• Por muitos anos muitas pessoas foram induzidas a pensar que nossos genes determinam o nosso destino e que não há muito o que fazer a esse respeito. Isso não é verdade. Acompanhe o vídeo até o final e entenda.
  • Oi, prazer, eu sou o Dr. Alain Machado Dutra, e eu tenho centenas de vídeos para que você e sua família atinjam excelência em saúde. Então não deixe de conferir, é bem provável que eu já abordei algum assunto que você queira aprender. É só pesquisar dentro do youtube com as palavras chaves “Alain Dutra” e o assunto de seu interesse.
  • Tudo o que vou falar nesse vídeo é apenas a minha opinião pessoal, mas embasada por muito estudo e evidências científicas. Ouça todos os pontos de vista e formule a sua própria opinião, ok ? Nesse vídeo eu vou explicar de forma rápida o que é epigenética e porque isso importa muito para você. Para quem tiver interesse em saber com mais detalhes assista um vídeo mais antigo do meu canal que está no card e na descrição.
  • O DNA é o mapa de instruções para construir nossos corpos. Os genes são seções pequenas do seu DNA. Quando seu corpo precisa construir uma proteína, que pode ser estrutural, uma enzima, um neurotransmissor ou hormônio por exemplo, ele precisa ler esse gene. Então o DNA desse gene é copiado e tranformado em RNA. O RNA sai do centro da célula e vai para uma fábrica de proteína chamada ribossoma onde é formada as proteínas. Então todas as instruções do DNA são na verdade instruções para formar proteínas. Só que igual a um livro de cabeceira que você tem em casa, você não vai ler todas as linhas desse livro de uma só vez, você vai ler trechos específicos desse livro a cada noite.  E é você quem decide que trechos vai ler. Essa escolha dos trechos que vão ser lidos é a epigenética, que significa acima da genética. Assim como você escolhe que trecho do evangelho você vai ler em uma determinada noite, de acordo com a sua necessidade espiritual de momento, o seu corpo escolhe que parte do DNA ele vai ler. O que define isso são suas escolhas, entre elas a sua alimentação e seu nível de atividade física. 
  • Então se você decide comer açúcar e alimentos processados isso vai obrigar as suas células a lerem genes inflamatórios. Se por outro lado você decide comer alimentos naturais e saudáveis, isso vai dar uma sinalização para as suas células lerem genes anti inflamatórios. Da mesma forma, a escolha de fazer atividade física vai ativar vários genes benéficos a sua saúde que vão ser favoráveis a uma vida longa e saudável. Então você pode ter os genes mais zoados possíveis, se fizer as escolhas certas você põe a maioria desses genes para dormir, ou seja, voce desativa esses genes. Então a conclusão é a de que você não é escravo dos seu genes. Então o que é epigenética ?  Epigenética é você no comando de seus genes através de bons hábitos. Então os principais fatores epigenéticos são:
  1. Nutrientes e anti nutrientes da sua comida
  2. Atividade física
  3. Jejum
  4. Temperatura ambiental
  5. Estresse e sono
  6. Microbioma intestinal
  • É apenas 1% do nosso DNA que te diferencia de outra pessoa. É você quem manda no seu DNA, com exceção de situações muito específicas como algumas doenças genéticas raras. Fora essas exceções, a gente pode dizer que mais de 80% da expressão de genes ruins vem de decisões suas, e você não é escravo de um conjunto de genes desfavoráveis. É lógico que a vida vai ser mais fácil para quem tem genes melhores, mas isso não quer dizer que você tem que entregar os pontos, porque mais vale uma epigenética bem conduzida do que alguém com genes fenomenais mas que tem péssimos hábitos de vida.
  • Obrigado por ter acompanhado esse vídeo até o fim, você é fera !  Para quem faz parte do grupo de apoiadores eu vou disponibilizar um material que ajuda a evitar a expressão de genes inflamatórios e de genes que podem expressar o câncer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.