Curcumina derivada do açafrão eficaz no tratamento de depressão. É o que diz estudo bem conduzido, duplo cego e randomizado, publicado recentemente (https://goo.gl/AV3ujd). A depressão é um transtorno de humor complexo que é resultado de múltiplos fatores. Os medicamentos antidepressivos, que são a primeira linha de tratamento para a depressão, não são tão eficazes como de início pensado. Pesquisadores têm explorado tratamentos alternativos que abordam múltiplos fatores, como curcumina e suplementação com açafrão, e estes apresentaram efeitos antidepressivos sem efeitos adversos em estudos anteriores. Este estudo procurou expandir achados anteriores porém com desenho metodológico melhor.
Este estudo foi um RCT (randomizado e controlado) de 12 semanas que recrutou pacientes que tinham transtorno depressivo maior. Os participantes foram divididos de forma aleatória em quatro grupos: placebo, curcumina de baixa dose, curcumina de dose elevada e curcumina de dose baixa com açafrão. Os indivíduos ingeriram duas cápsulas por dia, durante 12 semanas. Todos os grupos experimentaram uma redução de sintomas. No entanto, os indivíduos do grupo placebo só experimentaram essa redução durante as primeiros quatro semanas , enquanto os indivíduos nos grupos de curcumina tiveram redução durante todo o tempo do estudo. A curcumina foi especialmente mais eficaz em pessoas com depressão atípica do que em pessoas com outros tipos de depressão.
Além da curcumina outros suplementos ajudam muito no controle da depressão, como vitamina D, magnésio, óleo de peixe, creatina, probióticos e zinco.
#ortomolecular #dralaindutra#habitossaudaveisdevida#habitossaudaveis #qualidadedevida#obesidade #emagrecimento#urologiadescomplicada#medicinafuncional #resultados#produtividade #sucesso #movimento11#medicinaintegrativa