• A quinoa é uma planta originada dos Andes e tem uma história de 7 mil anos. Tecnicamente não é um grão ou cereal como o milho, mas sim uma semente. E não contém glúten. Em 2013 as Nações Unidas reconheceram esta planta como um fator potencial que poderia erradicar a fome, desnutrição e pobreza. Tudo isso por conta de seu perfil nutricional excelente e facilidade de cultivo. Por conta disso aquele ano de 2103 foi considerada por aquela instituição como o ano da quinoa.
  • Apesar de muitos considerarem modinha a explosão de popularidade dessa planta nos últimos anos, nesse vídeo você irá constatar que essa fama é justificada e a quinoa é sim um super alimento. Os minúsculos grânulos que você conhece como quinoa são sementes da planta Chenopodium quinoa, uma planta de folha larga que produz sementes em vez de frutas.  A nutrição da quinoa é tão impressionante que até a NASA quer usá-la para missões espaciais de longo prazo como uma cultura saudável e fácil de cultivar.
  • A quinoa é uma fonte completa de proteína. Ela tem o perfil completo de todos os 20 aminoácidos, incluindo os 9 ou 10 aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz por si só. Para uma mulher adulta de tamanho médio, uma xícara de quinoa é mais de 17% do que é recomendado para a ingestão diária de proteína. Vai aparecer aí na sua tela o perfil nutricional completo da quinoa.
  • Surpreendentemente, existem 120 variedades desta planta em todo o mundo, porém somente três categorias de quinoa foram comercializadas para venda: as variedades vermelha, branca e preta. Sem mais delongas, vamos então aos 8 benefícios da quinoa
    • 1- Auxilia na perda de peso – Devido ao seu alto teor de proteína e fibra insolúvel, a quinoa pode aumentar a sensação de saciedade. Acredita-se também que a quinoa pode influenciar a ação de hormônios relacionados a fome e saciedade, como a grelina, peptídeo YY e insulina. Comer quinoa ajuda a perder peso e melhora os níveis de colesterol. Pode ser usada também para prevenir a obesidade.
    • 2- Alternativa sem glúten nutritiva – É uma excelente alternativa para pessoas que eliminaram o glúten da dieta para não ficarem com carência de fibras e outros nutrientes. Um estudo de 2009 demonstrou que celíacos ficaram com deficiência de nutrientes porque dependeram excessivamente do arroz. Nesse mesmo estudo, após a troca pela quinoa eles conseguiram atingir as metas de proteínas, ferro, cálcio e fibras.
    • 3- Pode ajudar no combate ao câncer –  É uma boa fonte de antioxidantes, e isso por si só ajuda a prevenir o cancer. Mas não é só isso, ela possui também saponinas que podem causar morte celular em culturas de células de certos tipos de câncer cerebral. E também lunasina que é um peptídeo com propriedade de quebrar as células tumorais. Também possui um antioxidante chamado quercetina que ajuda a evitar o espalhamento de celulas tumorais de cancer de pulmão.
    • 4- Ajuda na saúde do coração – Os nutrientes antiinflamatórios da quinoa ajudam na saúde deste nobre órgão. É uma boa fonte de gorduras saudáveis, cerca de 4 gramas por xícara grande. Inclusive omega 9 e omega 3. Também é rico em butirato, magnésio e potássio. Todos esses nutrientes vai ajudar na pressão arterial, no controle das gorduras do sangue e na saúde do revestimento interno das artérias.
    • 5- Antioxidantes que combatem doenças – A quinoa é rica em bioflavonoides, que é uma das principais classes de antioxidantes, como você pode ver nesse video [https://youtu.be/mHJgzuOoMOM] Além dos flavonóides também possui várias outras substâncias antiinflamatórias de nomes complicados que vão aparecer na sua tela [kaempferol, ácidos vanílico e ferúlico]. Também é rica em manganês que ajuda a outras enzimas antioxidantes a funcionar. 
    • 6- Ajuda a manter os intestinos saudáveis – Amaranto e quinoa são ricos em prébioticos, que são fibras que funcionam como comida das bactérias boas dos intestinos. Isso faz diminuir a inflamação intestinal e ajuda no funcionamento correto do sistema imune. O ácido butírico presente na quinoa ajuda a prevenir doenças inflamatórias intestinais. Para que os minerais presentes na quinoa sejam melhores absorvidos é importante deixar esse alimento de molho antes de prepara-lo. Um copo de quinoa deve ser imerso em 2 copos de água com 1 colher de sopa de suco de limão fresco por 12 a 24 horas.
    • 7- Ajuda na saúde dos ossos –  Por ser rico em proteínas, magnésio, manganês e fósforo ele pode ser muito útil na prevenção da osteoporose. 
    • 8- redução do risco de diabetes – O alto nível de manganês nesse alimento ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. O butirato presente nesse vegetal também ajuda a inibir a inflamação associada a resistência insulinica.
  • Muito obrigado por ter visto esse vídeo até o fim, você é fera. Se você quiser conhecer uma receita com quinoa dê uma checada no  link da descrição. Um grande abraço e um beijo no coração.
  • [https://artigos.alainuro.com/receita-quinoa-com-bacalhau-e-brocolis/]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.