Pesquisadores encontraram uma associação significativa entre hidratação inadequada e índice de massa corporal (IMC) elevado e obesidade, mesmo após o controle para outras variáveis, de acordo com um estudo publicado na edição de julho/agosto do periódico Annals of Family Medicine.

“Nossos resultados sugerem que a hidratação adequada pode ter um papel no peso e suscitam discussões sobre hidratação adequada durante o aconselhamento nos tratamentos de perda de peso”, escrevem a Dra. Tammy Chang, do Departamento de Medicina de Família da University of Michigan, em Ann Arbor, e colaboradores.

Se as pessoas obesas não estão se hidratando de forma adequada ou estão comendo quando pensam que estão com fome, mas na verdade estão com sede, educar os pacientes pode ajudá-los a diferenciar as pistas, continuam os autores.

Eles observaram que adultos que eram inadequadamente hidratados tinham IMCs maiores do que aqueles com hidratação adequada (1,32 kg/m2 a mais na média; intervalo de confiança de 95%, 0,85 – 1,79 2; P < 0,001), bem como tinham probabilidade maior de serem obesos (OR, 1,59; IC de 95%, 1,35 – 1,88; P < 0,001). Embora a ingesta hídrica surja com frequência nas discussões sobre perda de peso entre médicos e seus pacientes, bem como na mídia, a hidratação adequada não está incluída em diretrizes de tratamento. Necessidade de água aumenta com IMC elevado: Os autores observam que os médicos podem não estar cientes de que pessoas com IMCs maiores precisam de mais água, e podem não estar aconselhando seus pacientes de forma adequada quanto à quantidade de hidratação. "Indivíduos obesos têm maior necessidade de água do que os não obesos porque essa necessidade depende da taxa metabólica, da área de superfície corporal e do peso corporal", explicam eles. Os autores também observam que hidratação ruim está associada a pior saúde mental, física e emocional, e pode afetar o desempenho em tarefas que necessitam atenção, habilidades psicomotoras e memória. Piora no humor, cefaleia e função renal ruim também estão associadas a hidratação ruim. O Dr. Ícaro Alves Alcântara já fala há vários anos sobre os benefícios de uma hidratação adequada. Faça um favor para a sua saúde e tome um copo de água por hora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.