Dieta do Mediterrâneo reduz riscos de eventos cardiovasculares, Câncer e Diabetes

Os achados de uma nova revisão com meta análise sugerem que a Dieta do Mediterrâneo sem restrições a gordura animal pode reduzir a incidência de eventos cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.

Hanna E. Bloomfield do Centro Médico dos Veteranos de Minneapolis escreveu: “Nossa conclusão principal é que existe evidência limitada obtida de trabalhos randomizados de que a dieta do Mediterrâneo sem restrições a ingestão de gorduras pode estar associada a um incidência reduzida de eventos cardiovasculares, todos os cânceres, incluindo o de mama, e diabetes tipo2. Porém não reduz a mortalidade geral”. Os resultados foram publicados online na edição de 18 de julho da revista Annals of Internal Medicine.

Apesar de avanços no diagnóstico e tratamento, doenças crônicas como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes permanecem como as causas principais de morbidade e mortalidade nos EUA e demais países que seguem a dieta ocidental.

A dieta mediterrânea é uma dieta rica em frutas, vegetais e também em gorduras monoinsaturadas (30% a 40% da ingestão total de calorias diárias ) – em especial o azeite – , bem como legumes e peixe , com um consumo baixo a moderado de derivados do leite lácteos e carne. Vários estudos têm demonstrado o seu benefício na melhoria de vários quadros clínicos , incluindo uma redução na mortalidade total.

Eles definiram uma dieta mediterrânea como uma sem restrição à ingestão total de gordura e que incluía dois ou mais de sete componentes : proporção alta entre gorduras monoinsaturadas em relação as saturadas, alta ingestão de frutas e legumes, alto consumo de legumes , alta ingestão de grãos e cereais, ingesta moderada de vinho tinto , consumo moderado de produtos lácteos e baixo de carnes , mas com elevado consumo de peixe.

Esta é a base da dieta que recomendo para todos os meus pacientes, com algumas variações. Faça um favor para a sua saúde e adote uma alimentação na linha mediterrânea, LCHF ou paleolítica.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Folha de Louro: Tempero medicinal que ajuda a digestão e combate fungo

Folha de Louro - O tempero medicinal que ajuda na digestão e combate fungos A folha de louro oferece alguns benefícios impressionantes à saúde, como...

Entrevista – Ivermectina e Covid-19

O Covid-19 parou o mundo. O Brasil não esteve fora desta parada forçada. Enquanto buscava-se uma vacina para o vírus, alguns remédios bastante conhecidos...

Bicarbonato contra COVID-19? Conheça o estudo do Acre

Bicarbonato contra COVID-19? Conheça o estudo do Acre Um projeto de pesquisa da Universidade do Acre em parceria com a Fiocruz usou bicarbonato contra COVID-19....

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...