Um enxaguante bucal antiviral usando nanopartículas de prata pode impedir o COVID-19?

Um enxaguante bucal antiviral usando nanopartículas de prata pode impedir o COVID-19?

Em um estudo recente de uma equipe de pesquisadores do México, da Rússia e da Espanha, Nanopartículas de prata coloidal (AgNPs) foram usadas para inibir o SARS-CoV-2 em trabalhadores de saúde.

Eles propõem uma intervenção não farmacêutica em saúde pública constituída por um enxaguante bucal e uma solução nasal com Nanopartículas de Prata para reduzir a morbidade entre os profissionais de saúde expostos ao vírus SARS-CoV-2.

O estudo, publicado em pré-print no medRxiv* testou um enxaguante bucal ARGOVIT® AgNPs que contém prata usado para prevenção da infecção pelo SARS-CoV-2 em profissionais de saúde.

Trata-se de um produto de higiene bucal e nasal registrado e fabricado na Rússia.

Achados da pesquisa

Os pesquisadores projetaram um estudo randomizado controlado de dois grupos (experimental vs. controle) para avaliar a eficácia do enxaguante bucal da solução nasal com prata para prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2 no pessoal de saúde do Hospital Geral de Tijuana, no México.

Esses indivíduos (n=231) trabalham em áreas de alto risco com contato direto com pacientes infectados e diagnosticados com COVID-19 e/ou pneumonia atípica.

Os pesquisadores observaram que a incidência de infecção por SARS-CoV-2 reduziu significativamente no grupo “experimental” ((2) dois participantes de 114 foram COVID-19 positivos, 1,8%) em comparação com o grupo “controle” (33 participantes de 117 foram COVID-19 positivos, 28,2%).

Assim, calculou-se uma eficiência de 84,8%, sugerindo que o enxaguante bucal de Nanopartículas de Prata poderia ser um uso efetivo na prevenção da infecção pelo SARS-CoV-2.

Os pesquisadores recomendaram a aplicação para prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2 em áreas de alto risco, como procedimentos odontológicos.

Mas, com seu efeito inibidor do SARS-CoV-2 in vitro, pode-se inferir que o uso de AgNPs (Nanopartículas de Prata) como enxaguante bucal e solução nasal será muito útil como profilático para a prevenção da COVID-19, não apenas para o pessoal de saúde, mas também como proteção adicional para a população em geral.

Fontes e referências:

36ba000bbef6eff0bba1f0259a77102f?s=96&r=g
Dr. Alain Dutrahttps://artigos.alainuro.com
Dr. Alain Dutra é médico urologista. Além dos aspectos tradicionais de uma consulta médica, busco avaliar a sua vida como um todo, para entender onde seus hábitos de vida (sejam esses alimentares, de exercícios ou níveis de estresse) estão contribuindo para o seu atual estado de saúde.

Mais Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Outros Artigos

Últimos artigos

A importância dos nutrientes essenciais para lidar com a COVID-19

A importância dos nutrientes essenciais para lidar com a COVID-19 O descaso com que é tratada a importância dos nutrientes essenciais, aliada a falta de...

Entrevista – Ivermectina e Covid-19

O Covid-19 parou o mundo. O Brasil não esteve fora desta parada forçada. Enquanto buscava-se uma vacina para o vírus, alguns remédios bastante conhecidos...

Bicarbonato contra COVID-19? Conheça o estudo do Acre

Bicarbonato contra COVID-19? Conheça o estudo do Acre Um projeto de pesquisa da Universidade do Acre em parceria com a Fiocruz usou bicarbonato contra COVID-19....

Assine nosso newsletter e receba as últimas notícias direto em seu e-mail

spinner
loading...
error icon
redirect