Mais evidências sólidas apontando associação entre obesidade e câncer de próstata de alto risco

Estudo EPIC* apresentado na “European Obesity Summit (EOS) 2016” , a partir de dados de alta qualidade colhidos ao longo de 14 anos, reforça o que já vem sido enfatizado há anos por todos os profissionais de saúde ligados a qualidade de vida e longevidade: Circunferência abdominal avantajada e acúmulo de gordura corporal estão ligadas a aumento de risco de câncer de próstata agressivo e também a aumento de casos de mortes por câncer deste orgão.

Os pesquisadores descobriram que para cada 5 kg/m2 de aumento no IMC (Índice de massa corporal) existe um risco aumentado de 10 % para casos de câncer de próstata de alto grau; além de um risco aumentado de 13% para cada aumento de 10 cm na circunferência da cintura .

Além disso, cada aumento de 5 kg/m2 no IMC estaria ligado a um aumento de 14% de câncer de próstata fatal , enquanto que cada aumento de 10 cm na circunferência da cintura foi associado com um risco aumentado de 18% de morte por câncer de próstata.

E você quer ainda mais motivos para adotar hábitos de vida saudáveis ?

Se quiser saber mais (texto em inglês) – https://www.medscape.com/viewarticle/864199#vp_1

*A Investigação Prospectiva Européia sobre Câncer e Nutrição (EPIC) é um dos maiores estudos de coorte no mundo, com mais de meio milhão (521 000) participantes recrutados em 10 países europeus e seguido por quase 15 anos.

EPIC foi projetado para investigar as relações entre dieta, estado nutricional, estilo de vida e fatores ambientais, e a incidência de câncer e outras doenças crônicas. investigadores do EPIC são ativos em todos os campos da epidemiologia, e importantes contribuições foram feitas em epidemiologia nutricional por meio da análise de biomarcadores e dados de questionário, bem como investigações genéticas e de estilo de vida.

O estudo EPIC é coordenado conjuntamente pelo professor Elio Riboli, Diretor da Escola de Saúde Pública do Imperial College London, Reino Unido; Dra. Isabelle Romieu e Dr. Paul Brennan da Agência Internacional de Investigação do Câncer, em Lyon, França.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...