Grandes marcas de alimentos processados acordam para a queda de vendas

Desde 2015 o Mercado de produtos orgânicos cresce 30% ao ano em todo o Mundo. Em 2017 as vendas da suiça Nestlé avançaram 1,6%, um dos menores índices das duas últimas décadas.
Em Janeiro a estagnada divisão de chocolates de confeitos nos EUA foi vendido à italiana Ferrero por 2,8 bilhões de dólares. A ordem interna é a substituição de 10% do portfólio da gigante por produtos considerados naturais. Desde 2016 o volume de açucar adicionado aos produtos diminui 8% e o de sódio 11%.

Em 2015 a Kraft Foods substituiu os corantes artificiais Amarelo #5 e Amarelo #6 por versões naturais. Nestley e Hershey fizeram algo semelhante.

Muitas mega empresas de processamento alimentício; como a Pepsico, General Mills e Kellogs tem aos poucos comprado empresas menores de produtos orgânicos, certamente analisando o crescimento do Mercado e se preparando para aos poucos mudarem a composição de seus produtos principais ainda cheios de açúcar e de leite.

Segundo reportagem do site Trace Botanicals publicada em 2016, mais de 80% das empresas orgânicas são agora propriedade de mega corporações. Isso tem dois lados – Um otimista de que realmente as grandes empresas estão acordando para os grandes problemas de Saúde gerado pelos seus produtos; e um pessimista – pode estar havendo um movimento de “abafa” de dentro para fora diminuindo a qualidade dos produtos e gerando uma aura de desconfiança de que estejam descumprindo metas de qualidade esperadas nesses produtos.

Acompanhemos com atenção os futuros desdobramentos. E você ? Acha que dá para confiar nas grandes comprando empresas e marcas de produtos orgânicos ? Dê a sua opinião.

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

6 COMENTÁRIOS

  1. impossível confiar nestes monstros. Se eles quisessem, certamente seriam líderes em produtos saudáveis. É óbvio que entre seus interesses não está a saúde do consumidor. Mas, seu poder de marketing e de comprar os concorrentes – os deixam numa situação muito confortável para maximizar seus lucros a custa da nossa saúde, como sempre foi o seu objetivo. Seria muita ingenuidade acreditar que estariam dispostos a reduzir suas gigantescas margens de lucro em benefício da saúde dos seus consumidores. É muito mais fácil e mais barato continuar enganando a todos como sempre fizeram.

  2. Se trata sem dúvida da crescente conscientização social acerca do papel da alimentação na saúde e qualidade de vida das pessoas. Idêntico movimento ocorre na agricultura na área conhecida como Fitossanidade, algo como saúde vegetal em que os produtos designados como Agrotóxicos ou as drogas sintéticas para uso na agricultura tb vêem perdendo espaço para produtos biológicos e biobiotecnológicos. Acredito mais na hipótese de como manter-se líder e continuar ganhando muito dinheiro? Adaptando-se aos novos tempos, a economia de mercado é assim, metamorfoseia-se com incrível habilidade, para continuar lucrando. A possibilidade de abafa pode tb estar ocorrendo mas me cheira muito ao estilo latino de achar e ver conspiração em tudo, obviamente sem menosprezar ou ignorar o histórico e a atuação deletéria dessas empresas ao longo de décadas na comercialização de lixo sintético vendido como comida.

  3. Acredito que jamais as grandes multinacionais alimentícias vão produzir alimentos saudáveis. Menos prejudicias talvez, mas um alimento industrializado não será jamais saudável devido às várias etapas de processamento necessárias, bem como o uso de ingredientes baratos (óleos vegetais de grãos, grãos, etc.) já que não querem encarecer demais seus produtos – afinal, afirmam que contribuem para o fim da fome no mundo, então os produtos tem que ter baixo custo. Que aliás não tem, já que o custo embute despesas com pesquisa, embalagem, propaganda, distribuição, etc., só que os consumidores não costumam calcular o preço/kg, então tem a ilusão que um pacote grande de batata chips é o mesmo que um pacote de arroz. Para se alimentar bem não tem outra opção senão cozinhar sua própria comida, já que só assim se tem controle sobre os ingredientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Dieta Carnívora – Comer apenas carne faz bem? Funciona?

Dieta Carnívora - Comer apenas carne faz bem? Funciona? A dieta carnívora é uma nova tendência alimentar, especialmente após o lançamento em Agosto do segundo...

Cravo da índia – Auxilia a digestão e melhora o sistema imune

Cravo da índia - Auxilia a digestão e melhora o sistema imune O cravo da índia é o botão de flor extraído de uma árvore...

Novos Estudos da Ivermectina no combate ao COVID-19

Novos Estudos da Ivermectina no combate ao COVID-19 Novos estudos da Ivermectina, mostram uma meta-análise abrangendo 11 estudos controlados randomizados, conclui que o tratamento com Ivermectina...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...