Essa é importante para os diabéticos. A droga mais conhecida e prescrita para diabetes, a metformina, usada desde os anos 1970, é tão eficiente para evitar mortes em diabéticos que todas as novíssimas drogas que foram lançadas nos últimos anos. O mais interessante é que o Dr. Lair Ribeiro já fala há alguns anos que esta medicação na verdade é um nutracêutico, ou seja, uma mólecula retirada diretamente da planta Galega officinalis sem modificações, e que foi patenteada por um “deslize”, já que moléculas retiradas da natureza não podem ser submetidas a patente sem sofrer alguma modificação na estrutura.

Foram analisados 301 trabalhos clínicos que testaram 9 classes distintas de medicamentos para diabetes. Vários trabalhos analisaram apenas uma medicação enquanto mais de 100 usaram a combinação de metformina com outras drogas. De maneira geral a metformina funcionou tão bem, ou ainda melhor, que outras drogas, em termos de redução do açúcar do sangue. Em se tratando de prevenção de complicações ou aumento do tempo de vida dos pacientes nenhuma droga se destacou.

Achei importante frisar esta revisão da literatura porque muitos pacientes tem a ilusão de que apenas tomando os remédios “modernos” para diabetes eles estarão desobrigados de seguir hábitos saudáveis de vida, como o controle rigoroso da ingesta de carboidratos. Aqui pode se inferir que a redução do peso corporal e uma dieta adequada com bons hábitos de vida é muito superior ao uso de medicamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.