Dieta que imita jejum intermitente pode ajudar a perder peso

Um grupo de 100 adultos saudáveis tomou parte em um ensaio controlado randomizado de três meses avaliando o impacto de consumir uma dieta que simula jejum intermitente (Fast mimicking diet – FMD),  muito baixa em calorias, de baixa proteína e a base de vegetais, por 5 dias consecutivos, uma vez por mês, de resto mantendo os outros hábitos alimentares inalterados. Ou seja, seguiram esta dieta especial por um total de 15 dias no período de 90 dias (5 dias por mês). Foram avaliadas alterações na composição corporal, fatores de risco metabólicos e bio-marcadores associados à longevidade. Estes parâmetros foram comparados entre o grupo que seguiu a dieta e o grupo controle que manteve seus hábitos alimentares habituais ao longo dos três meses.

 

O grupo da dieta apresentou reduções significativas no peso corporal, gordura corporal, circunferência da cintura e IGF-1 em relação ao grupo controle, bem como reduções quase significativas na massa corporal magra e na pressão sanguínea diastólica. No entanto, não foram observadas diferenças para outros fatores de risco metabólicos. Alguns desses efeitos parecem persistir por vários meses após a interrupção da intervenção e a magnitude da mudança parece ser maior em pessoas menos saudáveis, mas mais pesquisas de acompanhamento são necessárias para comprovar estas observações.

 

A conclusão : Consumir uma dieta do tipo FMD por dias consecutivos uma vez por mês é seguro e eficaz para reduzir a gordura corporal e IGF-1, mas também reduz a massa corporal magra e deixa a maioria dos fatores de risco metabólicos inalterados. Desta forma, os efeitos de saúde a longo prazo são discutíveis, especialmente porque a sarcopenia é um risco importante e grande problema de saúde pública. Pesquisas futuras são necessárias para testar diferentes tipos de dieta FMD em diferentes populações.

 

Eu pessoalmente recomendo o jejum intermitente de 12-14 horas diárias para quem está bem adaptado a algumas das dietas low carb. Este jejum idealmente deve ser efetuado do final da tarde até o café da manhã do dia seguinte. Algumas pessoas preferem fazer este jejum do jantar até o almoço do dia seguinte, ou seja pula o café da manhã.
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Dieta Carnívora – Comer apenas carne faz bem? Funciona?

Dieta Carnívora - Comer apenas carne faz bem? Funciona? A dieta carnívora é uma nova tendência alimentar, especialmente após o lançamento em Agosto do segundo...

Cravo da índia – Auxilia a digestão e melhora o sistema imune

Cravo da índia - Auxilia a digestão e melhora o sistema imune O cravo da índia é o botão de flor extraído de uma árvore...

Novos Estudos da Ivermectina no combate ao COVID-19

Novos Estudos da Ivermectina no combate ao COVID-19 Novos estudos da Ivermectina, mostram uma meta-análise abrangendo 11 estudos controlados randomizados, conclui que o tratamento com Ivermectina...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...