Banhos frios – Será que podem ser bons para a sua saúde?

Esse é um assunto muito pouco estudado na verdade mas, é um assunto interessante ao meu ponto de vista.
 
Apesar de não haver muita informação científica sobre, as poucas pesquisas realizadas sugerem que a exposição regular à água fria, ou mesmo a uma temperatura mais baixa pode trazer alguns benefícios à saúde.
 
Dr. David Sinclair é um professor de Harvard que há anos estuda o processo de envelhecimento e formas de retardá-lo. Ele próprio usa a terapia de “sermos retirados de nossa zona de conforto de temperatura” para que nossa resposta de sobrevivência seja ativada, causando alterações em nosso padrão respiratório, fluxo sanguíneo e freqüência cardíaca.
 
Especificamente, quando sentimos frio desconfortável, ativamos a gordura marrom que é protetora no corpo. Como estudos mostram que a restrição calórica (e também do jejum intermitente) tem o efeito de reduzir a temperatura corporal central (parece que todos os nossos mecanismos de longevidade estão ligados).
 

Em particular, o exercício no frio sobrecarrega a produção de gordura marrom benéfica.

 
Mas moderação é importante. “Semelhante ao jejum, os maiores benefícios provavelmente virão para aqueles que se aproximam, mas não ultrapassam, o limite”, diz o Dr. Sinclair.
 
“Hipotermia não é boa para a nossa saúde. Mas arrepios, dentes trêmulos e braços trêmulos não são condições perigosas … e quando experimentamos essas condições com frequência suficiente, nossos genes da longevidade sofrem o estresse necessário para solicitar mais gordura saudável ”.

“Nossos genes não evoluíram para uma vida de conforto mimado apenas”.

Nos dias em que ele vai à academia, o Dr. Sinclair tem uma prática pessoal de ficar na sauna e depois mergulhar em uma piscina gelada.
 

Vamos dar uma olhada em alguns estudos e dados sobre a terapia do frio:

 

1- Pode Impulsionando o sistema imunológico:

Um estudo da Inglaterra descobriu que tomar banho frio diariamente aumentou o número de glóbulos brancos que combatem doenças (em comparação com pessoas que tomavam banho quente).
 
Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Trombose da Grã-Bretanha sugeriram que, à medida que o corpo tenta se aquecer durante e após um banho frio, a taxa metabólica acelera e ativa o sistema imunológico, o que leva à liberação de mais glóbulos brancos.
 
E, de acordo com um estudo alemão, um banho de inverno ocasional em água fria causa estresse oxidativo, mas, feito regularmente, esse banho leva a uma resposta antioxidante adaptativa; em outras palavras, o corpo é mais capaz de combater o estresse oxidativo em geral, uma vez que está acostumado a banhos de água fria.
 

2- Prevenção de lesões

Tomar um banho frio pode ajuda a reduzir o inchaço e a quebra de tecido nos corredores após corridas a distância.
 
No entanto, os poucos estudos publicados foram inconclusivos; portanto, até obtermos conclusões mais definitivas, esses benefícios alegados não podem ser confirmados.
 

3- Pode ajudar a Aumentando a fertilidade masculina

Temperaturas de banhos quentes – mais altas- deprimem a produção de espermatozoides, tanto que a “crença antiga” sustentava que os banhos quentes poderiam ser um método eficaz de contracepção masculina.
 
De acordo com um estudo publicado em 1992, o método anticoncepcional “calor úmido” é conhecido desde o século IV a.C. e envolve colocar os testículos em água quente (116 graus Fahrenheit) por 45 minutos todas as noites por três semanas.
 
Isso deve fornecer proteção por seis meses, mas não é um método muito prático e não comprovado, apenas um dado curioso. 
 
A água fria pode fazer tudo isso, mas a ciência por trás dos benefícios à saúde é muito pequena.
 
Tomar banho ou nadar em água fria é uma questão de preferência pessoal – E na verdade temos que ter cuidados para alguns casos como pessoas muito sensíveis a baixas temperaturas, pessoas com pressão baixa – Baixas temperaturas (incluindo clima frio) contraem os vasos sanguíneos.
 
Como resultado, a pressão arterial aumenta porque é necessária mais pressão para forçar o sangue através de vasos sanguíneos estreitados.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo que acima está escrito é pura verdade! Tenho 76 anos, feito em out/2019 e faço uso do banho frio desde abril do mesmo ano e só melhorei a minha disposição, já fazem muitos anos que prefiro nadar em piscina de agua gelada. Quem ainda não faz eu afirmo é tudo de bom! Ajuda no envelhecer com saúde! Obrigado Doutor Alain.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.