Obesidade e COVID-19
A obesidade e as doenças metabólicas crônicas estão matando os pacientes com COVID-19!
A obesidade é considerada o fator mais importante para a hospitalização por COVID-19, tanto quanto a pressão alta ou diabetes, embora elas geralmente andem juntas!
Em um estudo com quase 17.000 pacientes hospitalares com Covid-19 no Reino Unido, aqueles que eram obesos – com um índice de massa corporal (IMC) superior a 30 – tiveram um risco 33% maior de morrer do que aqueles que não eram obesos.
E outro estudo de pacientes críticos em unidades de terapia intensiva do Reino Unido descobriu que quase 34,5% estavam acima do peso, 31,5% eram obesos e 7% obesos mórbidos (total de 73%), em comparação com 26% com um IMC saudável.
Obesidade e COVID-19 – Por que ser obeso é um risco?
Vou listar algumas das maiores preocupações e razões:
01 – Obesidade leva a síndrome metabólicas
Ser obeso já é um risco para várias doenças, inclusive o obeso pode ter outras condições associadas, mas que ainda não foram diagnosticadas ou estão a um passo de causar sintomas e problemas – como diabetes, hipertensão e doenças coronarianas.
E Isso pode não vir à tona até o desenvolvimento de uma infecção grave como o Covid-19 e todos esses problemas juntos colocarem um estresse extra no corpo.
02 – Aumento da enzima ACE2
Os cientistas descobriram que uma enzima chamada ACE2, presente nas células, é a principal maneira de o vírus entrar no corpo.
E provavelmente níveis mais altos dessa molécula sejam encontrados no tecido adiposo, que as pessoas obesas têm mais – sob a pele e ao redor de seus órgãos.
03 – Menor resposta imune
A capacidade do corpo de combater o vírus – conhecido como resposta imune – não é tão boa em pessoas obesas.
Isso se deve à inflamação causada por células imunológicas chamadas macrófagos que invadem nosso tecido adiposo.
Eles interferem na forma como nossas células respondem à infecção. E isso pode levar a uma “tempestade de citocinas” – uma reação excessiva potencialmente fatal do sistema imunológico que causa inflamação e danos sérios.
04 – Maior circulação de citocinas pró-inflamatórias
A obesidade ou sobrepeso causam inflamação crônica constante.
Ter mais citocinas pró-inflamatórias em circulação devido a essa inflamação crônica aumenta o risco de sofrer uma tempestade de citocinas já citada acima.
05 – Altos níveis de glicose no sangue
Com a obesidade, muitas vezes se tem níveis mais altos de glicose no sangue e isso parece desempenhar um papel significativo na replicação viral e também no desenvolvimento da tempestade de citocinas.
06 – Menor a capacidade pulmonar
Um dos fatores que também levam a gravidade do quadro para obesos é que quanto mais excesso de peso você tiver, mais gordura estará carregando, menos apto e menor a capacidade pulmonar, também mais você precisa lutar para obter oxigênio no sangue e para chegar aos principais órgãos.
07 – Vitamina D em baixas dosagem
Além disso pessoas acima do peso tendem a ter menos vitamina D, estudos mostraram que indivíduos obesos possuem menores níveis séricos de vitamina D comparados a indivíduos não obesos e identificaram diversos fatores envolvidos nesta relação.
E sabemos que a vitamina D está intimamente ligada com a resposta imune positiva do nosso organismo.
Obesidade e COVID-19 – Mude seus hábitos de vida
A pandemia está mostrando que hábitos bons de vida e comer saudável são as medidas mais importantes de prevenção.
Os alimentos processados, industrializados, farinhas refinadas, produtos que são carregados com açúcares, grãos processados e óleos vegetais processados, Fast food – são os principais culpados por causar obesidade, resistência à insulina, diabetes tipo 2, síndrome metabólica entre outras doenças.
E além de tudo a minha maior preocupação é que muitas pessoas estão em casa, paradas e sem atividade física, pedindo fast food, comendo industrializados, não tomando sol, não respirando ar puro e muitas delas com problemas para dormir, tomando medicações fortes e com depressão e ansiedade.
Uma campanha de conscientização informativa sobre hábitos de vida, nutricional e psicológica seria realmente muito importante em um momento como esse.