A vacina da gripe protege contra o coronavírus?

A vacina da gripe protege contra o coronavírus?

A vacina da gripe não funciona para evitar o COVID-19 porque foi projetada para atingir cepas específicas do vírus da gripe.

Enquanto a gripe e o COVID-19 são doenças respiratórias que envolvem sintomas semelhantes, os dois vírus apresentam grandes diferenças.

Por um lado, a gripe é causada por vários vírus e cepas diferentes, enquanto o surto de coronavírus está vinculado a um vírus específico, chamado de síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2, ou SARS-CoV-2.

Sobre a vacina específica para o COVID-19 ainda poderá levar 1 ano ou até mais para uma vacina de fato.

“Quando as pessoas dizem que vamos tomar uma vacina para o COVID-19 em alguns meses, isso é enganador”, disse Gregory Poland, diretor do grupo de pesquisa de vacinas da Mayo Clinic, nos EUA.

Ainda levará pelo menos um ano para que a vacina, se for bem-sucedida em ensaios limitados em humanos, esteja disponível ao público.

Mas, esse é um tempo de espera significativamente menor do que os vários anos que normalmente levam para lançar uma vacina experimental no mercado que seja segura.

O desenvolvimento e licenciamento rápidos de vacinas têm riscos consideráveis. Pode ser ineficaz ou causar sérios efeitos colaterais a saúde.

Reflexão: Será o melhor momento para vacina da gripe? 

Quero deixar claro que isso é uma reflexão, talvez, algo que devemos pensar e estudar profundamente com mais calma.

Não estou orientando ninguém a não se vacinar, ok!

Portanto, para meus seguidores, consultem seu médico de confiança.

Para profissionais de saúde, existem várias avaliações diferentes e não desmereço nenhuma delas, apenas estou colocando pontos em reflexão sobre os estudos e principalmente sobre o momento certo para essa campanha de vacina da gripe.

riscos e incertezas científicas, quanto ao tempo adequado da campanha de vacinação contra a gripe (“influenza”) em massa proposta agora em março de 2020.

É preciso ponderar, ainda, os riscos epidemiológicos que poderão advir de uma população amedrontada, enfileirada e amontoada em postos de saúdes e nas ruas para receberem uma vacina com histórico de baixa eficácia e cercada de incertezas científicas quanto à possível interação com o coronavírus e outras viroses respiratórias.

Será o momento certo para a campanha de vacinação contra a gripe?

Para os especialistas que recomendam a vacina da gripe neste momento, eles alegam que ela é importante para evitar que você se contamine com outro vírus potencialmente perigoso.

“Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e o caos no sistema de saúde seja menos.”

Porém existem pontos a serem ponderados:

  1. São vírus diferentes e que podem “conviver” no organismo, isso quer dizer que você pode “pegar” os dois ao mesmo tempo, ou, cada um em um curto espaço de tempo.
  2. Mas, estando o idoso e pessoa de risco, isolados adequadamente por conta do Coronavírus, vai automaticamente reduzir o risco de também “pegar” a gripe. Seria o ideal ter a vacinação somente, agora, para profissionais da saúde?
  3. A vacina da gripe não protege contra todos os tipos de vírus do resfriado, somente as Influenza A e B e não protege contra os outros 200 tipos.
  4. Precisamos de referências científicas convincentes de que a vacinação da gripe não implicará incremento de risco para infecção por coronavírus e outras infecções respiratórias não-influenza, evitando-se, deste modo, mais um complicador neste momento de crise e pandemia por coronavírus.
  5. Existem suspeitas que os recém vacinados se tornam temporariamente mais susceptíveis as infecções virais e respiratórias causadas por coronavírus e outros patógenos não-influenza.

Pesquisas sobre a eficácia da vacina da gripe

De acordo com o artigo Increased risk of noninfluenza respiratory virus infections associated with receipt of inactivated influenza vaccine publicado em 2012 no Clinical Infectious Disease Journal, a vacina trivalente inativada contra influenza aumentou em 4,4 vezes o risco de contrair outras viroses respiratórias “não influenza”.

A vacinação contra influenza pode aumentar o risco de outros vírus respiratórios, um fenômeno conhecido como interferência de vírus.

Em de 2019, o artigo do Pentágono Influenza vaccination and respiratory virus interference among Department of Defense personnel during the 2017-2018 influenza season, associou a vacina da gripe a um incremento no risco de contrair vírus da “família” coronavírus.

É interessante notar que, embora a vacinação contra influenza sazonal não aumente o risco de todas as infecções respiratórias, ela estava de fato “significativamente associada ao coronavírus e ao metapneumovírus humano” (hMPV).

Aqueles que receberam uma vacina contra a gripe sazonal tiveram 36% mais chances de contrair infecção por coronavírus e 51% mais chances de contrair infecção por hMPV do que indivíduos não vacinados.

Observar a lista de sintomas do Metapneumovírus também é revelador, pois os principais sintomas incluem febre, dor de garganta e tosse.

Os idosos e os imunocomprometidos correm maior risco de doença grave por HMPV, cujos sintomas incluem dificuldade em respirar e pneumonia.

Todos esses sintomas também se aplicam ao COVID-19.

Disponibilizo um PDF com alguns estudos e artigos sobre vacinação neste momento delicado.

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

Fibromialgia – O que é, sintomas, diagnóstico e causas

Fibromialgia - O que é, sintomas, diagnóstico e causas O que é? A fibromialgia é um distúrbio neurossensorial antes considerado pela medicina convencional como puramente psicossomático. O...

Arroz faz mal? Porque você não deve comer todos os dias!

Arroz faz mal? Porque você não deve comer todos os dias! Tenho recebido várias perguntas sobre alimentos e um dos mais solicitados é o nosso...

Sinusite: Conheça as causas e os tratamentos naturais

Sinusite: Conheça as causas e os tratamentos naturais Hoje vamos conversar sobre sinusites. É bem mais do que tomar anti-inflamatórios e antibióticos. Acompanhe esses 2...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect