apenas os óleos carreadores sem os óleos essenciais.

Após 7 meses, 44% dos pacientes do grupo com óleo essencial apresentaram melhora dos sintomas da queda de cabelo, enquanto apenas 15% do grupo controle apresentou melhora.

O óleo essencial de cedro também pode ajudar a reduzir as irritações da pele e afastar os insetos, o que pode ser ótimo nas noites quentes de verão.

O cedro pode ser aplicado topicamente no couro cabeludo e no cabelo.

Combina bem com óleos suaves como lavanda e óleos carreadores como óleo de coco. Você também pode adicionar 2-3 gotas de óleo de cedro ao seu condicionador caseiro.

5 – Óleo de sálvia

Um composto dentro dele, chamado acetato de linalil, reduz a inflamação e regula a produção de óleo na pele.

A sálvia também funciona como um remédio natural para erupções cutâneas e funciona como um agente antibacteriano. Mas, talvez o mais importante, o óleo de sálvia pode ser usado para ajudar a aliviar o estresse e equilibrar os hormônios.

Três tipos de perda de cabelo podem ser associados a altos níveis de estresse.

Como a sálvia pode ser usada para ajudar a aliviar o estresse e reduzir os níveis de cortisol no corpo, ela funciona como um remédio natural para a perda de cabelo induzida pelo estresse.

A sálvia combina bem com óleo de jojoba ou aloe vera; os dois podem ajudar a regular a produção de óleo na pele, ajudando a evitar lesões escamosas que levam à caspa.

Para aliviar o estresse, associado à perda de cabelo, você pode inalar o óleo de sálvia através de um difusor em casa ou aplicar algumas gotas nos pulsos, têmporas e parte inferior dos pés.

6 – O óleo essencial de capim-limão

Tem propriedades curativas e funciona como um limpador e desodorizante eficaz.

Pode fortalecer os folículos capilares e aliviar o couro cabeludo irritado e com coceira. De fato, um estudo de 2015 descobriu que a aplicação de óleo de capim-limão reduziu significativamente a caspa após sete dias e aumentou o efeito ainda mais após 14 dias de aplicação direta.

Alguns benefícios adicionais do óleo de capim-limão incluem sua capacidade de atuar como repelente natural de insetos, aliviar o estresse (associado à perda de cabelo) e tratar dores de cabeça.

Você pode adicionar 10 gotas de óleo de capim-limão ao seu frasco de xampu ou condicionador ou massagear 2-3 gotas no couro cabeludo, juntamente com o seu condicionador, e usar diariamente.

O óleo de capim-limão também pode ser no difusor em casa para reduzir o estresse e fazer um detox do ambiente.

7- Hortelã-pimenta

O óleo de hortelã-pimenta ajuda a estimular o couro cabeludo, e pode tratar a caspa e até os piolhos devido às suas poderosas propriedades anti-sépticas. Pesquisas mostram que o óleo de hortelã-pimenta também promove o crescimento do cabelo.

Em um estudo com animais em 2014, a aplicação local de óleo de hortelã-pimenta por quatro semanas mostrou efeitos importantes no crescimento do cabelo, aumentando a espessura dérmica, o número folicular e a profundidade folicular.

A hortelã-pimenta proporciona uma agradável sensação de resfriamento quando aplicada diretamente na pele e ajuda a acalmar os efeitos irritativos, ajudando a reduzir a inflamação da pele.

Além desses usos do óleo de hortelã-pimenta, ele também ajuda a energizar sua mente, melhorar seu humor e aliviar tensões ou dores de cabeça.

Adicione 2-3 gotas de hortelã-pimenta ao seu xampu ou condicionador para um rápido despertar durante o banho matinal.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Açafrão – 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!

Açafrão - 12 usos para saúde, pele e cabelo, guia com receitas!!! Comece a ingerir açafrão da terra todos os dias. Ele é também conhecido como...

Contaminação por Chumbo – Quão ruim é o chumbo para saúde humana?

Contaminação por Chumbo Quão ruim é o chumbo para saúde humana? Antes de responder vamos falar um pouco de história. Fatos históricos Pesquisas revelaram grandes concentrações de...

Vitamina D e Covid-19 – Principais estudos recentes

Vitamina D e Covid-19 - Principais estudos recentes Os principais estudos recentes sobre Vitamina D e Covid-19 são todos Fake news? Quando publiquei em abril um...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...