Quando o pessoal ouve falar em creatina já automaticamente pensa nos selfies do pessoal da maromba, comedores de açaí, peito de frango e batata doce.
Mas vai muito além disso. No post de ontem falei um pouco sobre o efeito do ácido málico para doenças como fibromialgia e fadiga crônica. A creatina também é uma boa substância para os sofredores destas doenças. Pode ser obtida pela dieta, principalmente produtos animais, e também é produzida pelos rins e fígado, a partir dos aminoácidos glicina e arginina.
A creatina funciona mais ou menos como um doador de energia para a reciclagem do ATP, a bateria energética de nossas células. Quando o corpo usa essa bateria ela vira ADP, que é a forma menos energizada. A creatina recicla o ADP transformando ele em ATP de novo. Funciona como se fosse aquelas baterias portáteis para celular que dá uma carga enquanto você não acha uma tomada. Os músculos são o principal tecido que usa a creatina. Para quem está fazendo trabalho de hipertrofia a creatina ajuda muito, aumentado o volume das células musculares.
É um dos suplementos com melhora custo benefício.
A creatina melhora a performance física para exercícios de força e também aeróbicos de longa distância, mas serve para qualquer doença crônica em que o objetivo seja melhorar a performance das mitocôndrias, as usinas de energia dentro das células.
Apesar do medo ser comum, é muito raro efeitos adversos com a creatina se usado em doses corretas. Só não deve ser usado em pessoas com conhecida insuficiência renal. Se usada como suplemento deve ser ingerida com água morna para melhorar a absorção. Pessoas idosas podem e devem usar creatina se estiverem em tratamento de sarcopenia (músculos fracos) se não tiverem rins paralisados.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Doutor!
    No seu artigo o senhor disse que a creatina só não deveria ser usada por pessoas com conhecida insuficiência renal.
    Eu já tive 2 episódios de cálculo renal e o último foi retirado por ureterolitotripsia.
    O fato de ter cálculo renal me coloca no grupo de insuficiência renal?
    Posso tomar a creatina sem me preocupar ou não devo tomar?
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.