Um enxaguante bucal antiviral usando nanopartículas de prata pode impedir o COVID-19?
Em um estudo recente de uma equipe de pesquisadores do México, da Rússia e da Espanha, Nanopartículas de prata coloidal (AgNPs) foram usadas para inibir o SARS-CoV-2 em trabalhadores de saúde.
Eles propõem uma intervenção não farmacêutica em saúde pública constituída por um enxaguante bucal e uma solução nasal com Nanopartículas de Prata para reduzir a morbidade entre os profissionais de saúde expostos ao vírus SARS-CoV-2.
O estudo, publicado em pré-print no medRxiv* testou um enxaguante bucal ARGOVIT® AgNPs que contém prata usado para prevenção da infecção pelo SARS-CoV-2 em profissionais de saúde.
Trata-se de um produto de higiene bucal e nasal registrado e fabricado na Rússia.
Achados da pesquisa
Os pesquisadores projetaram um estudo randomizado controlado de dois grupos (experimental vs. controle) para avaliar a eficácia do enxaguante bucal da solução nasal com prata para prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2 no pessoal de saúde do Hospital Geral de Tijuana, no México.
Esses indivíduos (n=231) trabalham em áreas de alto risco com contato direto com pacientes infectados e diagnosticados com COVID-19 e/ou pneumonia atípica.
Os pesquisadores observaram que a incidência de infecção por SARS-CoV-2 reduziu significativamente no grupo “experimental” ((2) dois participantes de 114 foram COVID-19 positivos, 1,8%) em comparação com o grupo “controle” (33 participantes de 117 foram COVID-19 positivos, 28,2%).
Assim, calculou-se uma eficiência de 84,8%, sugerindo que o enxaguante bucal de Nanopartículas de Prata poderia ser um uso efetivo na prevenção da infecção pelo SARS-CoV-2.
Os pesquisadores recomendaram a aplicação para prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2 em áreas de alto risco, como procedimentos odontológicos.
Mas, com seu efeito inibidor do SARS-CoV-2 in vitro, pode-se inferir que o uso de AgNPs (Nanopartículas de Prata) como enxaguante bucal e solução nasal será muito útil como profilático para a prevenção da COVID-19, não apenas para o pessoal de saúde, mas também como proteção adicional para a população em geral.