Comer várias vezes ao dia é necessário para manter o metabolismo alto ?

NÃO CONFUNDAM O QUE ESTÁ SENDO DISCUTIDO AQUI COM O VALOR DO JEJUM INTERMITENTE. Ficar de 12 a 18 horas de jejum por dia tem grande valor ao promover a autofagia e renovação celular além de ser método excelente para manter a insulina baixa. Então apesar de que os estudos discutidos abaixo não tem visto diferenças significativas entre comer várias vezes ao dia e poucas vezes ao dia, para fins de perda de peso, isso nada ter a ver com os benefícios do jejum intermitente.

Várias intervenções individuais que modificam a frequência das refeições enquanto mantêm as calorias inalteradas averiguaram que não houve diferença na taxa metabólica (gasto energético de 24 horas) entre um grupo que se alimentava várias vezes ao dia em relação a outro grupo que fez três refeições ao dia. Não houve também mudanças na perda de peso no final do período. Quando as calorias caem significativamente, a taxa metabólica declina ligeiramente, mas o declínio geral é baseado em calorias e não na frequência das refeições.

Uma metanálise conduzida com base na frequência alimentar observa que estudos usando calorimetria de corpo inteiro para avaliar o gasto energético total de 24 horas não encontram diferenças entre comer muitas vezes ao longo do dia em pequenas quantidades e comer grandes quantidades poucas vezes, se mantido a mesma quantidade de calorias. Finalmente, com exceção de um único estudo, não há evidências de que a perda de peso em regimes de poucas calorias seja alterada pela freqüência da refeição.

Um artigo de revisão conduzido avaliando 179 resumos (dos quais 10 estudos foram considerados relevantes para avaliar a freqüência das refeições e as interações de perda de peso) não encontrou nenhuma relação significativa entre a frequência da refeição e a perda de peso, embora reconhecendo que mais evidências a longo prazo são necessárias. Esses resultados são encontrados em outros artigos de revisão sobre o assunto.

Portanto não existe nada de errado em comer várias vezes ao dia se o seu nutricionista assim o indicou, para fins de ganho de massa muscular ou perda de peso. Mas se você não consegue se adequar a essa rotina de marmiteiro não se desespere porque aparentemente isso não é um fator tão relevante assim para atingir seus objetivos. Adote a low carb com consumo de gorduras saudáveis com responsabilidade que provavelmente não vai atrapalhar nos seus objetivos.

Por favor deixem seu comentários sempre lembrando da educação e sem comportamentos de fundamentalistas islâmicos da nutrição 😆.

#movimento11 #medicinafuncional #urologiadescomplicada#dralaindutra

#medicinaintegrativa #habitossaudaveis #qualidadedevida  #vidasaudavel #saúde

Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

2 COMENTÁRIOS

  1. De acordo com dr. e fisiculturista Paulo Muzy, jejum intermitente não permite o ganho de massa muscular, teria uma quebra de aminoácidos, pelo organismo, para manter -se nutrido, quando longos períodos sem se alimentar…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Biotina – Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência

Biotina - Propriedades, benefícios e problemas com insuficiência A Biotina (vitamina B7) faz parte do complexo de vitaminas B - um grupo de nutrientes essenciais necessários...

Esclerose Múltipla – Conheças as abordagens integrativas

Esclerose Múltipla - Conheças as abordagens integrativas A esclerose múltipla (ou EM) é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. EM afeta 2,5...

DHEA e seus importantes benefícios para sua saúde

DHEA e seus importantes benefícios Seu corpo produz naturalmente o hormônio desidroepiandrosterona (DHEA) na glândula adrenal. Alguns outros tecidos, como os testículos, por exemplo, produzem DHEA,...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

loading...