Testosterona Baixa – Porque o coronavírus está matando mais homens?

Testosterona Baixa – Porque o coronavírus está matando mais homens?

Eu vou discutir aqui porque o coronavírus está matando mais homens, será por causa da testosterona baixa ou alta?

dr alain assista ao video

O coronavírus está matando mais homens

Bem pessoal, é sabido que na maior parte dos países, homens estão morrendo mais de coronavírus.

Na Itália, por exemplo, sete em cada dez mortos são do sexo masculino; no Brasil, a proporção é menor, de 60%; especialistas dizem que biologia, estilo de vida e comportamento poderiam explicar a diferença.

Será que isso tem a ver com testosterona alta ou com testosterona baixa?

Níveis de Testosterona

Já se sabia que a COVID-19 tende a afetar mais os velhos e aqueles com doenças associadas, as chamadas comorbidades.

Lembrando que os idosos em geral tem a testosterona baixa.

Mas, desde que o coronavírus se alastrou e provocou mortes em mais de uma centena de países, uma pergunta vem intrigando cientistas de todo o mundo: por que homens estão morrendo mais do que as mulheres? 

Por que homens estão morrendo mais do que as mulheres? 

Essa maior agressividade entre homens se reflete em países como França, Alemanha, Irã, Itália, Coreia do Sul e Espanha.

Quem estuda esse assunto aposta que a resposta não está em um único fator, mas possivelmente numa combinação deles: biologia, estilo de vida e comportamento poderiam explicar o caráter “sexista” da COVID-19.

É meus amigos, parece que o sexo frágil não é mais como era antigamente.

Sabemos que os homens em geral tem piores hábitos de vida que as mulheres, as moças se cuidam mais.

Então é muito mais do que testosterona alta ou testosterona baixa.

Ao redor do mundo, homens tendem a beber e a fumar mais do que as mulheres e, portanto, ficam mais suscetíveis, mais vulneráveis, a desenvolver doenças pulmonares e no coração, o que os fragilizam quando contraem o coronavírus.

Os homens se cuidam menos e também são menos higiênicos

Testosterona Baixa - Homens se cuidam menos

Estudos mostram que homens lavam menos as mãos do que as mulheres e tendem a usar menos sabão.

Além disso deixam de ir ao médico com regularidade e tendem a ignorar mais os alertas das autoridades de saúde.

Pesquisas também mostram que as mulheres geralmente têm sistemas imunológicos mais fortes do que os homens e, portanto, debelam infecções com mais facilidade.

Isso porque o estrogênio tem papel protetor contra várias viroses, além de fortalecer o sistema imune, e a testosterona pode reduzir a resistência dos pulmões a infecções respiratórias.

Evidências baseadas em estudos

Cromossomos X e Y

De acordo com estudo recente publicado na revista científica Human Genomics, o cromossomo X contém um grande número de genes relacionados à imunidade e, como as mulheres têm dois deles (e os homens só tem um), largam na frente no combate a doenças.

Já os homens tem um cromossomo Y, e ele expressa alguns genes ligados a vias inflamatórias, que aumenta o risco de problemas.

Mas essa mesma característica explica porque as mulheres tem muito mais chance de um sistema imune com resposta exagerada e consequentemente desenvolvem mais doenças autoimunes.

A tireoidite de Hashimoto, por exemplo, uma doença autoimune que ataca a glândula tireoide e frequentemente leva a deficiência de seu funcionamento, é em média 7x mais comuns nas moças que nos rapazes.

Existe alguma conclusão? 

Mesmo assim, especialistas dizem que mais dados são necessários para determinar por que morrem mais homens do que mulheres de COVID-19.

E eu não recomendo a nenhum homem passar a usar estrogênio ou ter sua testosterona baixa para tentar se proteger do vírus.

Até porque a coisa é mais complexa do que isso, porque na mulher existe mais resposta do tipo Th2 e menos Th1, e no homem, em geral, menos Th2 e respostas inconsistentes de TH1.

Para saber mais a respeito da diferença entre respostas Th1 e Th2 veja o vídeo.

 

Questão genética do homens

Testosterona Baixa - Genes

Tem também uma questão genética nos homens, que tem expressão mais baixa de uma proteína codificada pelo gene TRIB3.

Essa proteína codificada por esse gene tem ação antiinflamatória porque inibe o NF-kappa-beta, que é um conhecido marcador inflamatório.

Então o TRIB3 protege contra inflamação no pulmão. E a expressão desse TRIB3 diminui progressivamente durante o envelhecimento.

Então homens, e especialmente homens idosos, tem menos TRIB3, e isso deixa a pessoa mais vulnerável a tempestade inflamatória no pulmão e consequentemente a casos mais graves da doença.

Em resumo…

Homem tem menos imunidade em geral que a mulher, também tem menos TRIB3, por isso tem mais inflamação e por isso tem mais casos graves.

Porém a coisa não é tão simples, é verdade que o homem em geral é mais vulnerável a doenças infecciosas que a mulher.

Mas…Porém… Algumas doenças infecciosas, não o COVID-19, mas outras, são mais comuns em mulheres do que homens, como é o caso do tétano e doenças sexualmente transmissíveis.

Mas isso serve de alerta para os homens que abusam no uso de testosterona.

Esse hormônio é de extrema importância para manter músculos e ossos fortes, coração e cérebro saudáveis, além de manter a parte sexual top.

Testosterona Baixa ou Otimizada

Porém tudo na vida tem que ser na medida, a diferença entre remédio e veneno é sempre a dose. Por isso cuidado com o excesso de testosterona, e cuidado também com a testosterona baixa.

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista e aplica a Medicina Funcional, Integrativa e de Estilo de vida e princípios ortomoleculares.

More from author

2 COMENTÁRIOS

  1. OLÁ, DR. ALAIN DUTRA.. muito bons seus artigos….sempre objetivos, embasados e instrutivos…. sou beneficiado admirador e divulgador do seu NOME…ABÇS… celso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

O que é Alergia e Rinite Alérgica?

O que é Alergia e Rinite Alérgica? A principal função do nosso sistema imunológico é nos proteger de antígenos (substâncias estranhas ao organismo que desencadeiam...

Incontinência urinária – 6 tipos mais comuns e tratamentos

Incontinência urinária - 6 tipos mais comuns e tratamentos A incontinência urinária afeta 23-31% da população idosa e estima-se que afete 50-65% de ambos os...

Hormônios e ligação com Artrite

Hormônios e ligação com Artrite As doenças autoimunes são mais comuns em mulheres do que em homens e as condições inflamatórias autoimunes artríticas têm tendência...

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect