O #omeprazol, assim como o #esomeprazol, #lansoprazol, #pantoprazol, entre outros;  são membros da classe de bloqueadores de prótons.
Eles inibem a produção de ácido clorídrico do estômago.
Usar omeprazol e seus primos mascara o problema do refluxo gastro-esofágico, melhorando a queimação e azia mas não combate a origem do problema que são os hábitos ruins de vida.
O uso destes remédios a longo prazo causa problemas como #demência, falta da digestão de proteínas, deficiência protéica e fezes mal cheirosas. Outro problema do uso excessivo do remédio omeprazol é que ele pode prejudicar a absorção de #minerais e #vitaminas e provocar diversos problemas de saúde, como #osteoporose e #anemia

Conheça os males dos “prazóis” assistindo ao vídeo

11 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia! Como vai?
    Faço uso da Levotiroxina 125 mcg, e também Omeprazol, devido uma pequena fenda glótica.
    Há vários comentários de que há um bloqueio no funcionamento da medicação para tireoide tomando o Omeprazol.
    Se isso procede, há uma outra alternativa para a continuação do tratamento da tireóide?

    Aguardo,
    Obrigada!

    • Bom dia, procede sim. Mas a alternativa seria parar o omeprazol e não trocar o hormonio tireoidiano, mas não recomendo que faça nada antes de ser avaliado por um médico da medicina funcional e integrativa. Abraços.

  2. Boa tarde,

    Estava vendo seu video e surgiu uma dúvida. Posso usar hidróxido de aluminio como alternativa ao omeprazol?
    Muito interessante o tema abordado. Parabéns!

    • Poder pode. Só precisa esclarecer se seus sintomas são por excesso de ácido ou falta. Na maioria das vezes é a segunda opção, e o hidróxido deixa de ser boa opção.

    • Bom dia. Não. O alprazolam não é um bloqueador de canal de próton (ou seja, um “prazol”), e sim um benzodiazepínico ansiolítico e hipnótico – remédio para ansiedade e que faz dormir. Abraços.

  3. Olá Dr, parabéns!
    Eu tenho DRGE, e tomei por muito tempo omeprazol, pantoprazol e lansoprazol. Eu resolvi parar de tomar, por que não vi melhora, e me causando muito mal. Passei a ter muita dor no meio do peito e descobri que estava com esofagite. Meu médico suspeita que tenho problema de ansiedade, já que mantenho uma alimentação legal, e não uso álcool, cigarro… Complicado! Vou experimentar utilizar aloe vera. Obrigado.

  4. Boa tarde, Doutor!
    E no caso da indicação do pantoprazol para proteger o estômago devido à necessidade da ingestão de vários outros remédios para o coração e para controlar a pressão arterial… Ele é mesmo necessário? A proteção do estômago durante a tomada desses remédios é mesmo necessária? Haveria outras opções de fazer essa proteção sem os efeitos colaterais dos bloqueadores de prótons?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.