Devemos usar lugol na pele ? O teste de absorção na pele funciona ?

  • Duas perguntas que sempre me fazem nas redes:
    • O lugol é absorvido se aplicado na pele?
    • O teste de absorção, em que se aplica o produto na pele e quanto mais rápido o produto some mais o organismo estaria precisando dele, esse teste é confiável ?
  • Assista ao vídeo e descubra as respostas
  • O teste de absorção de iodo consiste na aplicação de solução de iodo a uma pequena área do braço, perna ou abdome. Quanto mais rápido a cor amarela do iodo desaparece da pele, mais deficiente em iodo estaria a pessoa testada; e vice-versa, se a cor amarela persistir, mais suficiente em iodo estaria a pessoa testada.
  • Segundo o Dr. Guy Abraham, um dos maiores especialista de iodo do Mundo, apenas dois estudos foram realizados, um em animais (44 coelhos e 6 cães) e outro e humanos a respeito da absorção do iodo pela pele. O primeiro de 1932 conduzido no Colégio de Farmácia da Universidade Rutgers, e o segundo de 1989 de Miller e colegas. Porém encontrei um estudo de 2016 feito em ratos que confirma que o iodo de fato é absorvido pela pele e conseguiu tratar ratos deficientes neste mineral normalizando o funcionamento da tireóide. Nesse estudo foi utilizado uma forma de iodo em microemulsão para aumentar a absorção.
  • O primeiro estudo chegou a conclusão que 88% do iodo evapora da pele nos primeiros três dias. Cerca de 6 a 12% do iodo é absorvido.
  • A influência da temperatura ambiental é importante nessa evaporação. Quanto maior a temperatura mais rápido evapora
  • Os autores do estudo de 1931 concluíram: “Nossas determinações quantitativas provam que o iodo que penetra através da pele é removido apenas lentamente de dentro desta área para o corpo, formando um depósito de iodo na pele por vários dias. Nesta retenção prolongada de iodo dentro da pele, vemos uma condição favorável para uma possível ação profilática e terapêutica local ”.
  • O estudo de Miller em humanos comparou a ação do iodo aplicado na pele em bloquear a captação do iodo ingerido marcado com iodo radioativo. Foi feito em 24 homens com idade entre 21 a 51 anos. Este estudo comprova que de fato o iodo é absorvido pela pele humana e quanto maior a dose aplicada na pele maior é o bloqueio do iodo radioativo ingerido.
  • Para responder à segunda pergunta, o teste de contato com o iodo da pele não é um método confiável para avaliar a suficiência corporal total do iodo. Muitos fatores desempenham um papel no desaparecimento da cor amarela do iodo da superfície da pele. Por exemplo, se o iodo for reduzido a iodeto pela pele, a cor amarela do iodo desaparecerá porque o iodeto é branco. Para regenerar o iodo na pele, é necessário aplicar um oxidante como o peróxido de hidrogênio, complicando ainda mais o teste. A evaporação do iodo da pele aumenta com o aumento da temperatura ambiente e a diminuição da pressão atmosférica. Por exemplo, a cor amarela do iodo desaparecerá muito mais rapidamente em Brasília,  a 1170 metros acima do nível do mar, do que no Rio de Janeiro, ao nível do mar, independentemente da quantidade de iodo biodisponível.
36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

Outros Artigos

Últimos artigos

A polêmica do Lugol | Tomar ou não tomar ?

Nesse vídeo iremos discutir quando deve ser usado o lugol além de outras formas de altas doses de iodo e quando não deve ser...

Como evitar a morte precoce por inflamação dos vasos, infarto e derrame ?

Segue abaixo lista de aulas de Domingo até o momento, com seus respectivos links. Algumas estão hospedadas no Youtube mas a maioria está no Facebook....

TPM – Abordagem da medicina funcional

A TPM ou SPM (síndrome pré menstrual), é uma condição extremamente comum que leva muitas vezes às mulheres serem ridicularizadas pela sociedade machista. Apesar de...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect