O boro é um mineral encontrado na crosta terrestre e na água.
Embora sua importância para a saúde humana tenha sido amplamente ignorada, estudos indicam que este mineral é essencial para que o corpo funcione adequadamente.
O boro é fundamental para ossos fortes e saudáveis.
Numerosos estudos em humanos e animais apontam para os seus fortes efeitos anticancerígenos, especialmente nos cânceres do colo uterino, pulmão e próstata.
Os níveis de boro nos alimentos podem ser inconsistentes, tornando a suplementação a chave para obter os benefícios deste mineral subvalorizado.
Estudos mostram que o boro interfere no ciclo de vida do papilomavírus humano (HPV), que é um fator envolvido em aproximadamente 95% de todos os cânceres do colo do útero.
Pesquisas mostram que dietas ricas em boro e regiões geográficas ricas em boro estão associadas a uma menor incidência de câncer de pulmão e próstata.
Um estudo conduzido no Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas entre 1995 e 2005 examinou os efeitos da ingestão de boro e da terapia de reposição hormonal (TRH) em mulheres na pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal reduz o risco de câncer de pulmão em mulheres, e os pesquisadores queriam descobrir os efeitos conjuntos da ingestão de boro e do uso de terapia de reposição hormonal no risco de câncer de pulmão.Os resultados mostraram que o aumento da ingestão de boro foi associado a um menor risco de câncer pulmonar.
Um estudo feito em humanos mostrou que a ingestão de boro estava associada à diminuição do risco de câncer de próstata em humanos. Quando os pesquisadores compararam a ingestão de boro de 95 pacientes com câncer de próstata com a de 8.720 homens sem câncer, encontraram uma associação dose-dependente entre o aumento da ingestão de boro e uma diminuição do risco de câncer de próstata.
Uma vantagem deste mineral é o seu baixo custo.
Então é interessante que este mineral seja sempre lembrado nas fórmulas multivitamínicas devido ao seu grande valor.
muito bom saber disso, pouco comentado mesmo